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Entenda os Champagnes que você poderá degustar na Expovinis 2015.

O Sindicato Geral de Vignerons da Champagne (SGV) participa, via sua marca coletiva “Os Champagnes deVignerons” da feira Expovinis no Espaço França nos estandes H26, H28, G31 e G3.

É a ocasião ideal para os Brasileiros descobrirem toda a riqueza e a diversidade desses Champagnes.

“O” Champagne é mundialmente conhecido, porém seria mais indicado falar dos Champagnes no plural!

No Brasil, infelizmente, a maioria dos Champagnes conhecidos são as marcas das “Maisons” (“Casas”), que apesar de terem fama internacional, representam menos de 2% dos produtores de Champagne. Os outros 98% são chamados de “Vignerons” (vinhateiros), ou seja, são aqueles que além de elaborar o Champagne, cultivam as próprias uvas, controlando assim o processo por inteiro. Falamos de “Champagne produzido no vinhedo”.

 

“Os Vignerons criam uma infinidade de Champagnes, que revelam expressões de cada terroir e de cada “savoir-faire” do vinhateiro, legado pelas gerações passadas!”

 

 

Os Champagnes de Vignerons:

Com intuito de desenvolver a notoriedade dos Champagnes produzido nos vinhedos, o Sindicato Geral dosVignerons do Champagne criou em 2001 a marca coletiva “os Champagnes de Vignerons” que agrupa todos os viticultores e cooperativas de viticultores que comercializam o próprio Champagne. Verdadeiro emblema para o vinhedo, esta assinatura garante que cada Champagne seja proveniente de vinhas cultivadas pelo viticultor, que também vinifica o Champagne na própria propriedade ou na cooperativa.

 

Como reconhecer a marca “Champagne de Vignerons”?

Apenas precisa olhar se o selo “os Champagnes de Vignerons” estiver presente na garrafa.

 

Esse selo é o símbolo de reconhecimento coletivo dos Vignerons do Champagne. De cor preta e dourada, ou amarelo e azul, simboliza as diferentes etapas de elaboração de um Champagne: a colheita, o trabalho na adega e a degustação.

Pode ser colocado no contrarrótulo, no colarinho da garrafa ou na rolha.

 

 

Se o logo não for presente, pode ser também colocado as seguintes menções:

  • RM : Récoltant Manipulant: O viticultor produz a uva, vinifica no próprio Domaine e comercializa.
  • RC : Récoltant Coopérateur: Produz a uva, vinifica completo ou por parte na sua cooperativa e comercializa.
  • CM : Coopérative de Manipulation: Vinifica uva produzida pelos cooperados e comercializa.
  • SR : Société de Récoltants: Vinifica uva produzida pelos membros de uma mesma família e comercializa.

 

Força e dinamismo do Vignerons:

 

  • 5000 Vignerons e empresas de Vignerons comercializam Champagne

Os Vignerons são responsáveis por:

  • 90% da área cultivada da Champagne
  • 34% das vendas totais de Champagne
  • 100 milhões de garrafas

 

O CHAMPANHE NO BRASIL: APENAS 20  DOS 5.000  VINHATEIROS!

 

Em 2014, o Brasil importou 1.075.187 garrafas (+10,2% de importação em relação à 2013) por um valor de 19.342.658 euros. O Brasil é o 24º país comprador de Champagne. Ele importa 0,7% dos Champagneexportados.

 

Quem vende no Brasil? São 50 empresas fornecedoras:

  • 29 Maisons (92,6% das importações)
  • Apenas 20 dos 16.000 “Vignerons” (7,3% das importações)

O que?

  • 83% dos Champagne vendido no Brasil são Brut
  • 10,4% são Rosés
  • 3,2% são de Millésime

 

O QUE VOCÊS VÃO PODER DEGUSTAR NA EXPOVINIS

 

 

 

 

 

As regiões vinícolas:

Os “Champagnes de Vignerons” são Champagnes de exceção, nascidos do encontro de um magníficoterroir e de mulheres e homens apaixonados. Um clima rigoroso, temperado pela influência oceânica, um subsolo geralmente calcário que favorece a insolação… eis um terroir de exceção. Um terroir cheio de diversidade, composto por 280.000 parcelas espalhadas pelos 35.000 hectares de a Denominação de Origem Controlada.

 

4 regiões compõem a área de denominação “Champagne”. Cada uma dá às videiras um caráter peculiar que participa à personalidade dos Champagnes de Vignerons:

 

  • Montagne de Reims: Grande planalto com pouco relevo que domina as planícies de calcário. É localizado no Noroeste de Reims, até Epernay e produz Champagnes intensos, bem estruturados e nobres.

– Solo: Calcário profundo, exposição ao Sul; Casta: Predominância do Pinot Noir.

 

  • Vallée de la Marne: vai do Leste de Epernay até o Oeste de Château-Thierry e promeve vinhos aromáticos, frutados e macios.

– Solo: Calcário com argila e areia; Casta: Predominância do Pinot Meunier.

 

  • Côte des Blancs: engloba o Sul de Epernay, de Sézanneaté Vitry le François. As uvas brancas desta região originam Champagnes vivos, com aromas leves e delicados.

– Solo: Calcário rasteiro; Casta: Predominância do Chardonnay.

 

  • Côte des Bar: com vinhos de caráter (com personalidade marcante), estruturados e com aromas complexos, a região vai de Troyes, Montgueux,Bar-Sur-Seine até Bar-Sur-Aube.

– Solo: Calcário com argila; Casta: Predominância do Pinot Noir.

 

 

Serviço

Expovinis 2015 – Pavilhão França (Stand H017)

Data : de 22 a 24 de Abril de 2015

Local : Expo Center Norte – Pavilhão Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000

Horário: Das 13 às 20 hs, até 21 hs no dia 23/04.

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