AudiNotíciasTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículosVeículos Premium

Avaliação da Semana – Audi RS Q3 a esportividade em um SUV de Luxo.

Amigos da Veloxtv, nesta semana apresentaremos a avaliação do Audi RSQ3 um veículo alia a praticidade dos SUV’s  com um apelo esportivo; apimentado pela grife RS, sigla para o termo alemão RennSport. Para esta avaliação visitamos a cidade mineira de Monte Verde, conhecida com a Suíça brasileira e mais a capital mineira “Belo Horizonte”, Ribeirão Preto a cidade da famosa choperia “Pinguim” ; o que nos proporcionou algumas imagens excepcionais, e iniciamos o novo formato de matérias que denominamos de “Long Run”.

Neste formato de matéria, andamos por diversas cidades em longos percursos, andamos por mais de 2.000 km.

Curtam nossa matéria!!!!

_MG_1390

Invocada, trata-se  de um SUV singular. O Audi  RS Q3 é alimentado por um motor 2.5 turbo, a gasolina, capaz de entregar 310 cv, disponíveis entre 5.200 e 6.700 giros. O torque é expressivo: 42,8 kgfm a 1.500 rpm, ou na primeira pisada no acelerador, se preferir. A fabricante informa que o RS Q3 alcança os 100 km/h em 5,2 segundos.

O RS Q3 une o melhor de dois mundos: concilia a tendência do momento, que são os SUV compactos, com a esportividade da grife RS. Ou seja, um carro para levar a família, mas que também faz bonito quando o assunto é acelerar. O veículo acompanha essa dualidade da experiência do usuário de forma inteligente.

Único crossover da marca com tal designação, o RS Q3 ganhou recentemente uma reestilização na Europa, que só deve chegar ao Brasil quando o modelo se tornar nacional, em 2016. Até lá, crossover compacto continua sendo vendido com visual “antigo” e etiqueta de preço fixada em R$ 273,6 mil, já na linha 2015.

_MG_1380

Vida a bordo

As linhas esportivas também se repetem na cabine do RS Q3, com a logo da divisão no volante multifuncional, painel de instrumentos e no banco.

 

Com 2,60 metros de entre-eixos, acomoda bem a família inteira. O porta-malas do Audi RS Q3 possui 356 litros, um tamanho excelente se pensado na esportividade do SUV.

Na direção

 

Dirigindo com uma pegada mais mansa, o Audi RS Q3 entrega médias de consumo elogiáveis: 9,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. O comportamento é praticamente irretocável, bem como as respostas do câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, com opção de trocas sequenciais por aletas atrás do volante de base reta. O sistema Audi Drive Select ainda permite que o condutor acerte a dinâmica de condução de sua preferência, adaptando itens como amortecedores e direção.

 

É possível configurar o RS Q3 para rodar de duas formas bem distintas. No modo Comfort, suspensão, resposta do acelerador, direção e som do motor são voltados para a melhor convivência dos ocupantes.

_MG_1383

Com este mapa, o utilitário nem parece ter a assinatura RS, tamanha suavidade no funcionamento. A direção é surpreendentemente leve, mas precisa em velocidades mais altas, enquanto a suspensão é macia e transmite conforto aos ocupantes.

 

Quando a ideia é pisar fundo no acelerador, basta pressionar a tecla Audi Drive Select para alternar o modo para a configuração Dynamic, a mais esportiva. É como trocar um copo d’água por um bom vinho.

 

O carro se transforma instantaneamente. A direção fica mais pesada, o acelerador se torna mais sensível ao pé direito do motorista, a suspensão fica mais rígida e o som do motor ganha tons ainda mais secos e altos.

Transmissão

Outra característica marcante no Audi é a velocidade da transmissão. Trocas são feitas em frações de segundo, sem qualquer hesitação.

 

A sobremesa de andar no RS Q3 vem com o controle de largada. É a maior dose de diversão possível no carro. Arrancadas perfeitas podem ser obtidas colocando o câmbio no modo S, desligando o controle de tração, zerando o odômetro parcial e pisando com o pé direito no acelerador, enquanto o esquerdo está no freio.

_MG_1397

O conta-giros irá ultrapassar as 3 mil rotações por minuto. Aí é só soltar o freio a qualquer instante, e sentir as costas sendo pressionadas contra o banco. Daí até os 100 km/h, são apenas 5,2 segundos, de acordo com a Audi. Na prática, parece menos.

 

Em acelerações, a tração integral quattro faz com que o RS Q3 “ande sobre trilhos”. O carro permanece todo o tempo na mesma trajetória, sem o menor sinal de deslizamento. O mesmo acontece em curvas. Basta apontar o SUV, que ele se comporta de forma exemplar, mesmo tenho um centro de gravidade mais alto do que qualquer outro esportivo. Aliás, ele nem parece um utilitário esportivo.

 

O ronco do cinco cilindros, aliás, é um show à parte, que não lembra nenhuma outra disposição ou número de cilindros. É mais “rouco” do que um seis cilindros, mas suave igual um quatro cilindros, sem a vibração excessiva dos motores de cilindros ímpares.

image

Acabamento

O acabamento é premium, com todos os detalhes bem construídos e materiais de qualidade, como o couro do tipo Alcântara nos bancos e apliques de alumínio. O veículo leva cinco passageiros com conforto.

Os poucos plásticos possuem textura agradável e há detalhes em alumínio. Além disso, o volante tem base reta e revestimento de couro perfurado. Há teclas para controlar volume e estação do rádio, computador de bordo e comandos de voz.

Central Mudimidia

A central multimídia traz navegador GPS integrado (com áudio em português de Portugal) e comandos de voz. A cereja do bolo é o sistema de som de alta qualidade da marca Bose, que só perde mesmo para o belíssimo e inconfundível ronco do propulsor de cinco cilindros do RS Q3.

rsq3-interno

Entre os itens de série, ar-condicionado de duas zonas, airbags frontais, laterais e de cabeça, controles eletrônicos de tração e estabilidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático, faróis bi-xenônio com luzes diurnas de LED, sensores de chuva e luminosidade, teto solar panorâmico, start-stop, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema de som da marca Bose.

Conclusão

O Audi RS Q3 encanta por oferecer um excelente conjunto mecânico, visual atraente e a versatilidade de um utilitário; custando menos do que o principal concorrente e deve ser respeitado pela competência em cumprir o que se propõe e com muita qualidade.

Curtam algumas imagens!!!!

_MG_1397 _MG_1395 _MG_1394 _MG_1390

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *