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DIABLO ROSSO™ III é o novo pneu superesportivo da Pirelli.

O DIABLO ROSSO III é o sucessor direto do DIABLO ROSSO II e redefine o conceito de pilotagem esportiva, levando-a a um novo patamar, fortalecendo suas características em termos de aderência e dirigibilidade com performance duradoura.

Desenhado e desenvolvido para equipar a mais nova geração de motos potentes de rua equipadas com sistemas de controle eletrônicos e outros equipamentos tecnológicos, o DIABLO ROSSO III é um pneu nascido nas pistas de corrida e levado para as ruas, trazendo como vantagem toda a pesquisa e know-how adquiridos pela Pirelli no FIM Superbike World Championship, nos últimos 12 anos de participação como fornecedora oficial de pneus da competição.

A evolução do segmento de superesportivos

 

O lançamento de novas motos naked vem aumentando, mostrando sinais encorajadores de crescimento mesmo dentro deste setor de desempenho historicamente alto. O segmento, junto com o de motos superesportivas, mantém sua constante evolução. Nos últimos anos, veem-se muitas mudanças em desenho e tecnologia aplicados em motos que estão se tornando cada vez mais potentes, mais dependentes de gerenciamento eletrônico e equipadas com sistemas de segurança mais avançados, tais como controle de tração.

A gama DIABLO: uma família de números um

 

A marca DIABLO™ sempre representou a excelência alcançada pela Pirelli no mundo dos pneus esportivos para motocicletas. Depois da sua introdução no segmento de superesportivos em 2002, a família DIABLO™ evoluiu rapidamente até estar presente em muitos outros segmentos de mercado com até 16 modelos, calçando motocicletas de competição e superesportivos. A marca DIABLO™ acumula 15 anos de experiência, tecnologia e vitórias em testes comparativos de pneus realizados por diversas revistas especializadas e em corridas de reputação internacional. Por mais de uma década, os mais importantes fabricantes de motos vêm escolhendo os pneus da gama DIABLO™ como equipamento original, enquanto a imprensa internacional considera os produtos DIABLO™ como referência no segmento. Dentro da gama DIABLO™, o DIABLO ROSSO™ identifica os produtos dedicados para uso esportivo em estradas enquanto o novo DIABLO ROSSO™ III surge dentro deste importante cenário para continuar a história de sucesso da marca.

A gênese do DIABLO ROSSO™ III

A Pirelli é a fornecedora Oficial de Pneus de todas as categorias do FIM Superbike World Championship desde 2004 e, no ano passado, confirmou que continuará sendo fornecedora até o fim da temporada 2018. Tendo chegado ao seu 12º ano, a parceria técnica estabelecida entre a Pirelli e os times e pilotos do FIM Superbike World Championship já pode confirmar o recorde de mais longo fornecedor de pneus da história dos esportes a motor no mundo. A Pirelli transformou o campeonato que usa motos derivadas das de produção como um benchmark para testes e para desenvolver não apenas os seus produtos lá utilizados, mas, também, muitos dos pneus usados diariamente por motociclistas em todas as partes do mundo. Inspirada na filosofia “Nós vendemos o que corremos, nós corremos com o que vendemos”, que agora já se transformou no slogan oficial da fabricante de pneus italiana, a Pirelli trouxe toda a experiência adquirida nestes Campeonatos para desenvolver seus produtos de uso normal, que passam a incorporar algumas patentes e materiais desenvolvidos para competição.

O projeto do novo DIABLO ROSSO™ III é o resultado da longa experiência da Pirelli com o FIM Superbike World Championship: a tecnologia do desenho sobre o qual o novo produto foi feito, os materiais, a estrutura e o processo de mistura dos compostos são os mesmos usados para as Superbikes.

Pontos fortes do DIABLO ROSSO™ III e suas vantagens para os motociclistas

 

O DIABLO ROSSO™ III é o próximo passo da evolução do DIABLO ROSSO™ II, que combina todas as últimas tecnologias, os materiais mais revolucionários e os processos mais inovadores, juntos com o know-how adquirido pela Pirelli no Superbike World Championship ao longo dos últimos anos. Os engenheiros da Pirelli vêm fortalecendo todos estes elementos para fornecer um nível de performance sem precedentes para um pneu superesportivo. O DIABLO ROSSO™ III melhora de maneira significativa a dirigibilidade, a aderência e a performance na chuva, para garantir a durabilidade e desempenho consistente durante todo o ciclo de vida do pneu.

O DIABLO ROSSO™ III apresenta novos perfis, materiais de última geração, estruturas inovadoras, novos compostos e um padrão de banda de rodagem que é derivado diretamente do DIABLO™ Supercorsa.

As principais características técnicas do DIABLO ROSSO™ III são:

  • Duplo-composto no pneu traseiro com grandes porcentagens de sílica que fornece aderência em todas as condições e que confere durabilidade de referência no segmento de pneus superesportivos;
  • Os perfis derivados das pistas de corrida;
  • O desenho da banda de rodagem apresenta a evolução do símbolo de raio já presente no DIABLO™ Supercorsa.

Estas características são traduzidas nas seguintes vantagens que são oferecidas aos motociclistas pelo novo DIABLO ROSSO™ III:

  • A dirigibilidade vinda de um cenário esportivo transmite para o motociclista um sentimento de forte segurança e confiabilidade na motocicleta. Isso é possível graças à combinação de características do perfil e da estrutura que são derivadas diretamente do mundo das competições de Superbike, na qual a habilidade de se apoiar na borda do pneu com estabilidade durante as curvas é fundamental.
  • A aderência excepcional, não apenas no seco onde a Pirelli já é historicamente referência para todos os competidores, mas também no molhado, graças aos novos materiais e a experiência adquirida pela marca em outros segmentos. Qualidades excelentes apenas no seco não são mais suficientes porque os motociclistas buscam maior desempenho em todos os tipos de condições climáticas e em um espectro maior de temperaturas de operação.
  • Consistência de performance ao longo do tempo porque as qualidades do pneu são duradouras o que as tornam uteis em sua total capacidade durante toda sua vida útil.

 

As motos e os motociclistas para os quais o DIABLO ROSSO™ III é destinado

 

O novo DIABLO ROSSO™ III pode satisfazer mesmo os mais exigentes pilotos que querem um pneu para uso na rua capaz de garantir ótima dirigibilidade, um excelente nível de aderência e alto desempenho de forma duradoura. Mais especificamente, o DIABLO ROSSO™ III é dedicado em particular para motociclistas que amam pilotar suas motos em estilo entusiástico e esportivo para sentir nas ruas as mesmas emoções das pistas de corrida.

O DIABLO ROSSO™ III é destinado não apenas para os donos de motos naked e supersport, mas, também, para as supertourer que são usadas em todos os contextos, desde estradas com vento até passagens em montanhas, sempre buscando elevados ângulos de inclinação. São motociclistas que usam as motos tanto para viagens curtas com duração de apenas um dia ou para viagens médias e longas no fim de semana com bagagem e, às vezes, passageiro, mas sempre buscando alto desempenho.

Finalmente, o DIABLO ROSSO™ III não se acanha mesmo nas condições de uso mais extremas: apaixonados ocasionais pelas pistas de corrida também podem apreciar ótima dirigibilidade de um produto nascido e desenhado para as ruas, mas derivado das pistas.

 

Padrão da banda de rodagem do DIABLO ROSSO™ III: raio

 

Como pode ser visto facilmente, o desenho da banda de rodagem do novo DIABLO ROSSO™ III deriva diretamente do extremamente conhecido e conceituado do pneu de competição DIABLO™ Supercorsa, adequado para o uso nas ruas.

Os engenheiros da Pirelli consideraram que era importante manter as ranhuras com desenho típico e distinto em “raio” da banda de rodagem para ser reconhecido como uma expressão de competitividade e agressividade.

As ranhuras representam a melhor solução possível para obter a compactação da faixa central da banda, um bom equilíbrio entre espaços preenchidos e vazios, e excelente escoamento de água.

O posicionamento das ranhuras segue as ondas de desgaste, interrompendo as forças que as causam, favorecendo o consumo uniforme e a redução do estresse ao qual o composto é submetido. O posicionamento também é efetivo do ponto de vista da dispersão de água, o que faz o DIABLO ROSSO™ III um pneu extremamente seguro e de alto desempenho também na chuva.

Ao manter o DNA do DIABLO ROSSO™ II e de todos os produtos mais recentes introduzidos no mercado pela Pirelli, no ombro da banda podemos reconhecer o nome do produto ao longo do símbolo do “raio”, típico do desenho da banda de rodagem, para reafirmar a sensação de familiaridade da última geração da família DIABLO™. Como mais um link com outros produtos Pirelli, o novo DIABLO ROSSO™ III é marcado com o “D” de DIABLO™ com 0,3 milímetros de profundidade bem no centro do pneu traseiro.

Os compostos do DIABLO ROSSO™ III

 

Os compostos do novo DIABLO ROSSO™ III atendem as necessidades de performance cada vez maiores das novas motos e dos motociclistas que buscam pneus versáteis e capazes de garantir excelência de desempenho no seco e no molhado com grande durabilidade. Este é o motivo pelo qual os compostos do novo DIABLO ROSSO™ III possuem sílica em sua composição.

Graças, também, ao exclusivo e patenteado processo de mistura, a Pirelli desenvolveu compostos inovadores com alta porcentagem de sílica combinada com a última geração de óleos, resinas e polímeros que ajudam na coesão dos elementos, assim como para alcançar um nível sem precedentes de uniformidade.

O pneu traseiro possui dois compostos com uma larga faixa lateral de alta aderência e, no centro uma faixa mais estreita, para garantir maior quilometragem. Mas especificamente, o perfil é dividido em proporção de 40-20-40 no qual o composto lateral, mais performático, cobre o total de 80% de toda a faixa enquanto os 20% restantes, na sessão central, são feitos de um composto funcional para estabilidade e quilometragem.

Com esta configuração, o composto lateral garante aderência que entra em ação no exato instante em que o apoio lateral da moto começa oferecendo ao motociclista grande confiança nas curvas. Isso é possível pelo fato do composto usado na lateral ser formulado 100% com sílica, garantindo aderência no seco e no molhado. O composto lateral é suportado no seu substrato por um composto mais duro que garante características de estabilidade e precisão nas curvas.

O mesmo composto também é usado na parte central cobrindo aproximadamente 45 milímetros da banda de rodagem. Esse composto também  possui uma alta porcentagem de sílica (porém menos de 100%) que é empregada para garantir estabilidade em altas velocidades e durabilidade  que é referência para o segmento de pneus superesportivos.

O pneu dianteiro é feito de apenas um composto com 100% de sílica. A decisão de não usar a solução de dois compostos para o pneu dianteiro foi feita após estudos e a experiência direta dos engenheiros da Pirelli que chegaram à conclusão que esta é a melhor escolha, já que só assim poderiam oferecer ao motociclista boa qualidade de resposta e alto nível de estabilidade.

Os perfis do DIABLO ROSSO™ III

 

A principal função do perfil do pneu é influenciar a dirigibilidade. Neste caso, o novo DIABLO ROSSO™ III tem como herança muito da experiência da Pirelli no campeonato mundial de motos derivadas de modelos de produção: os perfis são derivados diretamente dos usados no DIABLO™ SUPERCORSA, um pneu usado nas categorias Supersport e Superstock, embora propício, também, para as ruas.

O perfil do pneu dianteiro é caraterizado pelo desenvolvimento de múltiplos raios que aprimoram a dirigibilidade, oferecendo ao motociclista apoio lateral imediato e facilitado, ao mesmo tempo, rápidas mudanças de direção. Comparado com o usado no DIABLO ROSSO™ II, o perfil é mais alto na parte central e mais largo nas laterais para garantir maior área de contato com o solo e, por consequência, garantir mais estabilidade no apoio.

Ao mesmo tempo, a altura da parede lateral diminuiu em três milímetros para aprimorar a flexibilidade da lateral ao sair de apoios em aceleração, com grande benefício em termos de tração. O pneu traseiro segue o mesmo esquema de geometria que o dianteiro, garantindo balanço perfeito e comportamento sincronizado do par.

 

A estrutura do DIABLO ROSSO™ III

 

A superfície radial do novo DIABLO ROSSO™ III é bastante rígida para manter o perfil e possibilitar ao composto aderir ao asfalto. Muito similar ao usado no DIABLO™ Supercorsa, é feito de Rayon de alta performance, capaz de conservar a sua forma mesmo quando exigido de forma intensa em aceleração e carga.

A densidade da cintura radial foi ajustada para equilibrar rigidez com propriedades de absorção da aspereza do asfalto, garantindo melhor resposta ao contato e confiabilidade.

Disponibilidade e medidas do DIABLO ROSSO ™ III

 

Dianteiro

120/70 ZR 17 M/C (58W) TL

 

Traseiro

160/60 ZR 17 M/C (69W) TL

180/55 ZR 17 M/C (73W) TL

180/60 ZR 17 M/C (75W) TL

190/50 ZR 17 M/C (73W) TL

190/55 ZR 17 M/C (75W) TL

200/55 ZR 17 M/C (78W) TL

Sobre a Pirelli

Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 20 unidades industriais em 14 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes. Na América Latina está presente com seis unidades produtivas, sendo quatro delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 85 anos: Gravataí (RS), Campinas e Santo André (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras. A Pirelli é também fornecedora exclusiva da Fórmula 1 desde a temporada 2011.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de materiais para a reconstrução de pneus.

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