EventosEventos corporativosFiatNotíciasTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliação da Semana – Avaliamos o novíssimo FIAT CRONOS 1.3 drive, o sedã compacto com o melhor custo benefício.

Caros amigos internautas, nesta semana andamos com o novíssimo FIAT CRONOS 1.3 Drive, que a montadora italiana apostou num visual mais esportivo e elaborado para manter e atrair compradores atrás de um compacto com bom porta-malas e conforto.

 

O Fiat Cronos se mostra uma compra mais interessante frente aos atuais sedãs compactos. Por se tratar de um modelo mais recente, o Fiat entrega aos seus clientes um design bem caprichado, um padrão aceitável em termos de acabamento interno na versão Drive 1.3 manual, bem concebido e com uma cabine bem espaçosa.

 

Bem equilibrado em suas formas, o Fiat Cronos na versão Drive reforça essa impressão, pois o propulsor Firefly 1.3 responde da forma esperada e se torna assim a opção mais atraente em relação até ao E.torQ Evo 1.8.

 

Parte Externa

 

O modelo chega com porte comedido em relação a outros sedãs compactos do mercado, mas está exatamente aonde os clientes da marca viam o antecessor, ainda melhor pois aumentará as vendas da marca no mercado interno e nas exportações para os países do mercosul.

 

A Fiat buscou linhas mais arrojadas para diferenciar o Cronos do Argo e assim adotou um para-choque mais radical, que caiu bem na proposta. Os faróis chanfrados e as duas grades com elementos estilizados ajudam no bom visual do Cronos. A carroceria, apesar de compacta, tem linhas bem fluídas e atraentes.

Na traseira, o destaque são as lanternas triangulares com extensores e iluminação com feixes de LED, que nos faz lembrar do mesmo padrão empregado na Fiat Toro, por exemplo. Um refinamento que a FCA quer impor nos carros da Fiat daqui para a frente. O para-choque tem pequena grelha similar às dianteiras, harmonizando o conjunto, que se apresenta bem leve.

 

Parte Interna

A leveza exterior também é vista no interior, similar ao do Argo, que é mais bem-acabado e atraente que o irmão europeu Tipo, por exemplo. Nesse aspecto, a filial brasileira saiu na frente. O quadro de instrumentos é simples, mas de boa visualização. A multimídia com tela elevada e sensível ao toque é intuitiva e traz os necessários Google Android Auto e Apple Car Play. Nos opcionais, vem também câmera de ré.

O volante multifuncional padrão da FCA também é vistoso e tem boa pegada. Os comandos são bem posicionados e ao alcance das mãos. O porta-copos é bem raso e pouco funcional. Os bancos têm conforto aceitável e o espaço geral é bom, apesar dos poucos 2,52 m de entre-eixos. Não é maior que o Argo. Atrás, conjunto completo de cintos e apoios.

 

Com o banco do motorista ajustado para minha posição de dirigir, se eu migrasse para o banco traseiro meus joelhos quase encostavam no banco do motorista, porém não estava desconfortável.

 

O Fiat Cronos traz de série na versão 1.3 Drive a central multimídia Uconnect, com tela tátil de sete polegadas. O ponto alto são os comandos por voz, que podem ser usados para mídias e telefonia. A central não traz navegação nativa, mas por meio do espelhamento com smartphones (pelo Android Auto ou Apple Car Play) é possível usar um aplicativo com essa finalidade. As mídias disponíveis são rádio, duas entradas USB, uma auxiliar e Bluetooth (com streaming).

 

O pacote é aceitável, tendo ar-condicionado, trio elétrico com rebatimento de espelho na ré, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 15 com pneus 185/60, o importante alerta de pressão dos pneus, ajustes obrigatórios de altura em volante/banco/cintos, Isofix, indicador de mudança de marcha, entre outros. Tem até uma segunda entrada USB, o que é bom para quem vai atrás, pois se consegue recarregar o inseparável smartphone.

 

Bem acertado para lidar com o piso brasileiro, o Cronos mostra-se tão estável e equilibrado ao volante como o Argo. O bom nível de rigidez torcional não traz nenhuma diferença em termos de dirigibilidade para o sedã, onde você sequer sente o peso extra da carroceria.

 

No trânsito

O Cronos Drive 1.3 é um carro agradável de guiar no trânsito urbano por conta da direção elétrica leve e comunicativa e da boa disponibilidade dos 13,7/14,2 kgfm de torque do motor de 101/109 cv de potência a giros baixos (gasolina/etanol). O sedã embala com facilidade, enfrentando subidas e fazendo retomadas com segurança. As suspensões, firmes para um Fiat, conferem comportamento equilibrado em curvas e mudanças bruscas de direção sem comprometer o conforto dos passageiros em pisos esburacados.

O câmbio manual de cinco velocidades tem escalonamento adequado para a proposta do carro e quase não exige reduções de marchas no uso urbano.

 

Com dois adultos a bordo, porém sem bagagem, o Cronos Drive 1.3 mostrou-se um carro muito esperto ao volante, com boas respostas nas acelerações e retomadas.

 

Excelente Consumo

Ponto positivo também vai para o motor 1.3 Firefly. Com seus 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque com etanol, de acordo com medições da Fiat o Cronos Drive 1.3 manual fazendo com que o consumo é um dos pontos fortes da versão, com médias de 11,3 km/l na cidade (imagem a seguir)e 17,8 km/l na estrada, ambas com etanol. Se você prefere usar a gasolina, os números são ainda melhores e ficam em 14,5 km/l em uso urbano e 20,3 km/l em rodovias.

Rodando em rodovia, o motor 1.3 cumpre bem seu papel, só merecendo mais atenção em subidas longas ou serras, necessitando de redução e em caso de ultrapassagem, giro entre 3.000 e 3.500 rpm. Com carro carregado, ele vai sentir ainda mais, mas nada que surpreenda negativamente o condutor que já está acostumado com carros nessa faixa de potência e torque. A 120 km/h, a rotação fica na casa dos 3.000 rpm, faixa de torque máximo.

 

O Fiat Cronos Drive 1.3 se mostra mais ágil e gostoso de dirigir. A plataforma mais rígida garante uma dinâmica de condução mais precisa, ainda mais com a direção elétrica bem calibrada, muito leve em manobras e firme em alta velocidade. Já os freios atendem de forma coerente.

 

As relações de marcha foram bem escalonadas, sendo a primeira mais forte (para partir em subidas íngremes) e a terceira bastante elástica (que evita o troca-troca de marchas na cidade, onde a velocidade oscila demais).

 

A suspensão tem uma calibragem bem equilibrada entre conforto e estabilidade, garantindo firmeza nas curvas e suavidade em pisos ruins. Feito para rodar no Brasil, não surpreende o bom comportamento do Fiat Cronos Drive em nossas ruas esburacadas e com lombadas mal projetadas. Ou seja, nasceu para rodar aqui e cumpre bem sua proposta.

Primeira Impressão

Tivemos primeiro contato com o Fiat Cronos, a novidade agradou bastante sobretudo pensando nos clientes que hoje consideram a compra de qualquer um dos sedãs compactos disponíveis no mercado. Se o Cronos pode não ter o mesmo apelo no degrau de cima, como VW Virtus e Honda City até podem influenciar os consumidores de sedãs médios, entre os compactos o Cronos terá tudo para exercer um grande magnetismo. Ele é moderno, capricha no visual, tem um conjunto mecânico eficiente e o melhor, possui um excelente preço.

 

O modelo com o qual a Veloxtv andou tem o preço de R$ 63.220,00

 

Vídeo do Fiat Cronos

https://youtu.be/1vL8ds6YOnY

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *