F1: o segredo do «salto» do Ferrari SF15-T
O segredo do desempenho apresentado pelo SF15-T da Ferrari durante os quatro dias de testes da pré-temporada em Jerez de la Frontera, encontra-se essencialmente na aerodinâmica.
Segundo a britânica ‘Sky Sports’, o diretor técnico da Ferrari, James Allison, conseguiu evoluir o comportamento do fluxo de ar que passa pelo sistema de suspensão ‘push-road’, em conjunto com um “nariz” curto e a pequena asa traseira do monolugar.
Esta combinação aerodinâmica, segundo a ‘Sky Sports’, permitiu diminuir a dependência do motor, que ainda assim continua a ser menos potente do que o V6 Turbo da Mercedes.
A mesma fonte destaca, ainda, que o SF15-T possui triângulos com ângulos semelhantes ao que é encontrado no chassis do W067 Hybrid da escuderia de Brackley.
Na prática, estas soluções permitiram aumentar a refrigeração do V6 Turbo da Ferrari e aumentar a potência em até 80cv quando comparado com o V6 Turbo utilizado no F14-T.
Recorde-se que o Ferrari SF15-T dominou os testes de pré-temporada de Fórmula 1 em Jerez de La Frontera. Kimi Raikkonen deixou Lewis Hamilton, o mais rápido da Mercedes, a mais de 1 segundo.