Avaliação da Semana – Nissan Versa Unique 1.6 o sedã médio que o consumidor esperava.

Amigos da Veloxtv, é com um imenso prazer que apresentaremos a seguir a avaliação do Novo Nissan Versa, um veículo totalmente re-estilizado e ideal para pessoas que buscam em um sedã médio, bom preço, conforto, tecnologia e um excelente consumo tanto na estrada quanto na cidade.

 

É no sedã compacto equipado com o motor 1.6 que a marca japonesa aposta suas fichas. De acordo com a fabricante, 80% do mix de vendas virá das versões mais fortes, que partem de R$ 46.990. Avaliamos a nova configuração topo de linha, batizada de Unique, equipada com itens como o sistema multimídia com câmera de ré e acesso às redes sociais. A seguir apresentaremos todos os pontos do veículo.

Dirigindo

Equipado exclusivamente com transmissão manual de cinco marchas, o Versa entrega seu torque máximo de 15,1 kgfm a 4 mil giros. No meio urbano, isso significa que o sedã compacto é ágil o suficiente para não te deixar na mão em retomadas.

_MG_1459

Os 111 cv de potência chegam a 5.600 giros. Assim, para aproveitar o veículo ao máximo, em algum momento você ouvirá mais ruídos do que gostaria. Nas estradas, o Nissan fincou o ponteiro nos 3.000 giros a 120 km/h.

 

Uma das evoluções do sedã compacto renovado está no câmbio, que passou por mudanças. O modelo ainda oferece trocas um pouco ásperas. Já a suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira cumpre bem seu papel com conforto e precisão.

A Nissan pretende aumentar a disponibilidade de peças no pós-venda, além de parar de se preocupar com as cotas de importação mexicanas. De série, o sedã compacto tem faróis de neblina, volante com comandos revestido em couro, retrovisores rebatíveis com indicadores de seta, vidros, travas e retrovisores elétricos. A fixação isofix para cadeirinhas infantis, mais segura do que a por cinto de segurança, está presente apenas na versão topo de linha.

_MG_1419

Design e exterior

 

A configuração Unique tem exclusividades estéticas como rodas de liga leve 16 polegadas, acabamento em preto brilhante no painel, maçanetas externas e friso do porta-malas cromados. Também são oferecidos apenas nessa versão e o ar-condicionado digital e o sistema multimídia com tela multimídia touchscreen 5,8 polegadas e acesso às redes sociais. Vale lembrar que a central pode ser operada por comandos de voz.

 

Fora o pacote recheado de equipamentos, outro destaque do sedã compacto está nos bons custos de manutenção. De acordo com a montadora, as três primeiras revisões, até 30 mil km, custam R$ 874. O pacote de peças também tem um valor honesto, de R$ 1.946 por um farol, um retrovisor externo, um para-choque traseiro, uma lanterna traseira, um filtro de ar, jogo de amortecedores e pastilhas de freio dianteiras.

 

De série, o Versa Unique tem ar-condicionado digital, direção elétrica, faróis de neblina, isofix para cadeirinhas infantis, volante revestido em couro com comandos, retrovisores rebatíveis com indicadores de seta, vidros, travas e retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 16 polegadas, acabamento em preto brilhante no painel, maçanetas externas e friso do porta-malas cromados, sistema multimídia com tela multimídia de 5,8 polegadas sensível ao toque, acesso às redes sociais, GPS e câmera de ré. O pacote é satisfatório, mas deve itens importantes presentes no Ka+ SEL, como o controle de tração e estabilidade e também o assistente de partida em rampa, que se somam aos regulamentares duplo airbag e freios ABS.

 

 Já o seguro equivale a 4,4% do valor do carro. O único senão fica para a desvalorização, que é de 17%. Resta saber se após um ano nas lojas o Versa nacional terá uma cifra mais otimista do que a registrada pelo mexicano.

 

Habitáculo

O bom ângulo de abertura das portas faz com que seja bem fácil entrar e sair do carro. No interior, existem vãos suficientes para guardar objetos de uso pessoal. O porta-malas engole 460 litros e o excelente espaço interno é um dos pontos altos do carro.

 

Os bancos têm ajuste de altura e oferecem boa ergonomia, o que é reforçado pelo novo volante, o mesmo que equipa o sedã médio Sentra. Sentimos a falta do ajuste de profundidade do volante; item que deve ser ajustado para o próximo facelift.

 

Consumo

Em nossa avaliação o Nissan Versa obteve o consumo de 9,5 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, sendo que nos dias que estivemos em teste com o veículo foram alterados alguns limites de velocidade dentro da cidade de São Paulo. Já para a estrada sempre andamos em velocidade de cruzeiro, sem forçar o veículo de forma desnecessária; apenas em ultrapassagens para que sentíssemos a sua retomada.

 

_MG_1443

Ficha Técnica

Motor Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas na admissão. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial
Transmissão Câmbio manual de cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima 111 cv a 5.600 rpm com etanol e gasolina
Aceleração 0-100 km/h 10,4 segundos (etanol)
Velocidade máxima 187 km/h
Torque máximo 15,1 kgfm a 4 mil rpm com etanol e gasolina
Diâmetro e curso 78 mm X 83,6 mm
Taxa de compressão 10,7:1 (1.6)
Suspensão Dianteira independente do tipo McPherson com barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais
Pneus 195/55 R16
Freios Discos ventilados na frente e tambor atrás. Oferece ABS com EBD
Peso 1.088 kg
Capacidade do porta-malas 460 litros
Tanque de combustível 41 litros
Produção Resende, Brasil
Lançamento mundial 2011
Lançamento no Brasil 2011
Reestilização 2015
Itens de série Ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, conta-giros, direção elétrica progressiva, vidros, travas e retrovisores elétricos, volante com regulagem de altura, faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, airbag duplo, ABS, travamento automático das portas com veículo em movimento, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, desembaçador traseiro, alarme, volante multifuncional, banco traseiro rebatível, acabamento em preto brilhante no painel, sistema de multimídia com tela colorida de 5,8 polegadas, entrada para MP3 Player/iPod, USB, GPS, interação com redes sociais, câmara de ré e revestimento em couro no volante, manopla do câmbio, bancos e portas
Preço R$ 54.990

 

 

Conclusão Final

A nossa conclusão é que o Novo Nissan Versa além de suprir muito as expectativas do consumidor no quesito robustez, consumo e segurança também se tornou um veículo acessível dentro de seu nicho de mercado, com preço que condiz com a realidade e a busca da montadora no crescimento da marca.

 

Você consumidor que esta a procura de um sedã médio, com todos os itens de segurança e tecnologia e que cabe no seu bolso agora vocês tem o Novo Nissan Versa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *