Avaliação da Semana – Vamos falar do SUV mais lindo, robusto, esportivo e moderno; o “Volvo C40 Recharge 2023”.
Caros amigos do portal Veloxtv, a tão esperada matéria com o SUV mais moderno, ecológico e esportivo do seu segmento na área premium, estamos falando do Volvo C40 Recharge 2023. A cada semestre a VolvoCars apresenta um produto (veículo) ainda melhor que o anterior.
Inicialmente o Volvo C40 foi taxado como uma versão Cupê do Volvo XC40; no qual andamos no final do ano passado; mas, na prática, oferece diferenciais que te fazem pensar qual é a melhor escolha.
Não é barato pagar R$ 419.950, temos total consciência disso. Mas pense pelo outro lado: para quem tem cacife e busca um SUV elétrico de categoria premium.
Quando falamos em segurança veicular, temos que sempre falar da Volvo. Esse é um dos principais ativos que a marca possui. Por exemplo, quem inventou o cinto de três pontos nos veículos foi o pessoal da Volvo lá em 1900 e guaraná com rolha. E eles já eram tão “welfare state” que os vikings quebraram a patente da invenção para que todas as montadoras pudessem usá-la em seus veículos.
Forte como esportivo
Sim, o C40 anda muito. O torque de 67,3 kgf.m parece muito maior do que realmente é em arrancadas a partir do zero ou retomadas de velocidade. De acordo com a Volvo, o carro de 2.185 kg acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. E esse número assusta. Não os segundos medidos para fazer a arrancada, mas o peso do carro, porque realmente o SUV não parece tão pesado quanto é.
É claro que em um carro de R$ 420 mil o painel será luxuoso e sofisticado. Isso começa quando você senta nos bancos dianteiros e os ajusta eletricamente. Pisa no freio, coloca a manopla do câmbio em “D” e sai para dirigir – exatamente como no XC40 Pure Electric, não há botão de partida. De acordo com a marca, o C40 consegue rodar até 444 km no ciclo WTEP, o maior referencial na Europa.
Outro diferencial do C40 é o revestimento azul da parte de baixo da cabine – que só aparece em determinadas combinações de cores da carroceria. O tom de azul externo chamado “Fjord Blue”, de lançamento, é bem bacana. Mas gostei bastante também do verde metálico. E ainda tem branco, prata, preto, vermelho…
Já o sistema de entretenimento segue o padrão que vemos em modelos da Volvo: tela na vertical de 12 polegadas com sistema nativo do Google, que oferece uma série de apps, além de espelhamento de Apple CarPlay e Android Auto sem necessidade de fio. Som da grife Harman Kardon complementa o requinte da cabine.
A configuração P8, que começa a ser importada agora, também vem de série com itens como faróis full-LED, ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução e painel de instrumentos digital de 9 polegadas atrás do volante.
Partida sem o “Start Stop”
Entrar no C40 e não encontrar um botão de partida é estranho, mas aos poucos você entende o quanto isso é útil. Basta entrar no carro, colocar o câmbio em D e sair. Simples assim. São 413 cv e 67kgfm de torque distribuído em dois motores, um por eixo, mas com um controle acima do esperado por se tratar de uma tração integral.
Na estrada e na cidade
Nas cidades, força e conforto andam juntas enquanto o controle de Cruzeiro, frenagem automática, alerta de atenção ao tráfico e câmera 360° facilitam a operação do carro em vagas difíceis ou no trânsito engarrafado. Já na estrada, mantendo controle no acelerador, a autonomia não vai vertiginosamente como em outros modelos que testamos. De São Paulo a São Roque em uma viagem de 150 (ida e volta), a autonomia se manteve dentro do previsto.
O melhor preço de mercado
O Volvo C40 se mostra uma das melhores opções de elétrico do mercado ao ter um conjunto mecânico parecido com o do Audi e-Tron, mas com custo bem inferior. O C40 Recharge custa hoje R$ 430 mil, cerca de R$ 200 mil a menos que o Audi. Além dessa economia o consumidor leva para casa um veículo que surpreende no desempenho mesmo devendo alguns detalhes que seriam bem vindos para o exigente comprador do mercado premium.