FordImportadosNotíciasVeículos

Ford apresenta novo utilitário esportivo “KUGA” na Europa.

A Ford anunciou o novo Kuga para a Europa, um dos cinco utilitários esportivos que serão lançados naquele mercado nos próximos três anos. A empresa também afirmou que vai triplicar o investimento de engenharia em sistemas semiautônomos e acelerar a introdução de tecnologias de assistência ao motorista em seus veículos para facilitar tarefas como estacionar e dirigir no trânsito intenso.

O anúncio foi feito hoje por Mark Fields, presidente mundial da Ford, na abertura do Mobile World Congress, em Barcelona, um dos principais eventos de tecnologia do mundo. O executivo confirmou, também, o lançamento do sistema de conectividade SYNC 3 e da plataforma de serviço ao cliente FordPass na Europa este ano. Todas as ações fazem parte da transformação da Ford em uma empresa automotiva e de mobilidade.

 

“Quando olhamos para o futuro, é claro que estamos à beira de uma revolução na mobilidade – desde o compartilhamento de carros e direção autônoma até a experiência do cliente”, disse Mark Fields. “A tecnologia e a inovação nos dão oportunidade de avançar nessas tendências para tornar a vida das pessoas melhor, mudando a maneira como o mundo se move.”

 

Além do sistema de conectividade SYNC 3, o Novo Kuga traz um novo motor 1.5 TDCi diesel de 120 cv, estacionamento automático perpendicular, uma versão aprimorada do sistema autônomo de frenagem na cidade e faróis adaptativos. A abertura do porta-malas sem as mãos e a tração integral inteligente são outras novidades.

NovoFordKuga-2-Interior

Tecnologias de assistência

Com o aumento do investimento em tecnologias de assistência ao motorista a Ford quer transferir mais tarefas de direção para o veículo, com foco no conforto e segurança. Entre elas estão o assistente de direção em engarrafamentos e o estacionamento totalmente automático, que a marca pretende lançar nos próximos três anos.

 

O assistente de direção em engarrafamentos, acionado por um botão, permitirá ao carro se manter na faixa e controlar a direção, o freio e o acelerador sem a necessidade de intervenção do motorista, acompanhando o veículo da frente. Da mesma forma, o estacionamento totalmente automático vai controlar a direção, câmbio, acelerador e freio para manobrar o carro na vaga.

 

Eles se juntarão a outras tecnologias semiautônomas já lançadas pela Ford, como o assistente de colisão com detecção de pedestres, baseado em câmera e radar para identificar veículos e pessoas na pista, e o limitador de velocidade inteligente que evita multas por excesso de velocidade.

 

Veículos autônomos

A Ford continua a desenvolver um programa dedicado a veículos totalmente autônomos em Aachen, na Alemanha, em Palo Alto e Dearborn, nos EUA, que já acumula dez anos de experiência. O objetivo é desenvolver a direção autônoma que não exige nenhuma ação do motorista, classificada como automação de Nível 4 pela SAE Internacional. Veículos autônomos desse nível deverão ser oferecidos primeiro em climas que permitem melhor desempenho dos sensores e em áreas já mapeadas em 3D de alta resolução.

 

A Ford é a primeira fabricante de automóveis a testar veículos totalmente autônomos na neve e anunciou recentemente o plano de triplicar a sua frota de desenvolvimento, que é a maior da indústria.

 

“Estamos empenhados em tornar os veículos autônomos disponíveis para milhões de pessoas”, disse Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “Dentro de áreas bem definidas e com condições ambientais favoráveis, prevemos que a direção totalmente autônoma será possível dentro de quatro anos e terá um papel importante para tornar as viagens mais seguras, agradáveis e acessíveis.”

 

Nova experiência do cliente

Junto com o lançamento do FordPass na Europa, a Ford anunciou a adesão de dois novos parceiros ao serviço: a BP e a Mobile City, empresa líder de pagamento móvel de estacionamento. O FordPass vai oferecer novas experiências aos consumidores em quatro áreas: acesso a serviços de mobilidade próprios e de parceiros, orientação de consultores para resolver desafios de mobilidade, recompensas por lealdade e centros para conhecer as inovações da marca, os FordHubs.

 

A parceria com a BP vai dar aos associados ofertas exclusivas e serviços de geolocalização. No futuro, permitirá localizar os postos de combustível próximos, para abastecer no momento e no lugar certo, e até ser atendido dentro do veículo por um robô sem precisar se expor ao frio ou calor. Outros parceiros do FordPass são as redes de alimentação McDonalds e 7-Eleven, a Flinkster, uma das maiores empresas de compartilhamento de carros da Alemanha, e a Parkopedia, para pesquisa de estacionamento com base na localização, custo, disponibilidade e avaliação dos usuários.

MarkFields-WMC2016

“A nova plataforma Ford Pass mostra como a Ford está ouvindo as necessidades das pessoas e desenvolvendo maneiras de ajudá-las a se movimentar melhor. Ela é totalmente focada em conveniência, conectando os consumidores com o mundo e tornando tudo incrivelmente fácil”, destacou Mark Fields.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *