Avaliação da Semana – O Novo Onix LTZ Turbo, ágil, tecnológico, confortáve e econômico.

Caros amigos da Veloxtv, nesta semana apresentaremos a nossa avaliação / teste com o Novo Onix LTZ Turbo, um acerto em cheio da General Motors do Brasil, pois vocês verão que os pontos fortes do antigo Onix foram aprimorados o que transformará o novo hatch ainda mais no queridinho de vendas no Brasil.

 

Vamos lá:

 

Equipamentos & Acessórios

A versão avaliada traz seis airbags, chave presencial, cintos de segurança traseiros de três pontos, câmera de ré, carregamento do celular por indução, seis alto-falantes, internet 4G Wi-Fi a bordo, Chevrolet MyLink 3 com tela sensível ao toque de 7 polegadas, sistema start/stop, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade (ESC), acendimento automático dos faróis, rodas de liga leve de 15 polegadas, e tração, chave com sensor presencial, alerta de ponto cego, assistente de estacionamento autônomo, ponto de Wi-Fi nativo e carregador de celular sem fio.

 

Tamanho

O novo Onix é 31 cm menos comprido e tem uma distância entre-eixos 5 cm menor do que o sedã. A largura é a mesma, enquanto a altura varia 0,2 cm devido ao caimento do teto.

 

Câmbio Automático

O câmbio automático de seis marchas atua de maneira muito eficaz: promove mudanças rápidas, praticamente sem trancos, e ajuda a conter os giros do motor quase sempre abaixo de 2.000 rpm.

Direção

A principal diferença dinâmica do novo Onix hatch para o irmão está no ajuste de suspensões. No dois-volumes, a regulagem de todos os amortecedores foi ligeiramente enrijecida e o eixo traseiro conta com molas mais duras.

 

Ao mesmo tempo, a assistência elétrica da direção ficou um pouco menos intrusiva, deixando as respostas do volante mais esportivas e diretas.

 

Em movimento, a percepção é de um carro bem “à mão” do condutor, o que instiga o motorista a acelerar mais.

 

O hatch com motor 1.0 turbo e câmbio automático é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, número muito bom para um modelo da categoria. Se você não abre mão de um hatch compacto com bom desempenho, certamente terá no Onix turbo uma grata opção. Melhor ainda quando constatamos o consumo médio do modelo nessa configuração, que pode alcançar até 11,9 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada com gasolina. Abastecido com etanol, os números ficam em 8,3 e 10,7 km/l, respectivamente. Durante nossa avaliação inicial do Onix 2020, não foram raros os momentos em que conseguimos superar as médias oficiais.

Entre as vantagens do novo propulsor turbo em relação ao antecessor estão a potência maior (116 cv contra 106), o torque mais vigoroso (165 Nm a 2.000 rpm contra 136 Nm a 4.800 rpm) e o melhor consumo de combustível (. A transmissão automática de seis velocidades possui trocas rápidas e suaves, mas não há opção de trocas por borboletas atrás do volante. As mudanças só podem ser feitas manualmente através de um botão posicionado na lateral da alavanca do câmbio, que não é nada prático. No entanto, é muito fácil encontrar uma boa posição de dirigir. O volante conta com regulagens de altura e profundidade, os retrovisores externos têm grande área espelhada, e os bancos são confortáveis, com ajuste de altura para o assento o motorista.

 

Em nossa visão apresentou um salto gigantesco na qualidade de seu projeto, tanto pela nova plataforma GEM, bem como os avanços técnicos e estruturais, um ponto em que os novos Onix e Onix Plus certamente farão o mercado se mexer diz respeito ao custo-benefício e ao pacote de tecnologia que a dupla oferece. Somente no Onix Premier completo você poderá encontrar recursos como o alerta de pontos cegos e o assistente de estacionamento, sendo que nenhum outro hatch compacto sai de fábrica com tais recursos atualmente.

 

O comportamento dinâmico do novo Onix é muito competente em termos de estabilidade e conforto. As suspensões e a direção elétrica têm calibragem específica no hatch, conferindo um caráter mais firme e comunicativo. Com entre-eixos 4,9 cm menor em relação ao Onix Plus, o modelo possui bom desempenho em curvas e permite maior comodidade em manobras de estacionamento. Durante o test drive, foi evidente a superioridade do novo Onix em relação à versão antiga, com melhores acelerações e retomadas de velocidade. O isolamento acústico também é muito bom e não incomoda nem mesmo em situações de maior exigência do motor. Na estrada, o hatch não sofre em ultrapassagens e o monitor de ponto cego cumpre bem o seu papel. Toda vez que um veículo trafega na faixa lateral em uma região de difícil visibilidade do motorista, o sistema aciona um sinal nos retrovisores externos, sinalizando a ocorrência de pontos cegos. O item é exclusivos no segmento de hatches compactos de entrada, assim como o assistente de estacionamento automático (Easy Park).

 

A lista de equipamentos de conforto é bastante atraente. Há chave presencial com partida do motor por botão, câmera de ré, acendimento automático dos faróis, faróis com projetor e guias de LED, ar-condicionado automático digital e bancos com revestimento premium (veja o conteúdo de cada uma das 23 versões).

 

É transparente a evolução do novo Chevrolet Onix em relação à geração anterior. O carro está mais seguro, mais conectado, mais ágil e econômico, além de ter novos equipamentos e visual mais atraente. Por esses motivos o hatch deve manter a primeira posição como carro mais vendido do Brasil.

 

Pontos Fortes do Onix Premier Turbo 

  • Baixo consumo de combustível.
  • Comportamento dinâmico.
  • Baixo consumo de combustível.
  • Alto nível de segurança.
  • Design moderno.
  • Conectividade com Wi-Fi a bordo e carregador de celular sem fio.
  • Entradas USB para os ocupantes do banco traseiro.
  • Equipamentos: Park Assist, alerta de ponto cego e monitoramento da pressão dos pneus.

 

Imagens:

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