De foguete para a Áustria. José Ricardo de Oliveira vence 3ª edição do Red Bull Kart Fight no Brasil
Irmão de João Paulo de Oliveira, piloto da Fórmula Nippon e Super GT, paulista irá representar o país na final mundial na Europa, ao lado de Giovanni Ballarin
Foi um longo dia no Kartódromo Internacional do Beto Carrero. Os 51 kartistas amadores mais rápidos do país chegaram à pista projetada por Hermann Tilke por volta das 13h e o campeão da edição brasileira do Red Bull Kart Fight só foi conhecido 12 horas mais tarde, já na madrugada do domingo. Melhor para José Ricardo de Oliveira, irmão do piloto brasileiro radicado no Japão, João Paulo de Oliveira, que venceu a bateria decisiva com um grande vantagem (21 segundos) para Giovanni Ballarin. Os dois serão os representantes do país na final mundial, que acontecerá na Áustria, em 2015.
Com um formato inédito, o evento deixou de ter a corrida final com o sistema de knock-down – eliminando o último colocado a cada passagem, depois das dez primeiras voltas -, para ter duas provas finais, com a primeira sendo classificatória para a segunda. Este novo formato foi fundamental para a conquista de José Ricardo.
Após se classificar em nono em sua bateria para as corridas finais, o paulista abandonou a primeira prova decisiva, devido a um problema em seu kart. Se faltou sorte na primeira parte da final, sobrou na hora que realmente valia. No novo sorteio dos karts, Oliveira pegou o carrinho com o qual Silvio Jovita venceu a prova anterior, com ampla vantagem. Mesmo saindo de último, já na segunda volta, José Ricardo já aparecia na ponta para, a partir daí, sumir na liderança e receber a bandeira quadriculada 21s597 de vantagem para Ballarin.
“Logo na largada, deu para ver que o kart era um foguete. Tanto que já passei na primeira curva em sexto ou sétimo. Dali para frente fui ultrapassando a galera. Eu via um espaço e arriscava, porque sabia que podia confiar no kart. Já na segunda volta pulei para primeiro, mas mantive o ritmo para não desconcentrar e deu certo. Agora, é pensar na Áustria! Vamos lutar para trazer este título para o Brasil”, contou Oliveira.
Diferente da corrida do vencedor, a bateria decisiva de Ballarin foi bastante acirrada. O piloto do interior de São Paulo disputou o segundo lugar com Relmo Serafin até as últimas curvas, cruzando a linha de chegada a apenas um décimo de segundo do terceiro colocado.
“Cara, não sei nem o que falar. A corrida foi espetacular e consegui o segundo lugar agora no finalzinho. Ainda não acredito que vou para Áustria! Vai ser uma experiência incrível e espero representar a nossa bandeira e todos os pilotos que competiram aqui no Brasil da melhor maneira possível”, afirmou Ballarin.
O Red Bull Kart Fight é o maior campeonato de kart amador do planeta, com disputas em mais de dez países. Em 2015, a Final Mundial acontecerá pela segunda vez no Red Bull Ring, em Spielberg, palco do GP da Áustria de Fórmula 1, em data a ser confirmada.
Confira o resultado da bateria decisiva do Red Bull Kart Fight Brasil 2014:
1) José Ricardo de Oliveira
2) Giovanni Ballarin
3) Relmo Serafin
4) Guilherme Silva
5) Humberto Rubin
6) Weverton Marques
7) Hebert Ribeiro
8) Rafael Cossi
9) Victor Chaves
10) Silvio Jovita
11) Valmor da Silveira
12) Alcio Neto
13) Alain Rossi
14) Francisco Abumansur
15) Felipe Souza
16) Antônio Filho
17) Lucas Bottechia
18) Marconi Menezes
19) Edson Correa
20) Bruno Biondo
Para mais informações, acesse: www.redbull.com.br/kartfight
Fotos: Bruno Terena / Red Bull Content Pool