Avaliação da Semana – Citröen DS4 alia conforto e ousadia.

Caros amigos internautas, no último sábado apresentamos as imagens que fizemos quando da avaliação do Citröen DS4. Hoje apresentamos a avaliação completa do carro que alia conforto com muita ousadia.

Andamos com o veículo por mais de 2000 km; saímos de São Paulo e fomos até Balneário Camboriú – SC; aonde tiramos as belas imagens apresentadas anteriormente.

Bom vamos ao que interessa!!!!!

O Citroën DS4 é um hatch médio muito bom de chão, daí minha imediata simpatia por ele. Tem o mesmo trem de força do recém-testado Citroën C4 Lounge. O motor é o nosso já bem conhecido e elogiado THP 165 — um 4-cilindros turbo de 1,6 litro de 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm, e o câmbio é o excelente automático Aisin de 6 marchas. Motor suave e silencioso que, apesar de não ser um monstro em potência, oferece respostas consistentes em ampla faixa de giro, e potência suficiente para viajar tranqüilamente. E gasta pouco combustível (só gasolina, que pode ser a comum). Fez  9,2 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, apresentado pelo computador de bordo.

Quanto à suspensão do DS4 — McPherson na frente e eixo de torção atrás —, ela segue o padrão da linha DS, que inclui o DS3 e o DS5, e que se caracteriza por dar prioridade ao comportamento. Ela é mais firme que a do C4, por exemplo, o que a torna menos confortável na cidade, já que no Brasil é comum o asfalto urbano ser ruim. Em compensação, ao pegar uma boa estrada o DS4 mostra atitude exemplar, digno de figurar entre os melhores de sua categoria.

Em alta velocidade segue sólido, é simplesmente insensível a ventos laterais e nas curvas, seja de alta ou de baixa, segue à risca o traçado desenhado. Pouco rola e imediatamente se estabiliza após uma manobra um pouco mais brusca às vezes necessária para desviar de alguma situação imprevista, por exemplo. É, portanto, um carro muito obediente, sempre pronto a seguir rapidamente para onde é apontado.

Os pneus Michelin 225/45R18 são ótimos como aderência, porém obviamente um pouco duros. Há quem goste de aro 18 e pneu de perfil bem baixo, mas paga-se em menos conforto e maior cuidado com buracos por isso. O DS4 não é carro para esses motoristas desmazelados que ignoram por onde passam e passam com tudo por lombadas e buracos, e seguem batendo lata e nem aí. É para quem escolhe onde vai pisar. É para quem curte seu bom carro e dele cuida.

O painel e interior segue como o do C4, com a pequena diferença de que as indicações do computador de bordo, como consumo de combustível, distância percorrida, autonomia, são informados no centro do mostrador central, o do velocímetro. E ele também tem a benfazeja tecla que desliga quase todas as luzes do painel — só deixando à vista a indicação do velocímetro analógico e a da marcha em uso —, o que, pelo menos para mim é ideal para longas viagens noturnas, como a que fizemos para realizar esta avaliação. Os faróis baixos são direcionais, acompanham as curvas.

 

Os bancos dianteiros são o que há de melhor em termos de conforto, com o extra de ambos terem uma relaxante massagem lombar, que atua inflando e desinflando num ritmo de respiração lenta.

 

Os vidros das portas traseiras são fixos. É evidente que essa função não foi aplicada para favorecer o estilo do carro. Tudo bem, desde que os passageiros de trás fossem agraciados com saídas de ar-condicionado, o que não foram.

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O DS4 pesa 74 kg a menos que o C4 Lounge (1.363 kg x 1.437 kg), portanto, como era de se esperar, é mais rápido no 0 a 100 km/h, que faz em 8,6 segundos, enquanto o C4 Lounge o faz em 8,8 segundos. Porém sua velocidade máxima é 2 km/h inferior. Atinge 212 km/h  (todos os dados são de fábrica). Diferenças, como se vê, irrisórias, mas a diferença em termos de chão não são irrisórias, não. O C4 Lounge é bem mais macio, enquanto o DS4 é bem mais grudado à estrada, apesar de o C4 de ruim não ter nada. Muito disso se deve à maior firmeza da suspensão do DS4 e ao fato da sua suspensão estar menos erguida.

O banco traseiro é confortável, cômodo, apesar de não tão espaçoso para as pernas. Já o porta-malas é muito bom, com 359 litros.

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Para quem aprecia os recursos de entretenimento, o DS4 oferece uma infinidade deles. São tantos, que quando você pensar que já acionou todos, provavelmente estará na metade. Tem controle de tração e de estabilidade, que podem ser desativados.

É um carro rápido, veloz, muito bom de chão, que, sem alarido, proporciona bons momentos de esportividade, principalmente numa boa e sinuosa estrada vazia.

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Preço: R$ 103.000

 

Ficha Técnica

Motor/Performance

Motorização: 1.6
Alimentação Gasolina injeção direta
Combustível Gasolina
Potência (cv) 165.0
Cilindrada (cm3) 1.598
Torque (Kgf.m) 24,5
Velocidade Máxima (Km/h) 212
Tempo 0-100 (Km/h) 8.6

Dimensões

Altura (mm) 1533
Largura (mm) 1810
Comprimento (mm) 4275
Entre-eixos (mm) 2612
Peso (kg) 1363
Tanque (L) 60.0
Porta-malas (L) 359
Ocupantes 5

Mecânica

Câmbio Descrição da transmissão de número de marchas marchas
Tração Dianteira
Direção Eletro-hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.

 

 

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