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FIA WEC – Depois de 30 anos Ford GT vence as 24 Horas de Le Mans.

O título não está errado, é que a primeira hora não pode ser considerada. Como choveu muito em Le Mans, a largada foi feita com safety car, que continuou na pista puxando a procissão durante uma hora inteira. Em alguns dias foi quase um dilúvio e a pista estava bem perigosa. O vídeo acima é um exemplo, com o pace car (um Audi R8) derrapando em uma curva – com a habilidade do piloto, acabou virando uma demonstração de drift na chuva.

https://youtu.be/DyTA8nVSP4U

A LMGTE Pro, é uma categoria de carros de turismo conduzidos por pilotos profissionais. O Ford GT da equipe Chip Ganassi venceu com um minuto de diferença sobre o Ferrari 488 GTE da Risi Competizione. Após a prova, as duas equipes fizeram denúncias, em uma tentativa de mudar um pouco o resultado. A Ford queria fazer uma dobradinha, enquanto a Ferrariqueria vencer.

A Chip Ganassi protestou que a Ferrari estava com a luz de posicionamento quebrada e não parou para arrumar. Receberam uma ordem da direção da prova de que deveriam parar nos boxes e realizar o reparo. Não cumpriram, com o argumento de que não conseguiriam consertar antes do fim da corrida. A direção aceitou a explicação e deu uma punição de 20 segundos no tempo final e uma multa de €5 mil (o que não é o suficiente mudar o grid).

Já a Ferrari acusou a Ford de andar acima do limite em uma das áreas de baixa velocidade. Foram punidos com 50 segundos que, somados à outra punição de 20 segundos por um sensor defeituoso, deveria dar a vitória ao carro da Ferrari. Isso se não tivesse ganhado 20 segundos por sua quebra de regras no caso da luz de posicionamento quebrada.

A Ferrari pode ficar feliz com uma vitória na categoria LMGTE, com dois pilotos amadores. O Ferrari 458 Italia GT2 da equipe Scuderia Corsa venceu, seguido pelo mesmo modelo da equipe AF Corse. A outra categoria de protótipos, a LMP2, teve vitória da Signatech Alpine, com o Alpine A460.

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