Eventos corporativosNissanNotíciasTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliação da Semana – Andamos com o Sedã irresistível da Nissan; o Sentra Exclusive, o luxo entre os sedãs.

Caros amigos da Veloxtv, estamos chegando ao final de mais uma temporada; o ano de 2023 foi um ano com fortes emoções e mudanças em todas as nossas direções, e nada melhor que iniciarmos o último mês com a avaliação de um sedã que segue forte, único e desbravador de um mercado de sedãs cada vez mais escasso; Estamos falando do Nissan Sentra Exclusive.

 

A oitava geração do Nissan Sentra foi lançada lá fora em 2020. Estava com passagem marcada do México para o Brasil no ano seguinte. Mas a pandemia adiou os planos da marca japonesa. E só no começo deste ano ele deu as caras por aqui.

 

O Sentra Exclusive continua sendo uma boa opção para quem procura um sedã com motor aspirado, mirando especialmente quem tinha apenas o Corolla como opção nesse segmento. A versão que veio pra teste foi a Exclusive com o único opcional disponível, o interior premium. Se tem uma coisa em que ele se destaca, é o design, o conforto, a segurança em dirigir e sua altura junto ao solo.

 

Trata-se de um sedã à moda antiga. É grande, tem 4,64 m de comprimento, 1,81 de largura e 2,71 m de distância entre-eixos. O visual é esportivo, com faróis finos, grade que identifica todos os carros da marca, laterais com caimento mais próximo de um cupê e traseira com lanternas horizontais que lembram até alguns modelos da Mercedes. Mantém o DNA da marca, mas foi inteiramente revisto, com linhas mais fluidas e grade menor pra ajudar na aerodinâmica. Eu particularmente gostei bastante.

 

Espaço Interno & Conforto

O interior também ganhou uma bela reformulada. Nesta versão com o opcional premium, salta aos olhos o interior em material sintético imitando couro na cor caramelo. Ganhou novo painel; quadro de instrumentos; volante; laterais; bancos e console. Material emborrachado no painel e nas portas dão requinte. Bancos dianteiros com aquecimento e o do motorista elétrico; partida remota; chave presencial; partida por botão; teto solar; ar-condicionado automático de duas zonas; som premium da marca Bose; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e câmera 360º, são de série.

 

Um pênalti para este belíssimo carro é o freio de estacionamento é feito pelo arcaico pedal na esquerda, um problema para portadores de deficiência nas pernas, deveria ser eletromecânico; falta sensor de chuva; os vidros elétricos só têm um toque no do motorista; a multimídia de 8 polegadas ainda usa cabo pra espelhar o celular; não tem carregador por indução; e não tem saídas de ar-condicionado para quem vai atrás.

 

Os japoneses da Nissan se preocuparam com o espaço interno. Quatro adultos, dois na frente e dois atrás nas extremidades vão muito bem. Só quem vai ao meio atrás, apesar do bom espaço, tem o incômodo do ressalto no assento e encosto, além do túnel no assoalho. Porém, em benefício do espaço interno.

 

O porta-malas tem 466 litros, adequado para um sedã desse porte. A tampa traseira tem a alça que invade o compartimento, então é bom planejar onde fica cada coisa.

 

 

Segurança ao dirigir e aos passageiros

Em segurança esta versão ganha nota 10. Além dos controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, vem com um belo pacote. São seis airbags, mais controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo, o ACC; alerta de colisão frontal com frenagem de emergência; alerta de saída de faixa; alerta de tráfego cruzado traseiro; alerta de atenção do motorista; sensores de ponto cego; farol alto automático; e freios a disco nas quatro rodas que param os 1.405 quilos do Sentra com eficiência.

 

Motor

O motor 2.0 agora não é mais flex. Porém foi rejuvenescido passando a ter injeção direta e ciclo Atkinson. E ganhou potência. Dos 140 cavalos que tinha com ambos os combustíveis, agora tem 151 só a gasolina. O torque máximo de 20 kgfm é igual mas chega a 4.000 rotações por minuto, 800 a menos do que antes, o que permite respostas mais rápidas do Sentra, é muito suave e silencioso.

 

Outras novidades, foi o câmbio automático tipo CVT, que agora simula 8 marchas, que também podem ser trocadas por meio de borboletas atrás do volante, e tem conversor de torque para respostas mais rápidas. E com essas modificações, tanto o consumo como o desempenho melhoraram.

 

No desempenho ganhou tanto em aceleração, agora faz de 0 a 100 em menos de 10 segundos, como em velocidade máxima, que agora bate nos 200 por hora.

 

Com relação ao consumo; tanto na estrada quanto na cidade, o Sentra nos surpreendeu mais ainda, demonstrando uma economia bem maior se comparada a seus concorrentes diretos.  Em nossas contagens o consumo foi de 13.2 km/l na cidade e os surpreendentes 16.6 km/l.

 

Percebemos que mesmo com excelente consumo, o mostrador de combustível se movimentou com muita rapidez, motivo disso, o reservatório tem 47 litros de capacidade, algo que a Nissan deveria aumentar um pouco a sua capacidade, na minha modesta opinião.

 

Percebemos uma mudança na suspensão. A dianteira continua igual, independente tipo McPherson. Já a traseira passou a ser independente tipo Multilink. O resultado é que o Sentra 2024 fica mais firme no chão, apesar da carroceria inclinar um pouco mais do que o desejável. Ficou também mais baixo, o que favorece a aerodinâmica.

 

Mas se corre o risco de raspar a frente em entradas de garagem ou o meio em lombadas com apenas três pessoas a bordo. Além disso o curso da suspensão é curto, fazendo com que bata com alguma facilidade nos batentes ao passar por um buraco. De qualquer modo ela deixa o Sentra confortável ao rodar absorvendo bem as irregularidades, e o carro é silencioso mesmo em pisos irregulares, resultado do bom isolamento acústico.

 

 

 

Visual 

O que mais impacta na condução e na percepção do público quando estamos ao volante do Sentra é o olhar de admiração pela sua frente imponente e impactante. Chegamos a conversar com algumas pessoas sobre o que elas acharam e o que mais chamou atenção delas quando viram o Sentra. Tivemos questionamentos sobre a nacionalidade do veículo, a forma de admiração á primeira vista, até a opinião de que queriam adquirir um sedã á moda antiga.

 

Conclusão

Achei o veículo bonito, espaçoso, confortável, com bom desempenho e consumo. O seu público alvo hoje em dia, esta cada vez mais escasso, e sujeito a mudanças para o SUV; entretanto quem cresceu vendo os lindos sedãs nas ruas de São Paulo, não pode deixar essa paixão esvair ir-se.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *