FIA WEC: Pipo Derani conquista quarto pódio em 2015 nas 6 Horas do Circuito das Américas.

Mais um dia de forte calor, neste sábado (dia 19), marcou a disputa da quinta etapa do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance) no autódromo de Austin, nos Estados Unidos, palco das 6 Horas do Circuito das Américas. O brasileiro Pipo Derani e os companheiros Gustavo Yacaman (Col) e Ricardo Gonzalez (Mex) subiram mais uma vez ao pódio na temporada, com o terceiro lugar na categoria LMP2 (sétimo no geral) com o #28 Ligier JS P2 (Dunlop / Nissan) da equipe G-Drive Racing.

Este foi o quarto pódio do brasileiro em cinco etapas (dois segundos e dois terceiros lugares). Com o resultado, o brasileiro está agora em terceiro no campeonato, com 104 pontos, apenas quatro a menos que os vice-líderes Julien Canal, Sam Bird e Roman Rusinov, companheiros na equipe G-Drive Racing e que venceram a prova deste sábado com o #26 Ligier JS P2. Matthew Howson e Richard Bradley (que ficaram em segundo na etapa de Austin, ao lado de Nicolas Lapierre com o #47 Oreca 05 Nissan) são os líderes, com 122 pontos.

“Foi uma corrida muito difícil em termos de estratégia e apostamos em começar com pneus duros para fazer um ‘double stint’ direto e acabou não dando certo. O carro #26 fez um ‘single sting’ no começo e logo trocou pneus e pilotos e essa se mostrou a melhor estratégia para a prova. Acabamos perdendo algum tempo no começo da etapa, mas fomos melhorando e nosso engenheiro trabalhou bem na estratégia final e pudemos lutar por outro pódio”, contou Derani.

“O Gustavo ainda acabou dando uma rodada rápida pela dificuldade de levar o carro nessas condições, mas no final recuperamos e chegamos em terceiro. Foi uma prova difícil em termos de temperatura dentro do carro e com a umidade do ar, mas é isso ai, mais um pódio e foi um final de semana produtivo. Vamos continuar em busca da nossa vitória, que eu espero que venha logo”, continuou o brasileiro de 21 anos.

“Queria também dar parabéns a nossa equipe pela vitória com o carro #26. É muito importante pra gente, falando em nome da montadora, a Onroak Automotive. A gente sabe que a Oreca está muito forte, então essa vitória vem com um sabor especial pra equipe e pra nossa montadora. Parabéns para eles e obrigado mais uma vez à Dunlop por ter nos dado os pneus capazes de enfrentar essa dificuldade do clima aqui e chegar até o final”, finalizou Derani.

A vitória no geral da etapa ficou com o trio da LMP1 Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard, da equipe Porsche. O brasileiro Lucas di Grassi, que corre na P1 com Loic Duval e Oliver Jarvis, também subiu ao pódio, em terceiro. Outro brasileiro no FIA WEC é Fernando Rees, que corre na LMGTE Pro ao lado de Alex MacDowall e Richie Stanaway, e ficou em quarto lugar na categoria.

Trinta e um carros disputaram as 6 Horas do Circuito das Américas, divididos nas categorias LMP1, LMP2, LMGTE Pro e LMGTE Am. A sexta etapa do ano será no dia 11 de outubro, em Fuji, no Japão.

Veja os melhores na etapa do Circuito das Américas (Top-10):
1 BERNHARD / WEBBER / HARTLEY (Porsche Team / Porsche 919 Hybrid / LMP1) 185 voltas em 6h00min12s228
2 FÄSSLER / LOTTERER / TRÉLUYER (Audi Sport Team Joest / Audi R18 e-tron quattro / LMP1) a 1min06s840
3 DI GRASSI / DUVAL / JARVIS (Audi Sport Team Joest / Audi R18 e-tron Quattro / LMP1) a 1 volta
4 DAVIDSON / BUEMI / NAKAJIMA (Toyota Racing / Toyota TS 040 – Hybrid / LMP1) a 2 voltas
5 RUSINOV / CANAL / BIRD (G-Drive Racing / Ligier JS P2 – Nissan LMP2) a 15 voltas
6 HOWSON / BRADLEY / LAPIERRE (KCMG / Oreca 05 – Nissan LMP2) a 15 voltas
7 YACAMAN / DERANI / GONZALEZ (G-Drive Racing / Ligier JS P2 – Nissan / LMP2) a 16 voltas
8 TRUMMER / KAFFER (Team Bykolles / CLM P1/01 – AER LMP1) a 16 voltas
9 SHARP / DALZIEL / HEINEMEIER HANSSON (Extreme Speed Motorsports / Ligier JS P2 – HPD LMP2) a 16 voltas
10 RAGUES / WEBB / HAMILTON (Team Sard Morand / Morgan Evo – SARD LMP2) a 16 voltas

Classificação do campeonato na LMP2 (Top-5):

1 Matthew HOWSON e Richard BRADLEY 122
2 Julien CANAL, Roman RUSINOV e Sam BIRD 108
3 Pipo DERANI, Gustavo YACAMAN e Ricardo GONZALEZ 104
4 Nicolas LAPIERRE 84
5 Scott SHARP, Ryan DALZIEL, David Heinemeier HANSSON 44

Para mais informações, acesse:
Site: www.pipoderani.com.br
Facebook: facebook.com/PIPODERANI
Twitter: @pipoderani

Imagem: José Mario Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *