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Avaliação da Semana – Vamos falar do SUV mais lindo, robusto, esportivo e moderno; o “Volvo C40 Recharge 2023”.

Caros amigos do portal Veloxtv, a tão esperada matéria com o SUV mais moderno, ecológico e esportivo do seu segmento na área premium, estamos falando do Volvo C40 Recharge 2023. A cada semestre a VolvoCars apresenta um produto (veículo) ainda melhor que o anterior.

 

Inicialmente o Volvo C40 foi taxado como uma versão Cupê do Volvo XC40; no qual andamos no final do ano passado; mas, na prática, oferece diferenciais que te fazem pensar qual é a melhor escolha.

 

Não é barato pagar R$ 419.950, temos total consciência disso. Mas pense pelo outro lado: para quem tem cacife e busca um SUV elétrico de categoria premium.

 

Quando falamos em segurança veicular, temos que sempre falar da Volvo. Esse é um dos principais ativos que a marca possui. Por exemplo, quem inventou o cinto de três pontos nos veículos foi o pessoal da Volvo lá em 1900 e guaraná com rolha. E eles já eram tão “welfare state” que os vikings quebraram a patente da invenção para que todas as montadoras pudessem usá-la em seus veículos.

Forte como esportivo

 

Sim, o C40 anda muito. O torque de 67,3 kgf.m parece muito maior do que realmente é em arrancadas a partir do zero ou retomadas de velocidade. De acordo com a Volvo, o carro de 2.185 kg acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. E esse número assusta. Não os segundos medidos para fazer a arrancada, mas o peso do carro, porque realmente o SUV não parece tão pesado quanto é.

O câmbio como em todo carro elétrico é tradicional, automático, com uma marcha. E por ter dois motores (um em cada eixo, ambos com 204 cv de potência e 33,6 kgf.m de torque, que totalizam 408 cv e 67,3 kgf.m), o sistema de tração é integral, o que reforça ainda mais a segurança ao dirigir.
A maior virtude do Volvo C40 está no nível de tecnologia embarcada e também na quantidade – e na qualidade – dos equipamentos internos. Como todo carro da marca sueca, o modelo é semiautônomo e roda praticamente sozinho quando o Pilot Assist é acionado – você precisa somente colocar as mãos sobre o volante a cada 10s para sinalizar ao carro que está ali.
Isso acontece graças ao sistema que corrige o carro em escapadas de faixa, que freia sozinho em situações de emergência e ao ACC, que por meio de radares consegue fazer com que o C40 possa seguir, frear e retomar a velocidade de acordo com o carro à frente – e você ainda consegue definir a que distância quer ficar do veículo. Se não houver carro para seguir, você define a velocidade e deixa o corretor de faixa fazer seu trabalho.
O conforto e a precisão do conjunto de suspensão e direção, bem como o excelente sistema de piloto automático adaptativo — aquele que acelera, freia e faz curvas sozinho — é o melhor adaptado às ruas e rodovias brasileiras.
Design Arrojado
O Volvo C40 tem faróis menores e com a parte central mais estreita, enquanto no para-choque, as áreas onde ficam os faróis de neblina tem formato diferente. Em ambos, porém, há o sistema de faróis altos automáticos e adaptativos.
De lado, destaque para as belas rodas de 20 polegadas com estrutura mais fechada, dando ar de modernidade ao conjunto e, claro, para a traseira com o teto em formato “cupê”, bem diferente do irmão mais velho.
Atrás, as diferenças são ainda mais claras, com destaque para o duplo spoiler traseiro e para a bela lanterna em formato de raio no C40.
Diferente e arrojado, o C40 com desenho cupê chama mais atenção e não parece um modelo elétrico. Até o momento em que se entra no veículo.
Tempo de Recarga
No sistema super-rápido, chamado de DC, são necessários 33 minutos para fazer a recarga de 10% a 80%. Já em um sistema convencional, feito em uma tomada de 220V, o tempo aumenta para aproximadamente oito horas. Durante nosso teste, o carro foi reabastecido quando chegamos nesta margem de 10%. Utilizamos um posto de carga rápida da EZ VOLT localizado no bairro do Tatuapé em São Paulo.
O Luxo sobre quatro rodas
Isso mesmo, quando falamos que o Volvo C40 representa o luxo sobre quatro rodas, vocês entenderão em seguida os reais motivos pelo qual designamos essa frase.

É claro que em um carro de R$ 420 mil o painel será luxuoso e sofisticado. Isso começa quando você senta nos bancos dianteiros e os ajusta eletricamente. Pisa no freio, coloca a manopla do câmbio em “D” e sai para dirigir – exatamente como no XC40 Pure Electric, não há botão de partida. De acordo com a marca, o C40 consegue rodar até 444 km no ciclo WTEP, o maior referencial na Europa.

 

Outro diferencial do C40 é o revestimento azul da parte de baixo da cabine – que só aparece em determinadas combinações de cores da carroceria. O tom de azul externo chamado “Fjord Blue”, de lançamento, é bem bacana. Mas gostei bastante também do verde metálico. E ainda tem branco, prata, preto, vermelho…

 

Já o sistema de entretenimento segue o padrão que vemos em modelos da Volvo: tela na vertical de 12 polegadas com sistema nativo do Google, que oferece uma série de apps, além de espelhamento de Apple CarPlay e Android Auto sem necessidade de fio. Som da grife Harman Kardon complementa o requinte da cabine.

 

configuração P8, que começa a ser importada agora, também vem de série com itens como faróis full-LED, ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução e painel de instrumentos digital de 9 polegadas atrás do volante.

 

Partida sem o “Start Stop”

Entrar no C40 e não encontrar um botão de partida é estranho, mas aos poucos você entende o quanto isso é útil. Basta entrar no carro, colocar o câmbio em D e sair. Simples assim. São 413 cv e 67kgfm de torque distribuído em dois motores, um por eixo, mas com um controle acima do esperado por se tratar de uma tração integral.

Na estrada e na cidade

Nas cidades, força e conforto andam juntas enquanto o controle de Cruzeiro, frenagem automática, alerta de atenção ao tráfico e câmera 360° facilitam a operação do carro em vagas difíceis ou no trânsito engarrafado. Já na estrada, mantendo controle no acelerador, a autonomia não vai vertiginosamente como em outros modelos que testamos. De São Paulo a São Roque em uma viagem de 150 (ida e volta), a autonomia se manteve dentro do previsto.

 

O melhor preço de mercado

O Volvo C40 se mostra uma das melhores opções de elétrico do mercado ao ter um conjunto mecânico parecido com o do  Audi e-Tron, mas com custo bem inferior. O C40 Recharge custa hoje R$ 430 mil, cerca de R$ 200 mil a menos que o Audi. Além dessa economia o consumidor leva para casa um veículo que surpreende no desempenho mesmo devendo alguns detalhes que seriam bem vindos para o exigente comprador do mercado premium.

 

 

 

 

 

 

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