NacionaisNotíciasPeugeotTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliação da Semana – Andamos com o Peugeot 2008 Style, o melhor custo benefício da categoria.

Caros amigos da Veloxtv, é com um imenso prazer que apresentamos o nosso teste / avaliação da semana com o “Peugeot 2008 Style – 1.6 THP” disparado o melhor custo benefício da categoria.

 

Desempenho é o destaque do Peugeot 2008 Style 2023 equipado com motor 1.6 turbo. Linhas atraentes, freios excelentes, espaço interno limitado e falhas em ergonomia.

 

O desempenho é o destaque do Peugeot 2008 na versão Style. Essa versão não tem alguns equipamentos da versão topo de linha Griffe: airbags de cortina, teto panorâmico e os sensores de chuva e crepuscular. Carro legal que, de certa forma, foi substituído por essa Style na linha 2023. A Style acaba sendo mais legal ainda pelo preço: R$120 mil. E nesse pacote já está incluso bastante conteúdo: piloto automático, quatro airbags, ar-condicionado automático digital dual zone, multimídia de 7” com câmera de ré, rodas de liga aro 16, faróis de neblina, freios a disco nas quatro, bancos parcialmente em couro e sistema Grip Control, eletrônico, que mexe em alguns parâmetros do carro para situações off-road (neve, areia, pedra etc).

 

Percebe-se de imediato a feliz combinação de elementos na cor preta (rodas, grades dianteiras, teto, retrovisores) com o cinza grafite da carroceria. O visual agrada. O senão é o teto preto de série que aumenta a temperatura no habitáculo e requer uso do ar-condicionado, que é automático de duas zonas.

 

O acabamento interno do Peugeot 2008 Style THP 2023 é convincente, com plásticos duros no painel central e nos forros de porta, mas com montagem e encaixes benfeitos. Destoam as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas traseiras. Os das dianteiras estão recuados e não são percebidos.

 

O espaço interno do Peugeot 2008 Style THP 2023 é limitado tanto na dianteira quanto no banco traseiro, principalmente para pernas. Acesso ao banco traseiro requer abaixar e é uma falha em ergonomia assim como os comandos recuados dos vidros e retrovisores na porta do motorista.

 

Se o porta-malas tem aproveitamento horizontal e ótima capacidade (402 litros) para um carro compacto, o encosto do banco traseiro inteiriço inviabiliza misturar passageiro e bagagem. É um ou outro. A tampa traseira do Peugeot 2008 Style THP 2023 é pesada, mas tem duas pegas de fechamento, facilitando para destro e canhoto. Acabamento sob o forro do porta-malas é no prime, o que é praxe no estágio atual da indústria automobilística.

 

Motor

O trunfo escondido em baixo do capô são os 173 cv de potência máxima e 24,5 mkgf de torque que deixam esse 2008 com desempenho digno de esportivo.  Essa força toda vem do 1.6 THP, turboflex de injeção direta, que é um cara pra lá de conhecido no Brasil.

 

A caixa, fornecida pela Aisin, combina perfeitamente com o THP: é rápida quando exigida, suave, silenciosa e, se precisar, consegue poupar combustível adiantando ao máximo as trocas. No modo ECO então, nem se fala, já que, mesmo subindo ladeiras grandes, ele vai “passando marcha” como se estivesse num trecho plano, provando que o torque é abundante mesmo nas menores rotações desse 1.6 turbo. Outra que o carro é leve, o que faz bem ao consumo, desempenho, dinâmica. Em resumo, anda como esportivo e, maneirando, consegue até 16,2 km/l de gasolina ou 10,1 km/l de etanol no trecho misto entre cidade e estrada. Bom demais.

 

Interior

 

Peugeot 2008 Style THP 2023 tem o tradicional volante pequeno revestido corretamente com material rugoso. Agrupa comandos de áudio e fone. A coluna de direção é regulável em altura e em distância, facilitando encontrar logo a melhor posição ao volante.

O quadro de instrumentos completo inclui indicador de temperatura de motor e é visualizado acima do volante. A tela tátil de sete polegadas do sistema multimídia, compatível com Android e Apple, fica em destaque no alto do painel e abaixo dela estão os comandos do ar-condicionado.

 

Porta-luvas refrigerado não tem luz e há apenas iluminação frontal para todo o habitáculo. Comandos internos têm iluminação e facilitam operação.

 

Os bancos estão no limite do apoio adequado às pernas e são forrados em tear ao centro e por material sintético, que não transpira, nas extremidades de assentos e encostos.

O rodar do Peugeot 2008 Style THP 2023 é firme sobre piso áspero. Há transferência mínima das imperfeições para o habitáculo, que não é silencioso. Pneus de perfil 60 montados em rodas aro 16 estão bem adequados, e contribuem para evitar o desconforto.

A movimentação da carroceria é mínima pela grande altura do solo (20 cm). As barras estabilizadoras nos dois eixos evitam rolagem maior nas curvas.

 

O destaque do Peugeot 2008 Style THP 2023 é o alto desempenho do motor 1.6 turbo de alumínio, que usa corrente de distribuição e dispensa manutenção.

 

O carro é bem calibrado em freios, direção e, principalmente, suspensões: maciez e estabilidade conversam de igual para igual. Passageiros não reclamam de desconforto, e o motorista dificilmente passa sufoco numa curva ou manobra brusca, por exemplo.

Visual

 A Peugeot aposta em algo mais jovem e estiloso, como diz o próprio nome, invocando detalhes em black piano (nem o leão da grade dianteira ficou de fora), rodas pintadas de preto, faróis e lanternas escurecidos, além do interior de apliques exclusivos e mais algumas coisinhas. Agrada bastante.

 

Essa versão está equipada com airbags laterais dianteiros, além dos frontais obrigatórios por lei, ar-condicionado automático, controle automático de velocidade, computador de bordo, câmera de ré, entre muitos outros. O carro é bem calibrado em freios, direção e, principalmente, suspensões: maciez e estabilidade.

 

Essa cor metálica, Cinza Artense, estreou na linha Style e custa um tanto a mais no preço final.

O melhor benefício

O 2008 Style THP é um dos dez SUVs mais baratos do Brasil. E um dos mais potentes e poderosos mecanicamente falando, isso deixando de lado a lista de equipamentos interessante ou o visual descolado. Por R$120 mil, difícil ter algo tão interessante quanto ele. Se você não liga de ter um carro que mantém um pézinho na década passada e que já convive com seu sucessor elétrico nos showrooms de concessionárias Peugeot, sem ressalvas. Compra das boas!

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *