Avaliação da Semana – Audi RS Q3 a esportividade em um SUV de Luxo.
Amigos da Veloxtv, nesta semana apresentaremos a avaliação do Audi RSQ3 um veículo alia a praticidade dos SUV’s com um apelo esportivo; apimentado pela grife RS, sigla para o termo alemão RennSport. Para esta avaliação visitamos a cidade mineira de Monte Verde, conhecida com a Suíça brasileira e mais a capital mineira “Belo Horizonte”, Ribeirão Preto a cidade da famosa choperia “Pinguim” ; o que nos proporcionou algumas imagens excepcionais, e iniciamos o novo formato de matérias que denominamos de “Long Run”.
Neste formato de matéria, andamos por diversas cidades em longos percursos, andamos por mais de 2.000 km.
Curtam nossa matéria!!!!
Invocada, trata-se de um SUV singular. O Audi RS Q3 é alimentado por um motor 2.5 turbo, a gasolina, capaz de entregar 310 cv, disponíveis entre 5.200 e 6.700 giros. O torque é expressivo: 42,8 kgfm a 1.500 rpm, ou na primeira pisada no acelerador, se preferir. A fabricante informa que o RS Q3 alcança os 100 km/h em 5,2 segundos.
O RS Q3 une o melhor de dois mundos: concilia a tendência do momento, que são os SUV compactos, com a esportividade da grife RS. Ou seja, um carro para levar a família, mas que também faz bonito quando o assunto é acelerar. O veículo acompanha essa dualidade da experiência do usuário de forma inteligente.
Único crossover da marca com tal designação, o RS Q3 ganhou recentemente uma reestilização na Europa, que só deve chegar ao Brasil quando o modelo se tornar nacional, em 2016. Até lá, crossover compacto continua sendo vendido com visual “antigo” e etiqueta de preço fixada em R$ 273,6 mil, já na linha 2015.
Vida a bordo
As linhas esportivas também se repetem na cabine do RS Q3, com a logo da divisão no volante multifuncional, painel de instrumentos e no banco.
Com 2,60 metros de entre-eixos, acomoda bem a família inteira. O porta-malas do Audi RS Q3 possui 356 litros, um tamanho excelente se pensado na esportividade do SUV.
Na direção
Dirigindo com uma pegada mais mansa, o Audi RS Q3 entrega médias de consumo elogiáveis: 9,2 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada. O comportamento é praticamente irretocável, bem como as respostas do câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, com opção de trocas sequenciais por aletas atrás do volante de base reta. O sistema Audi Drive Select ainda permite que o condutor acerte a dinâmica de condução de sua preferência, adaptando itens como amortecedores e direção.
É possível configurar o RS Q3 para rodar de duas formas bem distintas. No modo Comfort, suspensão, resposta do acelerador, direção e som do motor são voltados para a melhor convivência dos ocupantes.
Com este mapa, o utilitário nem parece ter a assinatura RS, tamanha suavidade no funcionamento. A direção é surpreendentemente leve, mas precisa em velocidades mais altas, enquanto a suspensão é macia e transmite conforto aos ocupantes.
Quando a ideia é pisar fundo no acelerador, basta pressionar a tecla Audi Drive Select para alternar o modo para a configuração Dynamic, a mais esportiva. É como trocar um copo d’água por um bom vinho.
O carro se transforma instantaneamente. A direção fica mais pesada, o acelerador se torna mais sensível ao pé direito do motorista, a suspensão fica mais rígida e o som do motor ganha tons ainda mais secos e altos.
Transmissão
Outra característica marcante no Audi é a velocidade da transmissão. Trocas são feitas em frações de segundo, sem qualquer hesitação.
A sobremesa de andar no RS Q3 vem com o controle de largada. É a maior dose de diversão possível no carro. Arrancadas perfeitas podem ser obtidas colocando o câmbio no modo S, desligando o controle de tração, zerando o odômetro parcial e pisando com o pé direito no acelerador, enquanto o esquerdo está no freio.
O conta-giros irá ultrapassar as 3 mil rotações por minuto. Aí é só soltar o freio a qualquer instante, e sentir as costas sendo pressionadas contra o banco. Daí até os 100 km/h, são apenas 5,2 segundos, de acordo com a Audi. Na prática, parece menos.
Em acelerações, a tração integral quattro faz com que o RS Q3 “ande sobre trilhos”. O carro permanece todo o tempo na mesma trajetória, sem o menor sinal de deslizamento. O mesmo acontece em curvas. Basta apontar o SUV, que ele se comporta de forma exemplar, mesmo tenho um centro de gravidade mais alto do que qualquer outro esportivo. Aliás, ele nem parece um utilitário esportivo.
O ronco do cinco cilindros, aliás, é um show à parte, que não lembra nenhuma outra disposição ou número de cilindros. É mais “rouco” do que um seis cilindros, mas suave igual um quatro cilindros, sem a vibração excessiva dos motores de cilindros ímpares.
Acabamento
O acabamento é premium, com todos os detalhes bem construídos e materiais de qualidade, como o couro do tipo Alcântara nos bancos e apliques de alumínio. O veículo leva cinco passageiros com conforto.
Os poucos plásticos possuem textura agradável e há detalhes em alumínio. Além disso, o volante tem base reta e revestimento de couro perfurado. Há teclas para controlar volume e estação do rádio, computador de bordo e comandos de voz.
Central Mudimidia
A central multimídia traz navegador GPS integrado (com áudio em português de Portugal) e comandos de voz. A cereja do bolo é o sistema de som de alta qualidade da marca Bose, que só perde mesmo para o belíssimo e inconfundível ronco do propulsor de cinco cilindros do RS Q3.
Entre os itens de série, ar-condicionado de duas zonas, airbags frontais, laterais e de cabeça, controles eletrônicos de tração e estabilidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático, faróis bi-xenônio com luzes diurnas de LED, sensores de chuva e luminosidade, teto solar panorâmico, start-stop, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema de som da marca Bose.
Conclusão
O Audi RS Q3 encanta por oferecer um excelente conjunto mecânico, visual atraente e a versatilidade de um utilitário; custando menos do que o principal concorrente e deve ser respeitado pela competência em cumprir o que se propõe e com muita qualidade.
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