Ford anuncia os aplicativos de compartilhamento de rotas vencedores do Desafio de mobilidade na Europa.

A Ford Europa anunciou os aplicativos de compartilhamento no trânsito que mais se destacaram no concurso Desafio de Mobilidade realizado em todo o continente europeu. O objetivo desse programa mundial, que já incluiu a cidade de São Paulo, é utilizar os meios digitais e sociais para apresentar soluções que melhorem a vida das pessoas ao volante de um veículo, especialmente nas grandes cidades. O vencedor foi um aplicativo chamado “Jaunt”, criado em Barcelona, na Espanha, que permite o compartilhamento de rotas de modo eficiente e interativo para aliviar congestionamentos.

Outro aplicativo premiado foi o “SelfieGo”, criado para tornar as rotas de bicicleta e para pedestres mais atrativas. O terceiro vencedor foi o aplicativo “Flux”, que  visa a evitar engarrafamentos. Chamado “Ford Smart Mobility Europe Game Challenge”, o programa foi desenvolvido junto com o Cologne Game Lab e lançado em 2015 na Gamescom, maior feira de games da Europa, convidando os desenvolvedores a criar soluções de mobilidade urbana usando a gamificação – mecânica de interatividade dos games.

 

Gamificação

A gamificação já mostrou ser uma maneira eficiente de solucionar desafios reais em muitas áreas, incluindo novas abordagens de integração do transporte urbano e incentivo ao comportamento positivo das pessoas.

 

“Os desenvolvedores de games possuem um impressionante poder de observar os problemas do mundo real de maneiras diferentes e criar novas soluções. É exatamente isso o que queremos neste desafio”, diz Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “O Jaunt é o exemplo perfeito dessa abordagem disruptiva. Evitar rotas congestionadas conectando viajantes pode ajudar a reduzir congestionamentos e tornar a vida melhor, ajudando-os a aproveitar melhor seus trajetos – seja de carro, bicicleta, transporte público ou a pé”.

 

O aplicativo Jaunt, da Espanha, permite criar rotas e acessar trajetos elaborados por outros usuários, selecionando os caminhos mais rápidos ou mais “fotográficos”. Um mapa interativo permite filtrar os passeios disponíveis de acordo com o meio de transporte, local e hora e conhecer os outros viajantes.

 

O app SelfieGo, da Escócia, usa um mapa com GPS que mostra os locais mais adequados para tirar selfies nas principais atrações da cidade e permite compartilhá-las nas redes sociais. A ideia é tornar as viagens a pé e de bicicleta mais interessantes. Já o Flux, da Alemanha, transforma os congestionamentos em um jogo, encorajando os motoristas a manter uma velocidade constante com gráficos projetados no para-brisa para o tráfego fluir de maneira mais suave e evitar acidentes.

 

O Ford Smart Mobility é o programa mundial desenvolvido pela empresa como parte da estratégia para tornar-se líder global em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *