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Avaliação Honda Civic SI – Um Samurai em alta rotação.

Falaremos hoje de um veículo com um apelo importantíssimo em seu mercado, o “Honda Civic SI” que em sua categoria possui pouquíssimos concorrentes diretos e que alia um coupê confortável a um esportivo invocado. As imagens da nossa avaliação estão ao final da matéria.

Disponível no mercado brasileiro desde 2015, esta versão de duas portas chega às concessionárias da marca via importação, e veio substituir a versão sedã de quatro portas até então a mais esportiva do Civic no Brasil.

Com muitos fãs, o esportivo da Honda não veio para atender a todos, já que apenas um lote pequeno será vendido anualmente. Ao contrário do Civic Hatch europeu, o Civic Coupê para a América do Norte atende ao padrão que o americano gosta e isso significa ter um carro mais simples, porém, funcional. A performance também exigiu um motor maior, ao gosto local.

Uma carroceria perfeita

Como todo autêntico esportivo, a carroceria cupê sugere emoção e velocidade. Mas não é só isso que o novo Si traz. A Honda fez a lição de casa para dar um toque apimentado nesse modelo. Dessa forma, ele conta com grade com o logo “Si”, faróis mais incisivos, para-choque e para-lamas integrados e rodas aro 18 polegadas de liga leve diamantadas. Mas o grande destaque é certamente a traseira “rápida” com lanternas marcantes. Além disso, um expressivo aerofólio enfatiza a esportividade do novo Si. Ainda que a plataforma seja a mesma do sedã, o novo Civic Si tem entre-eixos 8 cm menor que o Civic Sedã, mas é 6 cm mais longo que o sedã.

O Honda Civic Si é um típico coupé com duas portas e a queda do teto após a coluna central. Na frente se destacam na grade frontal Black Piano, as letras Si, que envolve de forma muito harmoniosa e esportiva os faróis de neblina e mais alguns pormenores na frente do Honda Civic.

A carroceria é muito aerodinâmica e fluída, tendo desenho na medida certa e até espaço no teto para um teto solar elétrico. A vigia traseira é grande, porém, fixa. A tampa do porta-malas não é pequena e sustenta uma grade aerofólio na cor do carro.

As rodas de liga leve aro 18 apresentam lâminas que reforçam a esportividade do carro, bem como para-choque traseiro com difusor de ar e escape cromado. As lanternas compactas fecham o belo conjunto.

Motor  aspirado de 2,4 litros

O novo Civic Si traz um motor completamente inédito no mercado brasileiro. Esse motor é bem diferente do motor que já equipou o Honda Accord. Além disso, é um motor à gasolina específico para a versão Si. Trata-se de um bloco de 2,4 litros – 16 válvulas DOHC (duplo comando de válvulas), aspirado, com sistema i-VTEC. Ele usa alumínio na construção do bloco, cabeçote e cárter. Outro destaque é o comando de admissão de válvulas variável. A potência máxima é de 206 cavalos (a 7.000 rpm) e o torque máximo é de 23,9 kgfm (a 4.400 rpm). Quando comparado à primeira geração do Civic Si, que vinha com um motor 2.0 i-VTEC, a potência teve um aumento de 14 cv e o torque de 5 kgfm.

No novo motor, a rotação pode chegar até a 7.100 rpm. No antigo motor 2,0 litros do Si, a rotação chegava à 8.200 rpm. Segundo a engenharia da Honda, a rotação mais baixa se dá em função das rígidas normas de emissão. Assim, o motor é limitado para se enquadrar nas legislações vigentes.

Junto com esse motor, está um câmbio manual de seis marchas. Aliás, a precisão de engate desse câmbio é elogiável até por pilotos profissionais. O curso da alavanca é bem curto e muito preciso. Parece um joystick! No novo Civic Si, a Honda deu uma suavizada no pedal de embreagem. Antes, ele era mais duro, e tinha atuação mais rápida. Agora, ele esta um pouco mais suave.

O propulsor é silencioso e suave em funcionamento, tendo disponibilidade a qualquer momento. Ele sempre está atuando em rotação mais alta que o comum, sendo que a entrada do VTEC ocorre acima dos 6.000 rpm e tem seu ápice em torno dos 7.000 rpm. É aí que todas as luzes do indicador no painel estão acesas e o alerta é dado, já que a faixa vermelha no conta-giros vermelho foi atingida.

Neste ponto aproveitamos para falar da segurança, algo fundamental em todos os veículos, e muito particularmente em modelos de apelo esportivo. O Civic Si tem barras laterais de proteção e vem equipado com airbag, frontal, lateral e de cortina para condutor e passageiro.

Ao longo das centenas de quilômetros realizados com o Honda Civic Si, podemos ainda conferir o eficiente sistema de freios com ABS e EBD, sempre se comportando de forma equilibrada e sem sustos.

O Civic Si desperta sensações incríveis.  Ele é esportivo por fora e por dentro, com um comportamento dinâmico que reflete seu DNA, honrando a história de sucesso da marca em competições esportivas, sendo um deleite o dia a dia com ele, seja na cidade ou em rodovia. Ele é rápido e ágil, e excelente proposta para quem busca esportividade com estilo.

Shift Light inteligente!

Como todo autêntico esportivo, a Honda inclui um shift light para indicar o estado do motor. Assim, um LED vermelho se acende ao lado do nome i-VTEC, no exato momento em que o sistema atua sobre o comando, aumentando a abertura das válvulas de admissão.

De forma complementar, existem mais 6 leds que indicam o limite máximo de giro (e rendimento do motor) antes do sistema limitar o motor, para proteção do conjunto. Esse sistema informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor. Conforme o giro aumenta, ao luzes acendem gradativamente em sequência. As primeiras quatro são amarelas e as duas últimas vermelhas. A última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de rotações.

Diferencial dianteiro especial

Para que o carro tenha o máximo de performance, a Honda incluiu um diferencial dianteiro com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential). Sua principal função é distribuir melhor o torque (nas duas rodas de tração) tanto em curvas como em arrancadas. Assim, quando uma roda começa a patinar excessivamente, o diferencial LSD transfere o torque para a roda que tem maior tração. E isso ajuda bastante nas arrancadas, ou retomadas em curvas.

O modelo também conta com o VSA (Vehicle Stability Assist) também conhecido como programa de estabilidade eletrônico. Este auxilia no controle da estabilidade, mantendo a trajetória do carro, em situações extremas de eventual perda de controle. Quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações de sobre-esterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente), o sistema atua freando apenas a roda necessária para equilibrar o carro. O VSA também pode atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica, para limitar a potência do motor, quando necessário. Isso pode ser desligado através de uma tecla no painel, deixando todo o rendimento do Si por conta da habilidade do motorista.

Consumo

Um destaque muito positivo, a eficiência energética. Nossa equipe conseguiu médias de 12,3 km/l na cidade e 15,8 na rodovia o que apesar de utilização da gasolina como única opção para o tanque de 50 litros, mostra a eficiência e qualidade do motor aspirado desenvolvido pela Honda.

Parte Interna e Cockpit

O volante e a alavanca da transmissão têm acabamento em couro, e conjugando o ajuste do banco do condutor com a coluna de direção regulável em altura e profundidade, conseguimos uma confortável posição de condução, perfeita integração e ampla visibilidade.

Reprodução do Civic atual, o interior do cupê da Honda apresenta tonalidade preta, inclusive em teto e colunas, bem como inserção de detalhes imitando fibra de carbono. O vermelho é a cor contrastante no ambiente e decora os assentos, que possuem costuras na mesma tonalidade. Além disso, cluster, alavanca de câmbio, volante em couro e multimídia a utilizam para destacar a esportividade do Si.

 

O quadro de instrumentos análogo-digital é, porém, diferente na parte superior em relação aquele visto no Civic comum. Do lado esquerdo do velocímetro há um indicador luminoso de atuação do comando i-VTEC. No direito fica o medidor de combustível normal, mas entre eles, as barras vermelhas não se alteram, ao contrário da função Econ do Civic.

 

A multimídia é simples e possui tela touchscreen, não tendo navegador GPS (o que deveria ser de série em um carro desse preço), mas pelo menos há imagem da câmera de ré com três visualizações. O ar condicionado automático é intuitivo e o console possui apliques prateados, tendo alavanca com pomo metálico. O Civic Si Coupê vem com entrada HDMI, USB, auxiliar, além de Bluetooth.

O volante em couro com costura vermelha e logotipo Si é atraente, mas é exatamente igual ao encontrado nos demais modelos da marca. Os pedais de aço inox se destacam. As portas possuem acabamento em tecido com apliques prateados.

 

Já os bancos apresentam desenho esportivo. Possuem espuma firme e abas largas nos encostos, segurando mais o corpo. O efeito memória com pedal no banco do passageiro é elogiável.

Nossa Conclusão 

O Civic Si desperta sensações incríveis.  Ele é esportivo por fora e por dentro, com um comportamento dinâmico que reflete seu DNA, honrando a história de sucesso da marca em competições esportivas, sendo um deleite o dia a dia com ele, seja na cidade ou em rodovia. Ele é rápido e ágil, e excelente proposta para quem busca esportividade com estilo.

Galeria de Imagens

 

Ficha Técnica do Honda Civic Si Coupe

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha
Cilindrada – 2354 cm³
Potência – 206 cv a 7.000 rpm (gasolina)
Torque – 23,9 kgfm a 4.400 rpm
Transmissão – Manual de seis marchas

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 7,9 segundos
Velocidade máxima – 231 km/h
Rotação a 110 km/h – 2.700 rpm
Consumo urbano – 12,3 km/litro
Consumo rodoviário – 15,8 km/litro

Suspensão/Direção
Dianteira – Independente McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica

Freios
Discos nas quatro rodas com ABS e EDB

Rodas/Pneus
Liga leve aro 18 com pneus 225/40 R18

Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.550 mm
Largura – 1.755 mm
Altura – 1.415 mm
Entre-eixos – 2.620 mm
Peso em ordem de marcha – 1.359 kg
Tanque – 50 litros
Porta-malas – 330 litros
Preço: R$ 124.000

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