Categ. InternacionaisNotíciasWEC

FIA WEC – A Temporada 2016 começa neste final de semana em Silverstone.

A temporada 2016 do Mundial de Endurance (FIA WEC) começa este final de semana no lendário circuito de Slverstone, com cobertura e transmissão ao vivo do Portal Veloxtv (http://www.veloxtv.com.br). Para esta primeira etapa do mundial estaremos com nosso correspondente internacional “Adriano de Medeiros” que nos trará todas as informações ao vivo do que acontecerá de mais importante durante os treinos e a prova.

Agora vem a pergunta que muitos jornalistas especializados vem se fazendo nos últimos dias, que é quem vai ganhar o Campeonato do Mundial de Endurance em 2016? Vai ser difícil de adivinhar. As três marcas presentes no campeonato estiveram muito separadas o ano passado, com a Porsche mantendo a Audi a uma distância confortável, e a Toyota completamente fora do seu padrão de disputas. Mas este ano as duas marcas alemãs remodelaram profundamente os seus carros para a nova temporada, enquanto os japoneses criaram um modelo completamente novo.

A eficiência energética está mais na ordem do dia do que nunca. A Porsche já tinha um motor V4 turbo de baixa cilindrada, permanecendo na classe de 8 MJ de energia por volta, com o qual irá defender os títulos conquistados na última temporada. Depois dos fracos resultados de 2015, a Toyota construiu um carro novo, o TS050 Hybrid, passando também para os 8 MJ por volta, substituindo o motor 3.7 V8 por um novo 2.4 V6 turbo, com abertura a 90 graus, mas o mais importante é que, enquanto a Porsche continua utilizando sistema de recuperação de energia cinética para gerar eletricidade (KERS), a Toyota passa para as mais eficientes (mas também mais pesadas) baterias de iões de lítio. A Audi também adota esta tecnologia, semelhante à dos híbridos de estrada, em conjunto com o motor 4.0 V6 TDI, evoluindo para a categoria de 6 MJ.

SILVERSTONE_76456c

Resta saber se as vantagens das baterias de iões de lítio vão dar à Audi e à Toyota a vantagem que precisam ou se o peso extra as vai penalizar na tentativa de derrotar a campeã Porsche. Este ano, as três equipes oficiais esconderam muito o jogo nos testes oficiais e vai ser apenas em Silverstone que a verdadeira performance vai aparecer. Quanto à constituição das equipes, este ano, por motivos financeiros, todas as equipes acordaram em não inscrever um terceiro carro para Le Mans, pelo que não há grandes alterações à prova. Na Toyota, apenas o retirado Alexander Wurz dá lugar ao anterior piloto reserva, Kamui Kobayashi. Ao lado dos seis carros oficiais, vão também estar três LMP1 de equipes privadas em pista, dois da Rebellion Racing e um da ByKolles, a luta pelo título de LMP1 privados.

Os brasileiros estarão representados pelos pilotos: Lucas di Grassi (Audi Sport Team); Nelsinho Piquet (Rebellion Racing); Fernando Reese (Aston Martin), Pipo Derani (Tequila Patrón ESM), e Bruno Senna (Ligier JS P2-Nissan); por isso os apaixonados pelas competições não perdem nada acompanhando a temporada 2016 da FIA WEC no portal da Veloxtv. Assistam e não percam um só segundo!

A FIA WEC para o Brasil é aqui na Veloxtv!!!

Agora as equipes inscritas na LMP1.

Equipes Inscritas

1 Porsche Team (Porsche 919 Hybrid) Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley
2 Porsche Team (Porsche 919 Hybrid) Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb
4 ByKolles Racing Team (CLM P1/01) Pierre Kaffer/Oliver Webb/James Rossiter
5 Toyota Gazoo Racing (Toyota TS050 Hybrid) Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima
6 Toyota Gazoo Racing (Toyota TS050 Hybrid) Stéphane Sarrazin/Mike Conway/Kamui Kobayashi
7 Audi Sport Team Joest (Audi R18) Marcel Fässler/André Lotterer/Benoit Tréluyer
8 Audi Sport Team Joest (Audi R18) Lucas di Grassi/Loïc Duval/Oliver Jarvis
12 Rebellion Racing (Rebellion R-One) Nicolas Prost/Nelson Piquet Jr./Nick Heidfeld
13 Rebellion Racing (Rebellion R-One) Matheo Tuscher/Dominik Kraihamer/Alex Imperatori

About Author

One thought on “FIA WEC – A Temporada 2016 começa neste final de semana em Silverstone.

  • Fabiano

    Ai sim… WEC é demais.
    Atitude louvável e pioneira em transmitir o WEC.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *