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Chevrolet Bolt EV 2017 – Andamos no veículo 100% elétrico da GM em seu evento de sustentabilidade.

O Chevrolet Bolt EV, modelo elétrico que é vendido nas concessionárias norte-americanas da marca desde dezembro de 2016 foi apresentado a um grupo de jornalistas  durante o evento de divulgação dos vencedores do Prêmio GM de Sustentabilidade 2017 e andamos com o veículo durante o evento.

Vejam nossas impressões:

O Chevrolet Bolt tem muito estilo e personalidade, com vincos e contornos que denotam terem sido concebidos para agradar aos olhos e não apenas pare exercerem função aerodinâmica. Até mesmo a profusão de LEDs que iluminam os faróis e lanternas caem bem no modelo.

O painel de instrumentos digital, a tela generosa do sistema multimídia e por um ou outro detalhe futurista, o habitáculo não choca e se assemelha ao de um hatch convencional. Mais uma vez, parece que a ideia dos designers foi de preservar aquelas feições dos carros “comuns” aos quais os consumidores estão acostumados.

nclui assistentes que impedem mudança involuntária de faixa de rolagem, frenagem dianteira automática, sistema monitoramento de pontos cegos, aviso de trafego traseiro cruzado, alerta de colisão frontal, aviso de mudança de faixa e câmera 360º. Muito interessante é o retrovisor interno, capaz de reproduzir a imagem capturada pela câmera de ré, proporcionando melhor visualização traseira.

Motor

Segundo o diretor de Engenharia Elétrica da GM América do Sul, Alexandre Guimarães, o Bolt não tem um motor elétrico e sim um sistema de propulsão elétrica que proporciona uma potência de 203 cv e um impressionante torque de 36,7 kgfm. Esses atributos permitem acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, mas a velocidade final é de apenas 148 km/h.

A bateria de íons de lítio, de 60 kwh e capaz de gerar 360 volts, proporciona uma autonomia de 383 km, embora esse valor possa variar de acordo com vários aspectos, como temperatura ambiente e até a maneira como o motorista conduz o veículo. Ela integra o chassi e fica sob o assoalho, dividida em 5 bancos de células, contribuindo para a equilibrada distribuição de peso em cada eixo. Para que opere nas melhores condições, exige um sistema de refrigeração capaz de manter a temperatura máxima de 38 graus.

Com a autonomia proporcionada, o Bolt deixa de ser um elétrico essencialmente urbano, permitindo que se faça pequenas viagens com tranquilidade. Com o sistema de frenagem regenerativa é possível preservar ou até aumentar a carga da bateria em percursos mais curtos.

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