Avaliamos a Triumph Tiger Explorer 1200

Boa tarde amigos da Veloxtv, é com muito prazer que apresentamos a avaliação da Triumph Tiger 1200.

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Para este teste, conduzimos a Triumph Explorer até Serra Negra, interior do Estado de São Paulo, através do circuito queridinho dos motociclistas, passando por  Morungaba , famosa por suas curvas  e uma bela paisagem.

 

Nossa equipe testou a Explorer com 03 pilotos e 01 passageira na garupa

 

De maneira geral, a moto agradou a todos, tanto nos quesitos, ciclística, torque, velocidade, conforto em alta e baixa velocidade para garupa e piloto.

 

O som emitido também foi agradável, pois os 03 cilindros conferem  sensação  suave, tanto nas vibrações sobre a moto, como  durante as viagens, o que pode ser um fator importante em  incursões  mais longas .

 

Houve um ponto negativo, percebido por todos os pilotos, e relatado por outro  proprietário de moto da mesma marca e modelo , no que se refere  à movimentação do guidão.

 

O guidão “shimava” (tremia) quando se atingia velocidades mais altas, o que é bastante preocupante, pois pode comprometer a dirigibilidade e obviamente, a segurança.

 

Para resolver o problema, um proprietário que também percebeu a falha, mandou instalar amortecedores de guidão e continuou com sua Tiger Explorer, pois assim como nós, acabou surpreendido pelo conjunto da obra, sendo este,  um  detalhe de solução fácil, porém importante de ser relatado!

Lembrando que o designer da moto e sua beleza chamavam atenção e atraíram a curiosidade, tanto dos pilotos das Speed como das estradeiras e big trails, toda vez que fazíamos uma parada e encontrávamos outros motociclistas.

 

Para quem tem espírito de aventura e busca uma parceria à altura, este modelo da Triumph pode te conquistar e firmar com você, uma parceira de sucesso, por milhares de quilômetros e muitos terrenos.

 

A liberdade experimentada em explorar novos caminhos, conhecer outros países e não parar só porque a estrada acabou… tudo isso você encontra com este modelo da Tiger Explorer XC.

 

Boas conversas que renderam novos amigos!

 

Este é o espírito motociclista!

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MOTOR

PERFORMANCE

A Explorer foi equipada com o tradicional motor Triumph de três cilindros com 1.215 cc, construído com as mais novas tecnologias para oferecer robustez, confiabilidade e baixos níveis de manutenção – detalhe muito importante para as longas aventuras. Este propulsor possui muita potência (137 cv a 9.000 rpm) e torque elevado (121 Nm a 6.400 rpm) em baixas rotações, justamente quando o piloto mais precisa.

DOHC

O DOHC (duplo comando de válvulas) atua nas quatro válvulas por cilindro, garantindo que o modelo rode com segurança, conforto e o desempenho necessário mesmo quando a motocicleta está carregada com piloto, garupa, bagagens e se depara com uma subida íngreme na estrada.

TRANSMISSÃO

Foi desenvolvida UMA TRANSMISSÃO ROBUSTA QUE INCLUI UMA RESISTENTE CAIXA DE SEIS VELOCIDADES. O CONJUNTO OFERECE UMA DISTRIBUIÇÃO SUAVE DE POTÊNCIA, COM CAPACIDADE PARA ENFRENTAR COM EFICIÊNCIA OS CHOQUES NO USO OFF-ROAD. ALÉM DISSO, O SISTEMA QUASE NÃO EXIGE MANUTENÇÃO, O QUE TAMBÉM TRAZ MAIS TRANQUILIDADE E SEGURANÇA PARA AS VIAGENS DE LONGA DISTÂNCIA.

BAIXO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

O tanque com capacidade para levar 20 litros de combustível e o motor de alta eficiência garantem uma autonomia incrível ao modelo – que pode rodar em torno de 320 quilômetros sem precisar parar no posto para abastecer.

 

“RIDE-BY-WIRE” (sensores no punho do acelerador ao invés de cabos)

A injeção de combustível é controlada através de um sistema de borboleta com a tecnologia “ride-by-wire”, que recorre a um controle eletrônico para proporcionar à motocicleta o torque necessário da maneira mais eficiente possível.

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CHASSI

QUADRO – Bagagem não é problema!

Foi desenvolvido um quadro em aço tubular da Tiger Explorer com o mesmo estilo das outras Triumph. Com a diferença de que é mais robusto para enfrentar os desafios da condução “off-road” e também nas estradas pavimentadas. Com isso, o piloto poderá colocar bastante bagagem no modelo e, mesmo assim, continuar a rodar com velocidades elevadas ou, também, trafegar em pisos em mau estado sem perder o controle e o conforto.

 

SUSPENSÃO – O rodar macio e confortável!

A suspensão da Tiger Explorer XC foi desenvolvida para enfrentar qualquer tipo de condução. Possui um garfo robusto de 46 mm na dianteira, com um curso aumentado de 190 mm, ideal para pisos em mau estado e para aumentar o conforto em longas distâncias. Na traseira, o amortecedor único proporciona um curso de 194 mm e integra o recurso de ajuste de pré-carga e amortecimento de ressalto regulável.

 

FREIOS – Porque  precisão é fundamental!

A frenagem fica a cargo de duas pinças de 4 pistões e discos duplos de 305 mm na dianteira, com disco único na traseira, controlados pelo avançado sistema ABS eletrônico comutável da própria Triumph.

 

RODAS E PNEUS

As rodas em alumínio fundido de 10 raios e 17 polegadas na traseira e 19 polegadas na dianteira são perfeitas para a condução “off-road” e são eficazes para enfrentar pisos em más condições

 

POSIÇÃO DE PILOTAGEM

O conforto é essencial numa motocicleta projetada para viagens longas e, por isso, na Tiger Explorer as atenções nesse aspecto foram concentradas para o condutor e também para o passageiro. A posição de pilotagem é perfeita. Alta, com posição ereta, guidão dominante e largo e muito espaço. Até mesmo o passageiro dispõe de imenso espaço, bem como de alças de grande dimensão para aumentar sua confiança e segurança.

 

MANUSEIO

Este foi um item que chamou a atenção, durante nossos testes. A Tiger Explorer é uma motocicleta de manuseio fácil e natural. Seja em curvas de baixas ou altas velocidades, o modelo mostra-se extraordinariamente fácil de manobrar. Sua distância entre eixos de 1.530 mm garante muito espaço interno e, ainda, excelente estabilidade.

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EQUIPAMENTOS E TÉCNOLOGIA

 PROTETOR DE CÁRTER

Um protetor de cárter bastante resistente, feito de placa de alumínio, oferece proteção extra na pilotagem fora-de-estrada.

BARRAS DO MOTOR

As barras do motor são confeccionadas em aço e revestidas com pó texturado duradouro.

 

PROTETOR DE MANOPLA

Os protetores de manopla protegem o motociclista de pedras lançadas por carros na estrada, além de também proteger do vento frio.

 

FARÓIS DE NEBLINA

O kit de faróis de neblina inclui, além dos dois faróis de alto desempenho de 55 W, proteções com tecnologia marítima e grade de montagem tubular integrada.

 

CONTROLE DE TRAÇÃO

A Tiger Explorer também conta com controle de tração como equipamento de série para lhe proporcionar maior segurança e confiança mesmo com o piso escorregadio. O sistema mantém as derrapagens em um nível controlável através da leitura das velocidades das duas rodas, bem como de inúmeros parâmetros do motor, e ajusta a performance de modo a ajudar o piloto a manter uma trajetória segura.

 

PILOTO AUTOMÁTICO

Todas as Tiger Explorer XC estão equipadas com o chamado piloto automático – o controle da velocidade de cruzeiro, diminuindo a fadiga em longas distâncias e otimizando o consumo de combustível.

 

FREIOS ABS COMUTÁVEL

O sistema de freios ABS, de série, utiliza a mais recente tecnologia para impedir o bloqueio das rodas em qualquer condição. Além disso, pode ser desativado para utilização “off-road”, para se adaptar ao seu estilo de condução.

 

ALTERNADOR DE 950 W

Para uma motocicleta desenvolvida para percorrer longas distâncias em qualquer condição climática, a Tiger Explorer permite que o usuário utiliza vários dispositivos elétricos durante sua viagem. Para isso, conta com um potente alternador de 950 W – líder em sua categoria. Na prática, significa muita ao seu dispor, inclusive coma opção de punhos e assento aquecidos.

 

IMOBILIZADOR

Para maior segurança, a moto vem equipada com um imobilizador com chave codificada como equipamento de série.

 

PÁRA-BRISAS

As velocidades mais altas em estrada são facilitadas graças ao para-brisas com altura ajustável, que contribuiu para a aerodinâmica da motocicleta e o protege o piloto do vento excessivo sem criar uma turbulência desnecessária ou barulho muito alto.

 

PAINEL DE INSTRUMENTOS

A Tiger Explorer XC oferece todas as informações que o piloto precisa durante sua viagem. O painel de instrumentos, do tipo LCD, conta com interruptores no guidão para manuseio e acesso às informações disponíveis, como velocímetro, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (opcional), indicadores do assento aquecido e do funcionamento do piloto automático e avisos sobre o intervalo de manutenção. O conjunto incorpora um computador de bordo bem completo, que indica, por exemplo, distância percorrida, tempo de viagem, velocidade média, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia. Também aparece um alerta na tela em caso de temperaturas de congelamento, bem como uma leitura numérica da temperatura ambiente.

 

TOMADA DE ALIMENTAÇÃO DE 12 V

Foi adicionado uma tomada de alimentação de 12 V perto da ignição para o piloto poder ligar seu GPS ou conectar uma roupa com sistema de aquecimento.

 

ASSENTO REGULÁVEL

Também foi desenvolvido um assento amplo, plano e facilmente regulável a 837 mm ou 857 mm – não são necessárias ferramentas para alterar esta altura. Por isso, você pode viajar com conforto seja qual for a sua altura. E até mesmo o guidão e as manoplas podem ser ajustados para uma melhor ergonomia.

CARGA ÚTIL

A Tiger Explorer tem uma incrível capacidade de carga útil de até 222 kg. Ideal para aquelas aventuras mais longas.

 

ACESSÓRIOS FUNDAMENTAIS

SISTEMA DE ALFORGE PARA A EXPLORER

Sistema de Bagagem Dinâmico Triumph Personalizado a unidade de montagem totalmente flutuante garante que os níveis de desempenho não são comprometidos com a carga completa. Capacidade para 62 litros de transporte de bagagem (possibilidade para guardar um capacete integral no alforge esquerdo).

 

TOP CASE PARA AVENTURA

Top Case Triumph totalmente impermeável desenvolvida com capacidade para um capacete integral. Capacidade para 35 litros e um limite de peso de 10 kg. Ligação elétrica de 12 V automática para facilidade de instalação e remoção dia após dia.

 

ASSENTOS DO CONDUTOR E DO PASSAGEIRO AQUECIDOS (Opcional)

Os assentos aquecidos personalizados e controlados por termostato são imprescindíveis para qualquer utilização em viagens longas ou em tempo frio. Integrando definições de temperatura permutáveis e elementos de aquecimento de alta qualidade para um aquecimento eficiente e confortável. Disponível para condutor e passageiro.

 

PÁRA-BRISAS TOURING ALTO COM REVESTIMENTO QUANTUM

Pára-brisas alto em policarbonato, regulável, moldado por injeção, para um extraordinário acabamento e óptima clareza combinados com uma superfície com revestimento Quantum para a máxima resistência a riscos. 50 mm mais alto e 30 mm mais largo do que o equipamento original.

 

PUNHOS AQUECIDOS (opcional)

Desenvolvidos especificamente para a embreagem por sinais (“fly by wire”) da Tiger Explorer, estes punhos aquecidos com ligação interna incluem definições de aquecimento de dupla temperatura selecionáveis através de botões de cores instalados no guidão.

 

OPÇÕES DOS ASSENTOS

Está disponível para a Tiger Explorer uma gama completa de assentos, incluindo um assento baixo, um assento alto, e também um assento confortável especial com tecnologia de malha 3D.

 

 

GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

A confiança da Triumph permite que seja oferecida uma garantia de dois anos com quilometragem ilimitada para as motocicletas Triumph e também para os acessórios originais, juntamente com uma garantia de 12 meses com quilometragem ilimitada para as peças sobressalentes. A Tiger Explorer deve ser levada para a manutenção a intervalos de 16.000 km.

 

 

CORES

 

CORES TRIUMPH

 

CONCLUSÃO

 

A Tiger pertence a linha tradicional da Triumph, o modelo foi desenvolvido com foco especial na aventura. Explorar novos caminhos, conhecer outros países e não parar só porque a estrada acabou – é esta a proposta principal da Tiger Explorer XC. Essa motocicleta foi criada para todos os motociclistas que um modelo confiável, robusto, confortável nas longas viagens, equipado com um motor potente e com muito torque, com grande autonomia de combustível e, ainda, fácil de pilotar. E não só isso. Também foi acrescentado a esta motocicleta um pacote sofisticado de acessórios e equipamentos, como o sistema de freios ABS, o controle de tração e o piloto automático.

 

 

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA – Tiger Explorer XC ABS

QUADRO: Armação em treliça tubular de aço

BRAÇO OSCILANTE: Liga de alumínio fundido de um lado com eixo de transmissão

RODA DIANTEIRA: Liga de alumínio fundido 32 raios, 19 x 2,5 polegadas

RODA TRASEIRA: Liga de alumínio fundido 32 raios, 17 x 4,0 polegadas

PNEU DIANTEIRO: 110/80 R 19

PNEU TRASEIRO: 150/70 R 17

SUSPENSÃO DIANTEIRA: Garfo invertido KYB 46 mm, curso de 190 mm

SUSPENSÃO TRASEIRA: Monoshock (amortecedor de choque único) KYB com reservatório de óleo remoto,

Pré-carga ajustável hidraulicamente, ajuste de amortecimento com retorno, curso da

roda traseira de 194 mm.

FREIO DIANTEIRO: Discos flutuantes duplos de 305 mm, cáliper de 4 pistões Nissin, ABS desligável

FREIO TRASEIRO: Disco simples de 282 mm, cáliper deslizantes de 2 pistões Nissin, ABS desligável

 

PAINEL DEINSTRUMENTOS EFUNÇÕES: LCD instrument pack with digital speedometer, analogue tachometer, gear position

indicator, fuel gauge, range to empty, service indicator, clock, air temperature, frost

warning, hazard warning lights, trip computer, Tyre pressure monitoring system

 

OTHER FEATURES ANDBENEFITS

Pacote de instrumentos de LCD, com velocímetro digital, tacômetro analógico, indicador da posição da marcha,

medidor de combustível, autonomia residual, indicador de manutenção, relógio, temperatura do ar,

aviso de congelamento, pisca-alerta, computador de bordo e sistema de monitoramento da pressão dos

pneus.

 

PERFORMANCE

POTÊNCIA MÁX 137CV @ 9300

TORQUE MÁX. 121NM @ 6400

PREÇO – R$ 63.990,00

 

 

Testes realizados por:

 

Piloto de Teste: Rodolfo Albuquerque / Paulo Orlandim

Fotografia: Paulo Orlandim

Matéria: Verinha

Veículo de comunicação: VELOXTV / VPROAD

Um comentário em “Avaliamos a Triumph Tiger Explorer 1200

  • 3 de junho de 2018 em 18:55
    Permalink

    Parabéns pela reportagem, muito esclarecedora e completa.

    Resposta

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