Driver Cup celebra maior temporada de sua história.
Torneio contabiliza 312 pilotos participantes ao longo das seis etapas de 2013 e se consolida como o maior campeonato amador de automobilismo do país.
A Driver Cup nasceu em 2009 com o objetivo de proporcionar a proprietários de carros superesportivos, a possibilidade de usar suas máquinas em condições seguras e no ambiente em que todas elas foram desenvolvidas: as pistas de corrida. A evolução ao longo dos último cinco anos levou a Driver Cup a um novo recorde em 2013. Dos 124 competidores que participaram da primeira temporada, ainda em 2009, o evento fechou este ano com 312 pilotos inscritos em pelo menos uma das seis provas realizadas ao longo do ano. Um recorde dentro do próprio evento, que se consolida como o maior evento de pilotos amadores do país em asfalto.
A última etapa do ano foi realizada no Autódromo Velo Città, em Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo. A pista recebeu a terceira prova de Flying Lap do ano, em que vale o melhor tempo registrado por cada piloto na tomada oficial de tempos. Esta prova foi, também, palco da decisão do título nas três classes principais da Driver Cup: Sport, Turismo e Performance, cada uma composta de seis categorias. Após a aplicação dos critérios de pontuação, na primeira delas, o campeão foi Luiz Carlos Pellucio, a bordo de um Porsche 911 GT3, que somou 146 pontos na classe Sport 3 e, assim, venceu também na soma de todas as divisões. “Participo dos eventos da Driver desde a primeira temporada e, para mim, o grande atrativo é permitir o uso de carros esportivos em sua plenitude, sem abrir mão da segurança”, completou.
Entre os pilotos da categoria Turismo, Wagner Lopes ficou com a taça de campeão ao somar 133 pontos entre os carros da divisão Turismo 5. Ele foi um dos competidores que participou de todas as etapas da Driver Cup neste ano, e falou do ‘segredo’ para ser campeão. “A variação de modalidades é bem bacana e a disputa se torna envolvente. É importante participar de todas as etapas e buscar sempre o melhor resultado possível. Desde encontrar alguns quilômetros por hora a mais nas provas de arrancada, a baixar alguns décimos de segundo em uma volta completa pela pista”, contou. “Quero aproveitar para deixar os parabéns à toda equipe da Driver, tanto pela competência quanto pela dedicação em fazer um evento impecável, sem o qual não poderíamos nos divertir com nossos carros e na companhia de pessoas tão especiais”, finalizou Lopes.
O título da categoria Performance, em que são permitidos carros com preparação especial, ficou com o mato-grossense Jean Clini, que fez de cada etapa da temporada 2013 uma verdadeira aventura. Morador de Cuiabá, o empresário viajou para todas as provas em uma picape que usou para rebocar o BMW M3 E92 com o qual competiu e somou 127 pontos na divisão Performance 4.
“Um dos meus maiores desafios foi, na verdade, enfrentar as estradas brasileiras que, reconhecidamente, não tem uma boa condição”, contou Clini. “Mas é um esforço válido pelo que a Driver Cup me proporciona, que é correr em segurança, com estrutura acima da média. Além de ser um campeonato onde consigo tirar o stress do dia-a-dia”.
Clini disputou cinco das seis etapas do ano, abrindo mão da rodada na Fazenda Capuava. Ele fez bom uso do regulamento, que permite o descarte de um pior resultado. A temporada de 2013 marcou, também, sua estreia nas provas de Flying Lap.
“Nos anos anteriores eu tinha corrido apenas nas provas de arrancada e gostei muito das etapas em circuitos. Acho que me adaptei bem a elas, mas a etapa em Gavião Peixoto (na pista de testes da Embraer, no interior de São Paulo) ainda é a minha preferida”, completou o piloto.
Para o organizador da Driver Cup, Décio Rodrigues, cada campeão da temporada 2013 deve se sentir lisonjeado pelo feito. “Sem dúvida, alcançamos um patamar de maior evento de automobilismo amador do Brasil. Por isso acho que cada campeão pode se sentir muito orgulhoso, já que as disputas foram de altíssima qualidade e muito duras em todas as categorias”.
Dennis Rolim, também organizador do evento, levantou outro aspecto que demonstra o trato da Driver Cup quando o assunto é segurança. “Fechamos uma temporada sem nenhum acidente sequer registrado”, disse. “A gente está muito feliz não só pelo resultado do campeonato, mas, principalmente, por ter feito novos amigos aqui. Muitos competidores começaram a participar dos eventos da Driver neste ano e foi visível a evolução de cada um”, completou.
Parceria com a Mercedes-Benz AMG através da concessionária Comark se estende para 2014
A última etapa da Driver Cup 2013 marcou o início de uma nova parceria do evento. No fim de semana que fechou o ano na categoria, proprietários de veículos Mercedes-Benz da série AMG viajaram com seus carros até Mogi-Guaçu em um passeio promovido pela Comark Mercedes-Benz AMG e Driver. Na pista, tiveram a chance de acelerar no traçado do Velo Città comandados por um carro madrinha.
A ação teve, ainda, um modelo Mercedes-Benz envelopado de branco que foi “pintado” pelas crianças presentes no autódromo. E esta proximidade com os supercarros da Driver fez decolar a imaginação dos meninos e meninas que participaram da brincadeira. “Foi muito legal. Uma diversão aqui. Quando eu crescer, vou comprar cinco carros. Um Supra, um Subaru, um Mitsubishi, um Porsche e um Mustang”, disse o pequeno Nicolas Ribeiro, de sete anos, empolgado com o evento dos superesportivos.
A ação foi a primeira da Driver em parceria com a Comark Mercedes-Benz, que já anunciou a ampliação da parceria com a Driver Cup para 2014. No próximo ano, haverá uma competição específica para os modelos AMG da fabricante alemã, e será criado o primeiro clube de proprietários da marca no Brasil.
“Para 2014 vamos ter uma série de novos atrativos para os participantes da Driver Cup. Vamos voltar a pistas como a de Gavião Peixoto, onde teremos uma prova de 3.000 metros de aceleração, temos duas etapas já confirmadas para o Velo Cittá e um encerramento de temporada valendo recorde de velocidade na distância de mil metros”, completou Décio Rodrigues.
A próxima temporada da Driver Cup começa nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde também será feita a entrega dos troféus aos campeões de 2013.