FIA WEC – Lapierre deixa a Toyota em primeiro no segundo dia de testes de pré-temporada.
A Toyota Gazoo Racing concluiu os preparativos para o Campeonato FIA de Endurance em Monza com o melhor tempo, com Nicolas Lapierre que conseguiu bater a melhor marca conseguida no primeiro dia pelo seu companheiro de equipe Mike Conway. O francês, campeão do mundo de LMP2 realizou o melhor tempo com uma volta em 1m30,547s aos comandos do TS050 Hybrid # 8 na quinta e última sessão de testes.
Lapierre superou em mais de sete décimos o tempo feito por Conway no sábado, mostrando que a Toyota não o deveria ter dispensado em 2014. Mais do que ficar com os dois melhores registros deste teste de pré-temporada do FIA WEC, a marca japonesa conseguiu completar mais de 15 horas na pista, incluindo as feitas debaixo de chuva na sessão noturna de sábado, quando uma verdadeira tempestade se abateu sob o Parque Nacional de Monza..
Incapaz de acompanhar o rítmo dos Toyota, a campeã Porsche mostrou que não está muito longe da marca nipônica, pois o 919 Hybrid # 1 ficou apenas a três décimos da marca obtida por Mike Conway, graças à volta de 1m31,666s feita por Neel Jani no começo da sessão noturna do primeiro dia. Aliás, os melhores tempos dos LMP1 da marca de Weissach foram conseguidos nessa terceira sessão, com Earl Bamber fazendo sua volta em 1m31,823s.
Na LMP2 a TDS Racing terminou com o melhor tempo, encabeçando um pelotão de Oreca 07 Gibson, graças a uma volta em 1m36078s feita por Mathieu Vaxiviére. A marca conseguida pelo francês foi obtida na manhã deste segundo dia, batendo o carro # 31 da Vaillant Rebellion e o # 38 da Jackie Chan DC Racing. Um grande acidente marcou a última sessão de testes, protagonizado por Matt Rao aos comandos do Signtech Alpine # 36. O piloto britânico foi levado para a clínica do circuito italiano para avaliação médica, tal a violência da saída de pista que fez interromper os testes. O acidente ocorreu a 45 minutos do final da sessão.
A Porsche teve algum consolo na GTE Pro,já que o novo 911 RSR – com motor colocado à frente do eixo traseiro – mostrou a sua competitividade pelas mãos de Michael Christensen. Aos comando do carro # 92 o dinamarquês efetuou a melhor volta em 1m47,379s na primeira sessão do fim de semana, batendo o seu companheiro de equipe Fred Makowiecki por 0,136s, com os dois Ford GT ficando com os terceiro e quarto tempos. Nos GTE AM a melhor marca ficou com o piloto Miguel Molina, guiando o Ferrari 488 # 54 da Spirit of Race. O antigo piloto da Audi no DTM foi o único piloto da classe a rodar abaixo de 1m50s, batendo Ben Barker, no Porsche 911 RSR # 86 da Gulf Racing. Pedro Lamy ficou com o quarto tempo no Aston Martin Vantage # 98, a 0,350s.
Resultado final
1º Lapierre (Toyota TS050 Hybrid) 1m30,547s
2º Conway (Toyota TS050 Hybrid) 1m31,332s
3º Jani (Porsche 919 Hybrid) 1m31,666s
4º Bamber (Porsche 919 Hybrid) 1m31,823s
5º Vaxiviére (Oreca 07 Gibson) 1m36,078s
6º Senna (Oreca 07 Gibson) 1m36,094s
7º Tung (Oreca 07 Gibson) 1m36,448s
8º Rusinov (Oreca 07 Gibson) 1m36,456s
9º Panciatici (Alpine A470 Gibson) 1m36,559s
10º Dumas (Alpine A470 Gibson) 1m36,814s