FordImportadosNotíciasVeículos

Ford apresenta o assistente de ré para reboque, tecnologia exclusiva da F-150.

A Ford anunciou mais um equipamento inovador que será lançado com a F-150 2016 nos Estados Unidos: o assistente de ré para reboque, tecnologia inédita no segmento que facilita a manobra da picape com trailer.

Dar a ré com reboque é considerada uma das manobras mais difíceis para o motorista, porque as rodas têm de ser viradas na direção oposta em que se deseja mover o trailer. Quando se erra no cálculo, o trailer pode bater no veículo ou fazer o “L”, como dizem os caminhoneiros. Mesmo com alguém ajudando do lado de fora, costuma ser uma operação tensa.

 

Com o novo recurso de assistência, o motorista só precisa girar um botão no painel, à direita ou esquerda, enquanto o sistema controla a direção e limita a velocidade. Além de ganhar tempo, o recurso dá mais confiança à manobra, mesmo para motoristas experientes.

 

O sistema foi desenvolvido pelos engenheiros da Ford aproveitando a tecnologia avançada de câmeras e testado durante quase uma década. Nesse trabalho a Ford registrou cinco patentes, além de outras 10 que estão pendentes. No total, o projeto da F-150 gerou mais de 100 patentes, o maior número já registrado no desenvolvimento de um veículo.

 

Recursos de assistência

O assistente de ré com reboque se junta a outras tecnologias de assistência oferecidas na Ford F-150. Uma delas é o controle de curvas, que reduz automaticamente o torque e aciona os freios para ajudar o motorista a manter o controle do veículo caso entrar numa curva muito rápido.

 

O sistema de manutenção na faixa usa uma câmera para monitorar as marcações na pista e alerta o motorista se o carro sair da faixa sem o acionamento do pisca. O piloto automático adaptativo com alerta de colisão e suporte de frenagem usa o radar para manter uma velocidade constante e distância segura dos veículos à frente.

 

Liderança e inovação

Líder do mercado de picapes na América do Norte há 37 anos consecutivos, com a F-150, a Ford introduziu várias outras inovações e recursos exclusivos na categoria que facilitam o reboque, como:

  • O primeiro controle integrado de freio instalado de fábrica, na Série-F 2005, que ativa os freios do reboque monitorando a pressão do freio da picape;
  • O primeiro controle de oscilação de reboque, na Ford F-150 2009, que aciona os freios da picape e do reboque ao detectar diferenças de balanço;
  • O primeiro módulo inteligente de controle de reboque, em 2015, que mostra se há luzes apagadas no reboque sem a necessidade de sair do veículo;
  • Assistência dinâmica de engate, exclusiva na categoria, em 2015, com câmera traseira que permite alinhar o caminhão e o reboque sem ajuda externa;
  • A maior capacidade de reboque em picapes leves, na F-150 2015, de até 5.534 kg;
  • A maior capacidade de reboque em picapes pesadas, de até 14.152 kg, na F-450 2015.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *