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Entidades destacam a importância da inspeção veicular na abertura da Automec Pesados & Comerciais 2014.

Automec Pesados & Comerciais, que apresenta grandes novidades em produtos e serviços de mais de 500 marcas expositoras nacionais e internacionais para os mais de 30 mil visitantes esperados, destaca a importância da inspeção de emissões e técnica veicular para a segurança no trânsito e redução de poluentes.

 

A cerimônia de abertura da 4ª edição da Automec Pesados & Comerciais (Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais), maior evento voltado para autopeças de veículos pesados da América Latina, reuniu diversos representantes do setor – Antonio Fiola, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP) e Sindirepa Nacional; Francisco Wagner de La Tôrre, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo (Sincopeças-SP); Renato Giannini, presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (ANDAP) e do Sindicato do Comércio Atacadista, Importador, Exportador e Distribuidor de Peças, Rolamentos, Acessórios e Componentes para Indústria e para Veículos no Estado de São Paulo (SICAP); Paulo Bedran, diretor do departamento de indústrias de equipamentos de transporte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC); Paulo Butori, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Após destacar que a feira é uma vitrine que oferece as últimas novidades das indústrias de autopeças, Antonio Fiola, destacou a importância da inspeção veicular no País e solicitou especial atenção ao assunto às personalidades do governo presentes no evento. “Com a inspeção ambiental veicular consegui ver o céu mais estrelado em São Paulo”, afirmou o presidente do Sindirepa, demonstrando que a medida melhorou as condições dos veículos da frota circulante e, consequentemente, da qualidade do ar. O representante da entidade também comentou sobre os riscos de acidentes devido à falta de manutenção dos veículos pesados e leves.

Em seu discurso, o presidente do Sincopeças-SP também se mostrou preocupado com a falta de debate sobre a inspeção veicular já que a precária manutenção dos veículos leva a graves acidentes, que geram elevado custo social. O e-commerce e a Revista Sincopeças-SP também foram temas lembrados por La Tôrre. “O e-commerce é um excelente instrumento para a comercialização de autopeças e muitas empresas que nem tem o DNA na reposição já estão utilizando a ferramenta. Por isso, a entidade vai promover palestra sobre o tema para o varejo durante a feira”, comentou o presidente da entidade, lembrando também que a revista está comemorando a edição de número quinhentos e  44 anos de existência.

Renato Giannini destacou a importância da feira para o setor de reposição do segmento de veículos pesados e apontou fatores positivos para o mercado, como aumento da frota circulante, entrada de novas montadoras no País e safra de grãos recorde. “A maior parte do PIB é movimentada sobre rodas e o setor de reposição acompanha essa evolução e vem crescendo, mesmo diante de novos desafios para todos os elos da cadeia do setor de reposição automotiva, entre eles, aumento do número de itens para atender a frota circulante diversificada”, afirmou.

 

Paulo Butori, presidente do Sindipeças, concordou com a importância da inspeção de emissões, mas também enfatizou que se deve ter atenção com a inspeção técnica veicular. A renovação de frota foi outro tema lembrado por Butori, que deve ter dois pilares – segurança à vida e a proteção ao meio ambiente.

Paulo Bedran, representante do MDIC, ressaltou que “o governo federal não irá se omitir e nos comprometemos a reativar o debate da inspeção veicular”, lembrando que o ministério já está participando ativamente das ações do Contran e levará o tema para o órgão. Sobre a renovação da frota, Bedran disse que os estudos já estão avançados no âmbito federal para retirar de circulação os veículos com mais de 30 anos de uso.

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