Avaliação da Semana – Citröen DS4 alia conforto e ousadia.
Caros amigos internautas, no último sábado apresentamos as imagens que fizemos quando da avaliação do Citröen DS4. Hoje apresentamos a avaliação completa do carro que alia conforto com muita ousadia.
Andamos com o veículo por mais de 2000 km; saímos de São Paulo e fomos até Balneário Camboriú – SC; aonde tiramos as belas imagens apresentadas anteriormente.
Bom vamos ao que interessa!!!!!
O Citroën DS4 é um hatch médio muito bom de chão, daí minha imediata simpatia por ele. Tem o mesmo trem de força do recém-testado Citroën C4 Lounge. O motor é o nosso já bem conhecido e elogiado THP 165 — um 4-cilindros turbo de 1,6 litro de 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm, e o câmbio é o excelente automático Aisin de 6 marchas. Motor suave e silencioso que, apesar de não ser um monstro em potência, oferece respostas consistentes em ampla faixa de giro, e potência suficiente para viajar tranqüilamente. E gasta pouco combustível (só gasolina, que pode ser a comum). Fez 9,2 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, apresentado pelo computador de bordo.
Quanto à suspensão do DS4 — McPherson na frente e eixo de torção atrás —, ela segue o padrão da linha DS, que inclui o DS3 e o DS5, e que se caracteriza por dar prioridade ao comportamento. Ela é mais firme que a do C4, por exemplo, o que a torna menos confortável na cidade, já que no Brasil é comum o asfalto urbano ser ruim. Em compensação, ao pegar uma boa estrada o DS4 mostra atitude exemplar, digno de figurar entre os melhores de sua categoria.
Em alta velocidade segue sólido, é simplesmente insensível a ventos laterais e nas curvas, seja de alta ou de baixa, segue à risca o traçado desenhado. Pouco rola e imediatamente se estabiliza após uma manobra um pouco mais brusca às vezes necessária para desviar de alguma situação imprevista, por exemplo. É, portanto, um carro muito obediente, sempre pronto a seguir rapidamente para onde é apontado.
Os pneus Michelin 225/45R18 são ótimos como aderência, porém obviamente um pouco duros. Há quem goste de aro 18 e pneu de perfil bem baixo, mas paga-se em menos conforto e maior cuidado com buracos por isso. O DS4 não é carro para esses motoristas desmazelados que ignoram por onde passam e passam com tudo por lombadas e buracos, e seguem batendo lata e nem aí. É para quem escolhe onde vai pisar. É para quem curte seu bom carro e dele cuida.
O painel e interior segue como o do C4, com a pequena diferença de que as indicações do computador de bordo, como consumo de combustível, distância percorrida, autonomia, são informados no centro do mostrador central, o do velocímetro. E ele também tem a benfazeja tecla que desliga quase todas as luzes do painel — só deixando à vista a indicação do velocímetro analógico e a da marcha em uso —, o que, pelo menos para mim é ideal para longas viagens noturnas, como a que fizemos para realizar esta avaliação. Os faróis baixos são direcionais, acompanham as curvas.
Os bancos dianteiros são o que há de melhor em termos de conforto, com o extra de ambos terem uma relaxante massagem lombar, que atua inflando e desinflando num ritmo de respiração lenta.
Os vidros das portas traseiras são fixos. É evidente que essa função não foi aplicada para favorecer o estilo do carro. Tudo bem, desde que os passageiros de trás fossem agraciados com saídas de ar-condicionado, o que não foram.
O DS4 pesa 74 kg a menos que o C4 Lounge (1.363 kg x 1.437 kg), portanto, como era de se esperar, é mais rápido no 0 a 100 km/h, que faz em 8,6 segundos, enquanto o C4 Lounge o faz em 8,8 segundos. Porém sua velocidade máxima é 2 km/h inferior. Atinge 212 km/h (todos os dados são de fábrica). Diferenças, como se vê, irrisórias, mas a diferença em termos de chão não são irrisórias, não. O C4 Lounge é bem mais macio, enquanto o DS4 é bem mais grudado à estrada, apesar de o C4 de ruim não ter nada. Muito disso se deve à maior firmeza da suspensão do DS4 e ao fato da sua suspensão estar menos erguida.
O banco traseiro é confortável, cômodo, apesar de não tão espaçoso para as pernas. Já o porta-malas é muito bom, com 359 litros.
Para quem aprecia os recursos de entretenimento, o DS4 oferece uma infinidade deles. São tantos, que quando você pensar que já acionou todos, provavelmente estará na metade. Tem controle de tração e de estabilidade, que podem ser desativados.
É um carro rápido, veloz, muito bom de chão, que, sem alarido, proporciona bons momentos de esportividade, principalmente numa boa e sinuosa estrada vazia.
Preço: R$ 103.000
Ficha Técnica
Motor/Performance |
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Motorização: | 1.6 | |
Alimentação | Gasolina injeção direta | |
Combustível | Gasolina | |
Potência (cv) | 165.0 | |
Cilindrada (cm3) | 1.598 | |
Torque (Kgf.m) | 24,5 | |
Velocidade Máxima (Km/h) | 212 | |
Tempo 0-100 (Km/h) | 8.6 |
Dimensões |
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Altura (mm) | 1533 |
Largura (mm) | 1810 |
Comprimento (mm) | 4275 |
Entre-eixos (mm) | 2612 |
Peso (kg) | 1363 |
Tanque (L) | 60.0 |
Porta-malas (L) | 359 |
Ocupantes | 5 |
Mecânica |
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Câmbio | Descrição da transmissão de número de marchas marchas |
Tração | Dianteira |
Direção | Eletro-hidráulica |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. |
Freios | Quatro freios à disco com dois discos ventilados. |