Avaliação da Semana – Etios Sedã Platinum – O sedã médio com maior espaço interno da categoria.

Caros amigos internautas, nesta semana apresentamos a avaliação do Etios Sedã Platinum, a  versão Platinum é a topo de linha e o preço ultrapassa a barreira dos R$ 50 mil.

A Toyota tratou de caprichar mais no seu veículo de entrada. E o ponto alto dessa estratégia foi a criação da Platinum, atual versão de topo da linha Etios. No caso do sedã, a novidade deu um ar um pouco mais “requintado” em relação às outras configurações. O Etios Platinum de três volumes é responsável por 11% as vendas da versão.

Os cromados estão em evidência na grade dianteira, faróis auxiliares e tampa do porta-malas. Ao entrar no habitáculo duas constatações imediatas: espaço interno avantajado e falta de esmero no acabamento. Há rebarbas nos puxadores de porta e o quadro de instrumentos na parte central do painel foge ao convencional e é preciso desviar o olhar da pista para fazer a leitura do velocímetro e conta-giros. Isso compromete a segurança.

Malagrine
Malagrine

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A enorme tela frontal com ótima definição da câmera de marcha a ré contrasta com a falta de regulagem de distância do volante, plástico duro no painel central cuja aparência não convence e há iluminação somente no interruptor da porta do motorista. No banco traseiro, estão ausentes apoio de cabeça e cinto de três pontos para o assento central. Itens básicos de segurança. O travamento das portas não é automático, como ocorre com outros modelos na mesma faixa de preço. Se o motorista esquecer… Cintos dianteiros têm pré-tensionador, que seguram o ocupante ainda mais em freada brusca ou batida, mas falta regulagem de altura.

Dirigir o Etios é muito agradável. A posição de dirigir é boa e logo encontrada. O banco do motorista tem regulagem de altura, o que facilita o posicionamento adequado conforme a estatura. Os engates do câmbio são leves, curtos e precisos. O motor 1.5 com cabeçote multiválvulas e abertura variável de válvulas responde rápido aos comandos do acelerador e é elástico. Usa corrente em vez da correia dentada, o que dispensa manutenção. O Etios pesa menos de uma tonelada, contribuindo para melhor desempenho e menor consumo.

A direção com assistência elétrica mantém a tradição japonesa de leveza nas manobras e firmeza em velocidades mais elevadas.

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No porta malas a sua enorme abertura  a entrada de objetos maiores – a maioria dos sedãs não possuem essa abertura, limitando a colocação de bagagens grandes. O encosto do banco traseiro não é fracionado. Quando rebatido, ocupa todo o assento. Se fosse fracionado, um ou dois passageiros poderiam dividir espaço com bagagem. Seria mais prático.

A suspensão bem calibrada segura o carro nas curvas de baixa e alta, mantendo o conforto. Os retrovisores bem dimensionados ajudam na visibilidade. A conectividade está presente, com Bluetooth, navegador, entrada USB e demais espécies do gênero. O Etios tem um conjunto mecânico muito bem acertado, ótimo espaço interno.

A climatização do veículo é por comando manual. A caixa de ar tem quatro velocidades. São quatro os difusores de ar no painel, todos de formato circular e giram 360°. Apresentou bom funcionamento, em geral. Não tem difusor específico para os passageiros de trás e está bem vedado.

Os freios estão bem dimensionados e calibrados. O pedal de freio tem boa sensibilidade e relação, e o ABS atuou com eficiência. O freio de estacionamento atuou normalmente. Em frenagem simulada de emergência, com o veículo em alta velocidade, sobre piso de asfalto seco/molhado, a desaceleração foi boa e com manutenção da trajetória.

O interior tem acabamento todo em preto, boa parte dele brilhante e prateado, com alguns cromados, inclusive no câmbio. Os bancos são parcialmente revestidos em couro e o volante ganhou o mesmo design dos sedãs Corolla e Camry, também forrado com material sintético.

O motor é um grande trunfo dessa versão. Pela ficha técnica, não parece que renda tanto quanto ele de fato entrega em movimento. O propulsor 1.5 de 96 cv com etanol no tanque e 92 cv com gasolina não tem qualquer dificuldade para mover o Etios. Arrancadas, ultrapassagens e retomadas são feitas com boa disposição, o que traz até uma tocada esportiva ao modelo. Do lado de fora do carro, porém, apenas as belas rodas de liga leve com 15 polegadas e tonalidade prata e preta insinuam essa agilidade e esperteza que se sente em cada pisada no acelerador.

A suspensão gera a estabilidade agradabilíssima no uso normal, seja vazio ou carregado, com pequena alteração no handling com carga útil máxima, mas em nível aceitável. O conforto de marcha é razoável, mesmo quando sobre piso irregular usual.

Na iluminação os interruptores elétricos instalados nos painéis de porta não têm iluminação, somente para o vidro do condutor. Não tem sensor crepuscular. Há luz de cortesia somente no porta-malas, mas sua eficiência é limitada pela pouca claridade para a área do vão. Os faróis têm construção com parábola simples e são eficientes no baixo/alto, mas não têm regulagem elétrica de altura em função da carga transportada. Os faróis auxiliares de neblina estão no para-choque. No habitáculo tem somente uma lanterna simples na parte frontal do teto, com resultado discreto. O quadro de instrumentos tem iluminação permanente e leitura apenas aceitável pelo posicionamento.

Ficha Técnica

Motor/Performance

Motorização: 1.5
Alimentação Injeção multi ponto
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 96.0 92.0
Cilindrada (cm3) 1.496 N/D
Torque (Kgf.m) 13,9 13,9
Velocidade Máxima (Km/h) 186 N/D
Tempo 0-100 (Km/h) 11.3 N/D
Consumo cidade (Km/L) 8.4 11.9
Consumo estrada (Km/L) 9.3 14.0

Dimensões

Altura (mm) 1510
Largura (mm) 1695
Comprimento (mm) 4265
Entre-eixos (mm) 2550
Peso (kg) 980
Tanque (L) 45.0
Porta-malas (L) 562
Ocupantes 5

Mecânica

Câmbio Manual de 5 marchas
Tração Dianteira
Direção Elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.

Itens de Série

Airbags 2.
Conexão externa para entretenimento inclui tomada com entrada auxiliar e inclui conexão USB.
Bluetooth inclui telefone.
Portas motorista, atrás do motorista, passageiro, atrás do passageiro e abertura à frente.
Consumo de combustível secundário: 11,9 e 14,0.
Visor de Entretenimento dianteira, inclui televisão digital e inclui DVD.
Distribuição eletrônica de frenagem EBD.
Sistema de navegação.
Estepe em ferro e normal.
Rodas dianteiras e traseiras em liga leve 15 com 5,5pol de largura Dois-tons.
Vidros elétricos na dianteira com acionamento em um só toque, vidros elétricos na traseira.
Limpador do pára-brisa com intermitência fixa.
Vidros verdes.
Vidro traseiro fixo com anti-embaçante.
Retrovisores das portas do motorista e passageiro com ajuste elétrico na pintado.
Retrovisor interno.
Ar condicionado.
Transmissão manual com cinco velocidades no assoalho, C550 e manual.
Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidais, suspensão tipo eixo de torção e traseira com roda tipo semi-independente e molas helicoidais.
Direção Assistida proporcional à velocidade e tipo.
Volante de direção com ajuste de altura multifuncional.
Banco traseiro com capacidade para três lugares, encosto em uma peça, com assento inteiriço e voltado para frente.
Bancos dianteiros individuais, sem ajustes para motorista, manual, manual e manual, bancos dianteiros individuais, sem ajustes para passageiro, manual e manual.
Revestimento dos bancos em couro.
Cintos de segurança traseiros no assento do motorista, cintos de segurança traseiros no assento do passageiro, cintos de segurança traseiros tipo abdominal no assento central estático.
Cintos de seguranca no assento do motorista e do passageiro com pré-tensionador.
Com ajuste na altura nos bancos dianteiros, dois apoios de cabeça com ajuste na altura nos bancos traseiros.
Airbag dianteiro para motorista e passageiro.
Pintura metálica.
Alarme.
Travamento central remoto.
Pneus: dianteiros, traseiros, 185 x 60 H e 88.
Faróis de neblina dianteiros.
Faróis de superfície complexa e lâmpada halógena.
Acabamento de luxo com cromado e couro na alavanca de câmbio e piano preto no painel nenhum.
Conta-giros.
Dois hodômetros parciais.
Painel instrumentos.
Tração dianteira.
Capacidade de carga: banco traseiro normal – até altura dos vidros (litros): 562 e medida do fabricante.
Sensor de estacionamento traseiro e tipo radar e câmera.
Espelho de cortesia para motorista e passageiro.
Luz no porta malas.
Imobilizador.
Pára-choques na pintado, dianteiros e traseiros.
ABS.
Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Acabamento cromado.
Tomada com saída 12v dianteira.
Controle de áudio montado no volante.
Equipamento de som AM / FM com CD no painel CD Player com leitor de MP3.
Quatro alto-falantes.
5 assentos com configuração 2+3.
Carroceria com quatro portas tipo sedan entre eixos curto.

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