DTM – DEKRA celebra 30 anos de parceria com a categoria.
A nova temporada do Campeonato Alemão de Turismo (DTM) se inicia nesta semana, em Hockenheim. Antes do início da competição foram feitos testes realizados pela ITR, organização responsável pelas corridas e pelo marketing do DTM e as equipes participantes se reuniram na pista da DEKRA em Lausitzring, no sul de Brandenburgo, na Alemanha, para testar seus carros.
“Os especialistas da DEKRA vêm desempenhando um papel vital no DTM por décadas, quando se trata de garantir a segurança e a igualdade de condições”, diz Gerhard Berger, presidente do conselho administrativo da ITR e ex-campeão de Fórmula 1, que também foi companheiro de equipe de Ayrton Senna por dois anos.
Segundo Berger, a DEKRA monitora o cumprimento dos regulamentos pelas equipes, em parceria com a Federação Alemã de Automobilismo (DMSB), e também esteve envolvida no desenvolvimento do Regulamento Técnico, contribuindo com seus conhecimentos essenciais. “Em suma: eles fazem um trabalho altamente profissional. É por isso que a DEKRA, além de ser patrocinadora da modalidade por muitos anos, é uma parceira excepcionalmente valiosa para o campeonato. ” O DTM e a DEKRA têm uma grande parceria que já dura três décadas.
As vistorias técnicas que os especialistas da DEKRA realizavam no DTM, quando começaram em 1989, têm muito pouca semelhança com o que se faz atualmente. Quando comparadas as diferentes épocas, os padrões se mostram cada vez mais profissionais.
“Enquanto no início um único técnico teria trabalhado em uma pequena tenda e com poucos equipamentos disponíveis, hoje temos uma equipe de nove especialistas no local”, diz Wolfgang Dammert, coordenador de esportes motorizados da DEKRA. “A maioria dos membros da equipe vem do Centro de Tecnologia DEKRA, aqui em Lausitzring. Parte de seu ‘dia de trabalho’ também envolve a realização de testes de dinâmicas de condução, emissões de escape e outras coisas fora do esporte a motor”.
O equipamento utilizado também mudou muito nas últimas três décadas. Hoje, os especialistas da DEKRA chegam à pista com um semi-trailer repleto de aparelhos de alta tecnologia, que também é um escritório e centro de controle.
Um exemplo é uma tecnologia 3D altamente sensível, que é usada para monitorar a tolerância da estrutura dos carros de corrida, assim como a posição dos componentes padrão, e que tem sido uma peça vital dos testes há alguns anos.
O progresso tem sido constante. “A cada nova temporada de corridas, cada nova mudança na regulamentação sempre trouxe novos desafios, inclusive nas inspeções técnicas”, lembra Dammert. “Nós sempre encaramos esses desafios e esta temporada não será diferente.”
O foco, em 2019, está no monitoramento do desempenho dos novos motores turbo de quatro cilindros. “Para nós, isso significa que mais dados do motor precisam ser lidos e monitorados”, explica o coordenador de esportes motorizados DEKRA, “mas estamos preparados para isso.
A parceria entre o DTM e a DEKRA tem dois objetivos principais: garantir a segurança de todos os envolvidos e a igualdade de condições para todos os participantes. O atual conceito de segurança para as corridas, com o monocoque como elemento central de segurança, bem como elementos de colisão frontal, traseira e lateral, foi desenvolvido e implementado com o apoio do DEKRA. Todos os testes estáticos e dinâmicos para desenvolvimento e homologação foram realizados pela DEKRA em seus centros de inspeção e testes credenciados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e DMSB. Graças aos esforços conjuntos de todas as partes envolvidas, não houve consequências graves de acidentes nos últimos anos.
“O DTM é o campeonato de carros premium da Europa e, portanto, a plataforma perfeita para nós. Aqui, podemos contribuir e aplicar nosso conhecimento especializado, demonstrando que somos uma das principais organizações do mundo nessa área “, afirma Clemens Klinke, membro do Conselho de Administração da DEKRA.
“Estamos extremamente orgulhosos do fato de termos feito uma contribuição significativa para a segurança e garantido uma concorrência justa nas corridas nos últimos 30 anos, especialmente porque as soluções do mundo do automobilismo frequentemente influenciam o desenvolvimento de carros produzidos em massa e, portanto, a segurança rodoviária em geral”, completa Klinke.