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Chevrolet Agile deixa de ser produzido na Argentina.

Chevrolet Agile finalmente teve sua produção encerrada na Argentina, único país que ainda vendia o hatchback. Fora do Brasil desde 2014, o compacto perdeu espaço para o Onix, tanto por aqui quanto no país hermano. A linha de produção na fábrica em Rosário irá produzir a segunda geração do Cruze, tanto na versão hatchback quanto sedã, justamente o único modelo em fabricação no complexo.

O Chevrolet Agile nasceu em 2009, durante pior momento na história da General Motors, quando quase faliu. Na época, a empresa fechou diversas marcas como Pontiac e Hummer, além de vender a Saab. Precisavam de um veículo novo para a América Latina e que tivesse um baixo custo de produção. Usaram a plataforma do Corsa e reaproveitava diversas peças não só do Corsa como também do Celta. Era um projeto temporário, até resolver as finanças do grupo.

O Chevrolet Agile tem sua história marcada por polêmicas, muitas envolvendo discussões sobre o design e acabamento do veículo. Ganhou o apelido de “Fragile”, por reclamações a respeito de sua resistência, o que ficou ainda pior depois que o hatchback receber nota zero em segurança pelo crash-test do Latin NCAP em 2013 – na época, os airbags ainda não eram obrigatórios, pois a regra só passou a valer em janeiro de 2014.

Sem sucessor

Em 2012, a General Motors chegou a cogitar um novo modelo que iria suceder o Chevrolet Agile, produzido na Argentina porém como um carro global, ao invés de ser um automóvel restrito para a América Latina. Com o tempo, surgiram informações sobre um projeto que iria aposentar o Celta e, para os outros países, o Agile, foco do investimento de US$ 500 milhões no Brasil anunciado pela marca. Com a crise e o aumento do dólar, tudo foi cancelado para iniciar outro projeto, com plataforma desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC e que deve ter seu primeiro modelo lançado em 2017.

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