PeugeotTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliação da Semana – Avaliamos o Peugeot 308 um hatchback estiloso.

Caros amigos e amigas, muito boa tarde.

Nesta semana andamos com o Peugeot 308 Allure, trata-se de um dos mais belos carros em sua faixa de preço, com visual esportivo na medida certa; o 308 não possui versão sedã, já que a fabricante adotou para o posto de sedã médio o modelo 408. Entretanto, o porta-malas do hatch comporta nada menos que 430 litros de bagagem, bem mais do que seus concorrentes diretos e acima até de alguns sedãs consagrados por aí.

Logo nos primeiros momentos ao volante, ele revelou atributos como interior espaçoso e bem-acabado, condução agradável e grande estabilidade com um desempenho satisfatório para sua categoria. Esse desempenho muito satisfatório deve-se ao motor desenvolvido pelos engenheiros da PSA.

 

Motor
O motor EC5, desenvolvido por engenheiros do Grupo PSA na América Latina, França e China, é produzido na Fábrica de Motores em Porto Real/RJ. O propulsor tem 1.998 cm3, 16 válvulas com comando variável na admissão (VVT), bomba de óleo variável (ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação do motor e a carga); bielas forjadas; pistões, aneis e acabamento dos cilindros “low friction” (adota material de baixa resistência à fricção, reduzindo o atrito entre as peças); coletor de admissão e tampa do motor em plástico; tuchos hidráulicos e sistema drive by wire no acelerador. Tudo para que o propulsor atinja o máximo em eficiência, hoje a única com motor de aspiração natural e 2,0 litros.

De acordo com dados de fábrica, o EC5 é capaz de desenvolver, abastecido com gasolina, potência máxima de 145 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 151 kgfm a 4.000 rpm; abastecido com etanol, gera 134 cv a 5.800 rpm e torque de 16,4 kgfm também a 4.000 rpm. A taxa de compressão desta versão é 12,5:1.

 

A tecnologia flex aplicada no EC5 foi desenvolvida pela Bosch. Segundo a Peugeot, o sistema Flex Start dispensa o “tanquinho” de gasolina e proporciona melhor resposta do motor à aceleração independentemente da temperatura, e ainda reduz as emissões de poluentes. Para aplicar o sistema, a Bosch desenvolveu uma nova galeria de combustível com os elementos de aquecimento integrados, além de diversos outros componentes para garantir que a temperatura do combustível atinja os valores ideais para a partida, mesmo em baixas temperaturas.

Constatamos que em rotações em que o motor aspirado encontra-se “preguiçoso” o turbo enche rapidamente o acelerador e passa a empurrar o 30 com grande desenvoltura.

Leve esportividade
Apesar de ter o motor 2.0 mais potente da categoria, o Peugeot 308 não proporciona grandes sustos nas acelerações, ainda que também não deixe a desejar. O motor começa a encher, de verdade, depois das 3 mil rpm, já próximo à rotação do pico de torque. Impressão confirmada na estrada, onde o hatch trabalha na faixa ideal de suas curvas de torque e potência e não tem nenhuma dificuldade em desenvolver velocidade de cruzeiro, mesmo carregado.

Na cidade, as arrancadas são comportadas, mas, quando necessário, é só subir o conta-giros às 3 mil rpm para que o carro acorde. Assim, aliado ao câmbio automático de seis marchas com relação “neutra”, o motor se adapta tanto a uma condução mais conservadora quanto à necessidade por velocidade em ultrapassagens na estrada.

Um item que pode exigir tempo de costume com o modelo é o conjunto direção/suspensão. Composta por sistema pseudo-McPherson na dianteira e travessa deformável com barra estabilizadora integrada na traseira, a suspensão é firme. Aliada aos pneus 205/55 R16 e às bitolas largas tanto na dianteira quanto na traseira, a suspensão garante ótima dirigibilidade e estabilidade nas curvas, mas transmite alguma sensação do solo para o habitáculo. Os amortecedores hidráulicos possuem válvulas pressurizadas e, segundo a Peugeot, são os responsáveis diretos pelo comportamento do veículo.

 

Já a direção é eletro-assistida (caixa hidráulica modulada por conjunto de eletrobomba) e tem regulagem bastante direta e firme. Em condução esportiva, direção e suspensão garantem segurança e controle total do veículo, e são mais que bem-vindos, mas podem assustar motoristas que busquem mais conforto nesse sentido. Porém, o que realmente causou estranhamento em nosso teste com o 308 não foi nenhum item mecânico, mas, sim, a posição dos retrovisores, recuados demais e prejudicando bastante a visão lateral. Mas é o único problema crônico do carro – e que não deve se repetir com todos os motoristas, afinal, a posição de dirigir varia para cada um.

Acabamento e equipamentos
A concorrência do Peugeot 308 é forte: VW Golf, Ford Focus Hatch, Fiat Punto, entre outros. Em segmentos assim, a compra é decidida no desempate, nos detalhes. E é aí que o 308 começa a mostrar suas armas. O acabamento do modelo é de fazer inveja em modelos mais caros. O painel de instrumentos é similar ao do 408, também revestido com o material macio ao toque, que a Peugeot chama de slush. O visual sóbrio é sutilmente quebrado pelos detalhes cromados das saídas de ar. O volante revestido em couro é de série em todas as versões tem ótima pegada. O isolamento acústico exemplar da cabine reflete o trabalho que a Peugeot propaga nesse sentido.

Além dessas características, a Peugeot oferece o 308 com ar condicionado automático digital Bi-zone com saída de ar traseira; ajustes de altura do banco do motorista, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e porta-luvas refrigerado e iluminado. Mimos suficientes para conquistar qualquer consumidor.

Os itens de segurança do 308 também são destaque. A versão Allure trás de série Freios ABS com AFU (auxílio a frenagem de urgência) e REF (repartidor eletrônico de frenagem); acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca; duplo airbag frontal (motorista e passageiro); cintos de segurança dianteiros pirotécnicos com limitador de esforço e regulagem de altura e travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade. A Peugeot cita também o trabalho feito na estrutura do chassi, com tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira, com emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria.

Com suspensão e pneus inalterados, o 308 Allure Automático, mantém o rodar firme, com molas e amortecedores de alta carga, e a grande estabilidade já conhecida.

 

A Peugeot não descuidou de itens de conveniência: controle elétrico de vidros com função um-toque para todos, temporizador e fechamento a distância (abertura, não), ar-condicionado com difusores para o banco traseiro, computador de bordo com duas medições, retrovisores externos com rebatimento elétrico, bom apoio para o pé esquerdo, retrovisor interno fotocrômico, quatro luzes de leitura, sensores de estacionamento na traseira, volante revestido em couro, dois apoios de braço centrais na frente e um atrás, para-sóis com espelhos iluminados e banco traseiro bipartido 60:40, além dos itens já citados na relação de equipamentos.

Motor Dianteiro, transversal
Número de cilindros 4 cilindros
Número de válvulas 16 válvulas
Combustível Flex
Cilindrada (cm³) 1 997 cm³
Potência (cv) 151 cv (E) / 143 cv (G) a 6 000 rpm
Torque (mkgf) 22 mkgf (E) / 20 mkgf (G) a 4000 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas
Tração Dianteira
Suspensão dianteira Independente, McPherson
Suspensão traseira Eixo de torção
Direção Elétrica
Rodas Liga leve, 17
Pneus 225/45 R17
Comprimento (m) 4,27 m
Largura (m) 1,81 m
Altura (m) 1,49 m
Entre-eixos 2,60 m
Porta-malas / Caçamba (l) 450 l
Tanque (l) 60 l
Peso em ordem de marcha (kg) 1 368 kg

Preço: R$67.990.00

Confiram algumas imagens:

_PBX6892_BAIXA 9(45) 308_Interior 20140218_133224 20140218_133534 20140218_133555 20140218_133610 Peugeot-308-2014 (13) peugeot-308-thp-1349415058119_956x500 peugeot-308-thp-carplace Peugeot-308-traseira-movimento

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *