CaminhõesNotíciasVolvo

Biarticulado Volvo completa três décadas de revolução no transporte de passageiros.

Os biarticulados são ônibus com quatro eixos, duas articulações e alta capacidade de passageiros. O modelo atual da Volvo é o maior ônibus em operação no mundo. Dependendo da configuração da carroceria, pode ter até 30 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros.

O começo

O desenvolvimento do ônibus biarticulado nasceu de uma parceria entre a Volvo e Curitiba. No fim dos anos 80, a prefeitura procurou a fabricante, que tem sua sede latino-americana na cidade, com a proposta de desenvolver um ônibus de capacidade ainda maior do que os já consagrados articulados Volvo de então.

Na década de 70, a prefeitura começou a criar a RIT, a Rede Integrada de Transporte. Primeiro, com o sistema de ônibus expresso. Em 1974, inaugurou o tráfego de coletivos em vias exclusivas. Na década de 1990 surge a linha direta, conhecida como ligeirinho, e as estações tubo, um dos ícones de Curitiba.

A prefeitura projetou o sistema não apenas para transportar pessoas, mas também conduzir o desenvolvimento urbano. A partir do planejamento para onde a cidade deve crescer, leva-se o sistema de transporte e, naturalmente, a região se desenvolve. Mas para cumprir esse objetivo e continuar crescendo, a RIT demandava veículos de altíssima capacidade. A Volvo então aceitou o desafio e em apenas nove meses desenvolveu o projeto. Em 1992 começaram a circular, em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão, os primeiros 30 biarticulados com capacidade para 200 passageiros cada, e com 24,5 metros de comprimento.

Com faixas exclusivas para ônibus, tarifa integrada e pré-paga e estações de embarque rápido em nível, estava criado o conceito do BRT, que projetaria Curitiba para o mundo. Hoje, a RIT transporta mais de 1,3 milhão de passageiros por dia. São 250 linhas, 329 estações tubo, 22 terminais e 6,5 mil pontos de parada. A RIT vai além de Curitiba e integra outras 13 cidades à rede.

América Latina

Com a ajuda fundamental da Volvo, Curitiba consolidou um sistema eficiente de transporte coletivo que, no decorrer dos últimos 30 anos se tornou popular em todo o planeta, mas principalmente na América Latina. “A Volvo é líder em veículos de grande capacidade para BRTs no continente latino-americano”, diz Todeschini.

Hoje há BRTs operando em 61 cidades do continente, informa o Global BRT Data. Nelas, transportam quase 21 milhões de passageiros por dia. É como se a população de Minas Gerais, o segundo estado mais populoso do Brasil, se deslocasse todos os dias pelos BRTs latino-americanos. O país com mais BRTs no continente é o Brasil: 24 cidades. Além de Curitiba, o sistema está, por exemplo, em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, todos com presença forte de veículos Volvo. No Brasil, os BRTs respondem pelo deslocamento de 10,8 milhões de passageiros todos os dias, pouco menos que a população de São Paulo em 2021, estimada em 12,3 milhões pelo IBGE.

Bogotá e Santiago

Um dos maiores BRTs do mundo está em Bogotá, capital da Colômbia. Segundo o Global BRT Data, o Transmilenio transporta 2,2 milhões de passageiros diariamente e tem 113 quilômetros de extensão. Inaugurado em dezembro de 2000, tem forte presença de articulados e biarticulados Volvo. Presente desde a implantação do sistema, a marca vem continuamente contribuindo nas renovações de frota da cidade. Somente nos últimos quatro anos foram mais de 1.000 ônibus Volvo para o BRT da capital do país andino.

Outro importante sistema de transporte urbano do continente é o de Santiago, no Chile. Embora não seja tecnicamente considerado um BRT, a Red Metropolitana de Movilidad opera centenas de ônibus em integração com o sistema de metrô da capital do país. Graças à experiência com veículos de alta capacidade, a Volvo sempre foi um dos principais provedores de ônibus para a cidade. Recentemente, a marca foi selecionada para fornecer 564 novos veículos, na mais importante licitação de ônibus urbanos da América Latina em 2021/2022.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *