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Castrol Edge cria primeiro desafio de corrida 3D do mundo.

Vídeo da série Titanium Trials mostra o piloto de Fórmula Drift Matt Powers dirigindo um Ford Mustang de verdade usando capacete de realidade virtual

 

A Castrol EDGE lança mundialmente nesta semana o desafio de corrida Titanium Trial, com a participação do piloto de Fórmula Drift Matt Powers a bordo do seu Roush Stage 3 Mustang, usando um capacete de última geração Oculus Rift Development Kit 2: fora do mundo à sua volta e completamente imerso em um mundo virtual 3D altamente dinâmico. Em uma iniciativa pioneira, Castrol EDGE fundiu tecnologia de vídeo games com uma experiência de direção real usando um carro modificado e tecnologia de realidade virtual, fazendo com que um mundo gerado por computador responda aos movimentos do piloto e do carro simultaneamente.

Segue o vídeo:

https://youtu.be/wmZG50zltn4

A experiência de vídeo game acontece em um cenário de tirar o fôlego, com rochas caindo, estradas desmoronando, túneis, despenhadeiros e a aparição virtual de outro ídolo das corridas – isso tudo com os cenários respondendo a cada manobra do Matt Powers. O desafio é parte dos Castrol EDGE Titanium Trials, uma série de desafios de corrida de alto nível que levam homens e máquinas a desafiarem os limites da performance com a ajuda de Castrol EDGE com a força de Titanium FST™ – atualmente o óleo mais potente e de maior avanço tecnológico da Castrol.

 

“O drift virtual foi incrível e muito desafiador, não se compara a nada que eu já tenha feito. Foi incrível poder participar e ainda testar essa nova geração de tecnologia de games; as oportunidades que isso abre para os esportes automotivos em geral são inacreditáveis. Tive que confiar meu desempenho aos meus instintos e ao carro e contei com a força de Castrol EDGE no motor para me dar a segurança de que o carro chegaria à sua performance máxima”, afirmou Matt Powers.

 

Todas as novas tecnologias desenvolvidas para o desafio ficaram a cargo de Castrol EDGE e dos técnicos criativos Adam Amaral e Glenn Snyder. Usando dados de diagnóstico interno do veículo (dados OBD2) e sistemas de posicionamento externos (GPS e medição por inércia), o time conseguiu sincronizar esses números com o capacete Oculus Rift DK2 de Powers, transformando uma experiência estática em uma experiência móvel dentro de um veículo em movimento. Pela primeira vez na história, o time transformou um carro de verdade em um console de games gigante onde Powers vivenciou, enquanto dirigia, o mundo virtual por meio do seu capacete.

 

Absolutamente tudo, do ângulo de direção e velocidade da roda ao amortecimento dinâmico e posição do acelerador, foi monitorado, permitindo ao Castrol EDGE simular o veículo no mundo virtual com precisão quase absoluta. Foi preciso desenvolver uma nova tecnologia para atender e superar o ritmo de 75 atualizações por segundo enviadas pelo Oculus Rift DK2, oferecendo a Powers uma experiência de direção contínua. Essa expertise e atenção aos mínimos detalhes possibilitaram a criação desse desafio.

 

Os Titanium Trials fazem parte de uma série de desafios de direção de alta potência para demonstrar a força do Castrol EDGE reforçado com Titanium FST™ – o óleo mais forte e avançado da Castrol de todos os tempos, que duplica a resistência da película lubrificante, reduz o atrito e ajuda a maximizar o desempenho do motor. Em 2014 foi realizado o primeiro desafio, o Titanium Strong Blackout, com Ken Block, Augusto Farfus (piloto da BMW Motorsport / DTM), Mike Rockenfeller (piloto da Audi Sport / DTM) e Adrian Zaugg (piloto de teste da Lamborghini Squadra Corse). Para assistir, acesse:  https://www.youtube.com/watch?v=0WKis4NYLHo

 

Sobre o Castrol EDGE reforçado com TITANIUM FST™:

 

Foram desenvolvidas e testadas 2.400 misturas de lubrificantes para chegar à fórmula perfeita e, durante os testes de motor, foram rodadas o equivalente a 1,9 milhões de milhas (75 viagens de volta ao mundo). A tecnologia atual permite que as montadoras construam carros menores e mais potentes, com motores mais eficientes. O objetivo é oferecer maior economia de combustível, reduzir as emissões e aumentar a performance. Isso resulta no aumento de praticamente 100% da pressão do motor, exigindo mais do óleo lubrificante.

 

A pressão chega a mais de 10 mil kg por centímetro quadrado, o equivalente a cinco carros empilhados em cima de um salto agulha. Os motores se tornaram mais sofisticados, com recursos como injeção direta e super alimentação. O resultado do uso desses recursos é uma maior pressão sobre o motor, exigindo mais do óleo lubrificante. Cada peça do motor depende do óleo para manter as superfícies de metal separadas, o que pede um óleo que não seja apenas forte mas que se mantenha forte por mais tempo.

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