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FIA WEC: ACO e FIA estudam várias possibilidades para a próxima temporada da categoria.

Segundo informações do portal AutoSport, os responsáveis do Campeonato Mundial de Endurance estão analisando as várias possibilidades para o futuro da categoria, face à anunciada saída da Porsche da categoria LMP1 No Circuito Hermanos Rodriguez, por ocasião das 6 Horas do México, os responsáveis da FIA e do ACO admitiram estar estudando o assunto e os vários caminhos a seguir. A possibilidade da solução passar por uma espécie de ‘upgrade’ à atual classe LMP2, seguindo o conceito norte-americano dos DPi, em que a performance não compromete uma contenção de custos é uma forte possibilidade.

Ainda assim os responsáveis pelo FIA WEC querem esperar por potenciais interessados na classe LMP1 para 2018 para tomarem uma decisão sobre o tema, que é crucial para o futuro do campeonato. Um dos caminhos poderia ser continuar com a categoria ‘rainha’ mas com equipes privadas, um pouco ao estilo do que sucedia com Rebellion – antes da transição para LMP2 – e com a ByKolles. Também parece claro que não há qualquer interesse nos DPi por parte dos atuais construtores envolvidos no WEC, sendo que o ACO e a FIA gostariam que a tecnologia híbrida perdurasse na categoria, com uma clara separação dos LMP2, que continuará a ser uma categoria de coabitação entre amadores e profissionais.

Obviamente que o Automobile Club de L’Ouest deposita grandes esperanças numa futura batalha entre Toyota, Peugeot outro construtor que possa surgir. Gerard Neveu, o responsável pelo campeonato, deixou claro que a Toyota, da forma como a competição está, não terá participação garantida nas 24 Horas de Le Mans de 2018 e 2019.se não se comprometer com o FIA WEC. Uma forma de tentar manter o construtor japonês comprometido com a categoria. Para já a Toyota diz apenas que precisa de tempo para se decidir, mas que deverá anunciar o que vai fazer em outubro.

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