Desempenho Global do Setor Automotivo – 1o Trimestre 2014.
§ China mantém o 1º lugar em vendas de veículos no primeiro trimestre
§ Brasil continua na 4ª posição no mês
§ Toyota fica na liderança
A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente nos primeiros três meses de 2014. A China fechou o trimestre com mais de 5 milhões de veículos vendidos e um crescimento expressivo de 7,8% se comparado a igual período de 2013. Os EUA seguem em 2º lugar apresentando alta nas vendas de 1,3% em relação ao mesmo período de 2013. O Japão manteve a 3ª colocação com aumento significativo nas vendas de 20,5% no acumulado de janeiro a março em relação ao ano anterior.
Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países, os números englobam carros e comerciais leves.
O Brasil manteve a 4ª posição, mas com queda de 1,7% nas vendas no primeiro trimestre. A Grã-Bretanha aparece em 5º lugar com crescimento significativo de 13,9% devido à política pública de incentivo e à troca de placas dos veículos antigos por modelos mais novos que aconteceu em março.
Na 6ª colocação segue a Alemanha com aumento de 5,8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A Índia e a Rússia ficaram em 7º e 8º lugar com retração nas vendas de 8,3% e 2,3%, respectivamente. Na 9ª e 10ª posição estão os países do velho continente, a França e a Itália, com aumento de 2,1% e 6,2% nas vendas de janeiro a março de 2014 se comparado ao mesmo período do ano passado.
* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio, com exceção da China – apenas carros
*carros e comerciais leves
Desempenho das marcas
A Toyota aparece na 1ª colocação no primeiro trimestre com alta de 1,73% e com 1.477.977 unidades de veículos vendidos entre os 21 países escolhidos dos 60 pesquisados no mundo.
A Volkswagen segue em 2º lugar com 3,43% de veículos vendidos a mais se comparado ao mesmo a 2013. A Ford também manteve sua colocação e crescimento de 6,22%. A Chevrolet obteve queda de 5,94% nas vendas do primeiro trimestre quando comparado ao mesmo período do ano anterior.