NacionaisNissanNotíciasTeste de veículos / Motos e caminhõesVeículos

Avaliação da Semana – Andamos com o Nissan Kicks Exclusive CVT, com novo design e e equipamentos inéditos de segurança.

Caros amigos da Veloxtv, uma boa semana a todos, nesta semana apresentamos nossa avalição com o Nissan Kicks Exclusive CVT. O crossover da marca recebeu um “banho de loja” com novo design, equipamentos inéditos de segurança e conforto, além de refinamentos na parte mecânica. A versão 2022 chega com a mesma tabela de preços do modelo anterior em todas as versões. Desta forma os valores começam em R$ 90.390, na versão manual, e vai a R$ 116.390, na opção topo de linha (versão avaliada pelo site).

A marca alinha o novo Kicks com a Nissan Intelligent Mobility, visão da marca que busca transformar a maneira como os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados à sociedade. O Kicks foi apresentado mundialmente no Brasil em 2016, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, desde então é o modelo mais vendido da Nissan. A marca se baseou em três pilares para criar o novo Kicks, que são: Design – traduzido pelo conceito denominado Nissan Emotional Geometry, Integração motorista e carro e Tecnologia Safety Shield.

 

Por fora as mudanças são logo percebidas, deixando o modelo com uma personalidade ainda mais forte. O para-choque combina com a ampla grade Double V-motion, itens que são realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano. Os faróis de Full LED com função DLR (luz de rodagem diurna), um item de série em todas as versões com câmbio CVT, e faróis de neblina de LED garantem melhor alcance. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com LED.

 

Visto de traseira as lanternas (de freio inclusive) também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado para o outro, separadas somente pelo logotipo da Nissan no centro da tampa do porta-malas, adicionando uma marcante linha horizontal que enfatiza a ampla estrutura traseira. O novo para-choque traseiro dá uma sensação de mais volume e robustez.

Detalhe para o “teto flutuante”, essa solução de design faz com que a coluna C pareça não existir por conta do acabamento em preto que se funde com os vidros das portas traseiras, mas que ainda permite excelente visibilidade externa para todos. Completam o design exterior a antena estilo “barbatana de tubarão” (de série para toda a linha) e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive.

 

Se por fora as mudanças foram muitas por dentro não espere que seja diferente, o Nissan Kicks 2022 traz novidades que aumentam ainda mais a integração dos ocupantes com o veículo. Entre os destaques estão o sistema multimídia com tela de oito polegadas e o sistema de som premium Bose®, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista.

Desenvolvido em conjunto com a Bose, reconhecida fabricante de equipamentos de áudio, o sistema Bose Personal Plus proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador digital. O segredo para oferecer essa experiência de som envolvente são os dois alto-falantes Bose UltraNearfield™ de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista. O som imersivo (surround 360°) pode ser controlada na tela do sistema multimídia, criando desde um efeito restrito somente à frente até um totalmente envolvente, por todo o interior do habitáculo. O Personal Plus reduz distorções, proporciona graves potentes e entrega um som sem limites. Uma experiência que geralmente só temos em veículos Premium e de alto luxo e que agora pode ser aproveitada em modelos de valor menor.

 

Falando em conectividade, o Kicks 2022 conta também com um novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de oito polegadas sensível ao toque e com comandos extremamente intuitivos, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo.

 

Enquanto que o painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível a partir da versão Advance. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança. Lá é possível encontrar informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo. As telas também mostram informações do tacômetro, temperatura externa, áudio e telefone que estiver conectado.  Além disso o modelo oferece de fábrica a etiqueta do sistema Sem Parar, que permite o pagamento de estacionamentos, drive-thrus de lanchonetes, abastecimentos, lava-rápidos e pedágios usando exclusivamente o adesivo instalado no para-brisa.

Quando o assunto é segurança no Kicks desde a versão de entrada são oferecidos seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de cadeiras infantis. Um importante aperfeiçoamento não pode ser visto, mas sentido. O para-brisa tem tratamento acústico diferenciado para a redução de ruídos internos. Assim, a cabine fica silenciosa mesmo em momentos de fortes acelerações. Houve ainda redução do ruído na faixa de frequência de conversas em torno de 35%.

 

Apesar do motor ainda não ser turbo, o Kicks 2022 chega com melhorias na suspensão e no conjunto de frenagem. Os engenheiros da Nissan do Brasil trabalharam em novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, melhorando a área de contato e aumentando a firmeza das suspensões. Assim, há respostas mais diretas do volante em manobras e também em alta velocidade em mudança de faixa ou para desviar de um obstáculo.

O aprimoramento do eixo traseiro ampliou a capacidade de acompanhar o movimento na traseira, fazendo com que o carro siga de forma suave, durante as mudanças de faixa ao dirigir. Maior estabilidade e controle geram maior sensação de segurança para o condutor e ocupantes. Para uma melhor frenagem, foram adotados novos pneus com maior coeficiente de atrito, aumentando a performance de aderência em pista molhada, frenagens de emergência, entre outras situações. A marca e as dimensões foram mantidas.

 

Sob o capô está o velho conhecido propulsor HR16DE de 1,6 litro e 16 válvulas que produz 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, contando com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS). Apesar de suficiente para empurrar o Kicks, devido à concorrência já possuir motores turbo, o crossover da Nissan já merecia estar utilizando essa nova tecnologia, com certeza os resultados seriam ainda mais satisfatórios.

 

Em conjunto está a ótima transmissão XTRONIC CVT® com D-Step (simulação de marchas) com a opção de modo Sport, que foi usada durante o teste sem muita diferença em relação ao modo normal. Mas no geral o câmbio é bem macio e não se sente trancos, afinal é um CVT. Em perfeita sintonia com o motor, a transmissão deixa o motorista bem à vontade para dirigir tranquilamente pelas ruas da cidade.

Para quem deseja comprar o novo Kicks, a Nissan oferece nove opções de cores (3 delas de dois tons e disponíveis apenas para a versão Exclusive). O destaque para a nova linha é a inédita Azul Elétrico. Serão três opções para o acabamento do interior: totalmente preto, Macchiato (combinada somente com carroceria nas cores Preto, Branco e Branco com Teto Preto) e Cinza com Preto (combinada somente com Azul Elétrico e Azul Elétrico com Teto Preto). O Novo Nissan Kicks chega ao mercado com diversos acessórios da Linha Original Nissan. São mais de 30 opções, sendo que seis são totalmente novas e se somam as outras disponíveis para o modelo anterior do SUV. As novidades são: Carregador de celular por indução; Sensor de estacionamento dianteiro; Soleira de portas; Acabamento cromado da régua do porta-malas; Retrovisores Tilt Down.

 

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *