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Avaliação da Semana – Neste início de 2023 andamos com o JAC e-JS1; o carro elétrico mais barato do Brasil.

Caros amigos da Veloxtv, “Feliz Ano de 2023” a todos, e como todo início de ano/temporada iniciamos as nossas matérias de avaliações com alguns produtos que estão entrando no mercado afim de conquistar uma quantidade relevante de consumidores. Neste ano vamos começar com o elétrico mais barato do Brasil; o JAC e-JS1.

 

Produto é fruto da parceria entre JAC e VW na China, e chegou em outubro de 2022 para ser o novo carro elétrico mais barato no Brasil.

 

Notou alguma semelhança deste subcompacto elétrico com algum Volkswagen? Não é por acaso. O JAC e-JS1 é um dos primeiros modelos da joint venture Si Hao (ou Sol, em mandarim), envolvendo a marca chinesa e a alemã, a desembarcar no Brasil.

Caso não tenha percebido nenhuma similaridade, não se preocupe, porque visualmente ainda são poucos os toques do e-JS1 que remetem aos carros da VW – e nós vamos te contar quais são eles. Na verdade, é por dentro e em movimento que o pequeno elétrico mostra onde mais recebe o DNA da Volkswagen.

 

De acordo com o grupo SHC, grupo que representa a JAC no Brasil, o elétrico encontra-se no mercado brasileiro para ser o elétrico mais barato por aqui, custando R$ 149.990. O veículo pode ter alguma variação devido á variação cambial.

 

Parte Externa

Para quem não pegou a inspiração visual do JAC nos VW, a dica é analisar o balanço dianteiro.

 

O detalhe em formato “C” pintado de cinza no pára-choque é inspirado no finado VW Up!, e o acabamento em preto brilhante que liga os faróis do e-JS1 lembra o do também elétrico VW ID.4. Os faróis são exclusivos do JAC, com iluminação e luzes de condução diurna de LED.

 

Na lateral, a pintura bicolor e as rodas de liga leve de 14 polegadas com acabamento diamantado e escurecido, chamam a atenção. Além disso, é de perfil que podemos ver que o veículo é uma evolução do iEV20, pois replica parte da silhueta, a distância entre-eixos, os vincos e as portas laterais do irmão.

Na traseira, a inspiração no VW Up! aparece novamente no para-choque, mas as lanternas traseiras assumem personalidade própria com design atualizado e iluminação de LED. O emblema traseiro do veículo que testamos ainda é da Sol, mas as unidades entregues no Brasil a partir de outubro levarão o emblema da JAC.

 

Por dentro, plástico e mais plástico. Porém, diferentemente do iEV20 e até do Up!, o e-JS1 tem um acabamento mais agradável aos olhos, casando cores vivas e claras com texturas criativas, que dão sensação de limpeza e modernidade ao habitáculo.

O quadro de instrumentos de 6,2 polegadas é totalmente digital. Já a central multimídia de 10,25 polegadas, flutuante, comanda as configurações do ar-condicionado.

 

No console central ficam o botão de partida do motor, o freio de estacionamento eletrônico, porta-copos, apoia-braço e até um carregador de celular por indução.  O console central é suspenso e possui um “andar de baixo”, que pode servir como porta-objetos. É lá que se encontram as duas portas USB-A e a tomada 12V do veículo.

 

Ainda no habitáculo, uma influência mais direta da Volkswagen no projeto do e-JS1: seletor de faróis e maçanetas internas dos veículos vêm da marca alemã e estão presentes até no SUV recém-lançado Taos.

 

Por fim, os bancos dianteiros finos e com encostos de cabeça integrados são parecidos com os do Up!, embora tenham abas laterais mais generosas e estilo esportivo.

 

Os bancos são confortáveis e dão um bom encaixe para dirigir, graças aos apoios laterais elevados. Eles têm acabamento em couro sintético e faixas em cores que casam com o interior e exterior do sub compacto.

 

Na segunda fileira, o padrão de acabamento se repete, mas o espaço é bem limitado. Ali não há espaço tão confortável assim para adultos, mas o pequeno elétrico chinês leva três crianças pequenas sem sofrimento, já que o túnel central é baixo.

 

Os ocupantes ainda têm revisteiro no encosto dos dois bancos e acionamento elétrico dos vidros. Ponto negativo fica para o porta-malas, que tem apenas 121 litros e fica ainda mais limitado pela sacola para armazenar os cabos de carga da bateria. Mesmo tendo quase 100% do acabamento em plástico rígido, o e-JS1 absorve bem os ruídos externos.

 

Mas o elétrico também tem suas peripécias. Por exemplo, ele vem com kit de reparo emergencial no lugar de estepe. Caso haja um furo de pneu, o motorista terá de se virar com o spray para vedá-lo. Além disso, algumas peças de acabamento estavam mal encaixadas e pareciam que iam se soltar.

 

Dimensões: 3.650 mm de comprimento; 1.670 mm de largura; 1.495 mm de altura; 2.390 mm de entre-eixos; 121 litros de porta-malas; 1.180 kg de peso bruto total.

 

Galeria de Fotos

 

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