Com 368 emplacamentos, Volvo EX30 é o terceiro carro elétrico mais vendido do país.
Pequeno, porém grandioso. Este foi o slogan de lançamento do Volvo EX30, quando apresentado pela primeira vez em terras brasileiras, em setembro de 2023, no Rio de Janeiro. A partir de maio do ano passado, o SUV compacto da marca sueca passou a rodar pelas ruas e estradas nacionais e a aceitação do modelo totalmente elétrico vem crescendo.
Em março, foram 368 unidades emplacadas, representando market share de 91,1%. Após boas performances em janeiro e fevereiro, com 255 e 286 emplacamentos, respectivamente, mantendo a participação de mercado, sempre acima de 82%. Estes resultados levaram o EX30 ao terceiro lugar entre os carros elétricos mais vendidos do país, neste primeiro trimestre, superando concorrentes de menor preço.
Nos três primeiros meses de 2025, o EX30 foi responsável por 43,4% do volume de vendas da Volvo Car Brasil. Dos 2.091 veículos da marca sueca emplacados no país, 909 foram do SUV compacto. Na divisão entre as versões, a Ultra, que é a topo de linha, segue sendo a mais vendida 493 unidades emplacadas, representando 54,3%; seguida pela Plus, com 251 modelos emplacados (27,6%) e a Core, versão de entrada, com 165 (18,1%).
EX30 é o 2º carro mais emplacado no segmento premium, o que confirma a aceitação dos carros elétricos dentro deste segmento. Outro ponto notável é que a Volvo tem 2 carros dentro dos 5 primeiros em emplacamento no segmento premium, reforçando a vice-liderança de segmento, com share de 20%. Estes dados são motivo de comemoração para Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil. “O EX30 é nosso modelo de entrada, permitindo que mais pessoas tenham acesso a um produto premium e elétrico. Quando o carro chegou ao mercado, no meio do ano passado, sabíamos do desafio, por ser uma faixa de mercado, entre R$ 200 mil e R$ 300 mil, que tem uma concorrência muito grande, mas sempre confiamos no potencial do produto e, principalmente, da nossa estrutura, somando os esforços entre o time da Volvo Car Brasil e nossa rede de concessionárias”, exalta Godoy.
“Este trabalho está longe de terminar. Nosso planejamento é levar cada vez mais a marca para perto do cliente. Por isso, seguimos nossa estratégia de inauguração de concessionárias pelo país, indo para fora das grandes metrópoles. Ano passado, inauguramos lojas em Juiz de Fora (MG) e em Santos (SP), este ano a primeira inauguração foi em Presidente Prudente (SP) e a próxima vai representar nossa 50ª concessionária, que é uma marca significativa para a gente, e o EX30 tem papel fundamental nessa estratégia”, complementa o presidente da Volvo Car Brasil.
Sobre a Volvo Cars em 2024 – Durante o ano de 2024, a Volvo Car Group registrou um lucro operacional recorde de SEK 27 bilhões (em torno de R$ 14,3 bilhões). A receita em 2024 atingiu o máximo histórico de SEK 400,2 bilhões (mais de R$ 212 bilhões), enquanto as vendas globais atingiram o recorde de 763.389 carros.
Sobre o Grupo Volvo Car – A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje é uma das marcas de automóveis mais conhecidas e respeitadas no mundo, com vendas para clientes em mais de 100 países. Volvo Cars está listada na Nasdaq Bolsa de Estocolmo, onde é negociada sob o ticker “VOLCAR B”.
“For Life. Dar às pessoas a liberdade de se movimentarem de forma pessoal, sustentável e segura”. Esse propósito se reflete a ambição da Volvo Cars de se tornar uma montadora de carros totalmente elétricos e em seu compromisso com uma redução contínua da sua pegada de carbono, com o objetivo de atingir zero emissões de gases com efeito de estufa até 2040.
Em dezembro de 2024, a Volvo Cars empregava aproximadamente 42.600 funcionários em tempo integral. A principal sede da Volvo Cars fica localizada em Gotemburgo (Suécia), onde se concentram as principais equipes como: desenvolvimento de produtos, marketing e funções administrativas. A Volvo Cars tem fábricas localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de R&D e design em Gotemburgo e Xangai (China).
Sobre a Volvo Car Brasil – A Volvo conta com seis modelos em seu portfólio no Brasil: os elétricos EX30, EX40, EC40 e EX90, além dos icônicos híbridos XC60 e XC90. O EX30, SUV elétrico compacto, é o modelo mais acessível da marca sueca, atualmente, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia, sustentabilidade e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.
Em 2024, a empresa encerrou com 8.682 veículos emplacados, que representa uma estabilidade frente ao ano anterior, mantendo a marca de 17% de share de emplacamentos no segmento premium.
Lançado em maio do ano passado, o Volvo EX30 teve 2.748 emplacamentos, sendo o veículo premium totalmente elétrico mais vendido do país, representando 82,5% das vendas de elétricos no mercado Premium onde atua.
Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com 3.287 veículos emplacados em 2024, representando mais de 29,1% das vendas na categoria.
A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões. Atualmente, já são mais de 60 eletropostos em funcionamento nas rodovias das cinco regiões do Brasil.