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Avaliação da Semana – Andamos com o mais novo SUV esportivo da Peugeot, o 3008 GT Pack.

Caros amigos da Veloxtv, é com um imenso prazer que apresentamos o nosso teste com o Peugeot 3008 2022, que  chegou ao mercado na versão topo de linha GT Pack, que adicionou uma pitada a mais de esportividade e luxo às mudanças realizadas no estilo. Levamos a versão topo de linha de R$ 249.990 para uma semana de testes e o resultado foi excepcional.

 

Com visual mais expressivo, o 3008 GT Pack enaltece a proposta premium com adição de um pacote ADAS+, que torna a condução mais segura e avançada.

 

Seu estilo é atraente, mas o interior tem acabamento que ganha os olhares de qualquer um, ainda mais com Alcantara e o novo revestimento das guarnições.

 

Se antes o Peugeot 3008 era o SUV médio mais bonito à venda no mercado, agora ele reafirma esse status. A reestilização mexeu bem na dianteira do modelo. Ele ganhou faróis afilados com prolongamento em LED estilo dente de leão.

 

A grade frontal sem bordas com pequenos pontos em cromo preto produz um elegante efeito em que dá elegância e esportividade ao conjunto. Perto dos faróis, rasgos na grade se assemelham aos bigodes de um gato, reforçando a inspiração felina da Peugeot. A nova grade com acabamento preto, assim como o leão, também reforça a proposta de diferenciação da GT, que tem também outra mudança do 3008, as “presas” de LED.

A traseira pouco mudou, recebendo apenas lanternas full-LED com acabamento em preto brilhante, translucido quando desligadas. Na versão GT Pack, o SUV médio tem acabamento de cromo preto na régua do para-choque e também nos logotipos da marca. O para-choque com escapes cromados é interessante, assim como a designação 3008 no capô.

Além disso, vem com belas rodas aro 19 polegadas, que poderiam ser escurecidas também. Colunas, teto e retrovisores são pretos. Há de destacar também os volumes bem marcados da carroceria, que deixam o Peugeot 3008 com uma aparência mais robusta e esportiva. A linha de cintura alta combinada ao teto baixo acenam para os SUVs cupês, mas sem exageros. Ainda assim, deixa claro que é um modelo de pegada totalmente urbana.

 

Há ainda teto solar panorâmico com abertura da porção frontal. Por fim, o Peugeot 3008 traz porta-malas com abertura elétrica com sensor de proximidade – basta passar o pé na traseira para que a tampa se abra sem a necessidade de apertar botões.

Motor

O SUV médio traz debaixo do capô o já conhecido motor 1.6 THP quatro cilindros turbo com 165 cv e 24,5 kgfm de torque. Inexplicavelmente ele bebe apenas gasolina. Seus 1.598 cm³ continuam com os 165 cavalos a 6.000 rpm e 24,5 kgfm a 1.400 rpm, bom pela proposta, mas que poderia ser bem mais, se fosse o Puretech 180 europeu.

 

Este último é o próprio Prince, mas atualizado. Ainda assim, oferece ainda uma boa performance e eficiência no uso, sendo bem elástico e de pronta resposta ao pedal. Com ele, a inseparável caixa automática da Aisin com seis marchas, completam o conjunto já bem conhecido. Esta vem com trocas manuais nos paddle shifts apenas.

 

O motor no 3008 ele é um pouquinho além do suficiente. Tem boa performance, é econômico, mas os cavalos a mais extraídos na versão flex e o peso mais baixo dos SUVs nacionais faz diferença. O Peugeot não titubeia em arrancadas e acelerações mais fortes.

O modo Eco atenua um pouco o desempenho, mas nada que comprometa o conforto ao dirigir. Ele, por sua proposta, já roda com giro baixo na cidade, ajudando no consumo. Com trocas aos 2.000 rpm, o SUV é suave no funcionamento diário; entretanto, se houver necessidade, pode-se elevar bem o giro para se alcançar respostas mais imediatas.

 

Subindo além de 6.000 rpm, o Peugeot 3008 tem uma boa resposta ao volante, garantindo um desempenho animador. No modo Sport, a rotação fica em média 1.000 rpm mais alta.

 

Ao mesmo tempo, consegue trabalhar com suavidade e giro baixo em regimes de direção mais pacatos. Sua transmissão automática de seis marchas também não parece tão bem calibrada quanto a dos modelos nacionais, mas tem trocas suaves e praticamente imperceptíveis. Não demora muito a fazer reduções e tem quase nenhum delay nas trocas manuais.

 

Rodando na estrada, o SUV médio da Peugeot fica nos 2.000 rpm, o esperado para sua proposta mecânica.

Espaço Interno

 

Mas é no interior onde o Peugeot 3008 revela seu status de premium. Entre todos os SUVs médios de marca generalistas, é dele a melhor cabine disparada.

 

O Peugeot 3008 tem pegada esportiva na condução. A direção é rápida e direta, garantindo bom controle em curvas e estradas sinuosas. Já a suspensão, é mais firme e acaba se assemelhando mais a um hatch grande do que a um utilitário esportivo na direção. Ele contorna curvas rapidamente e com compostura, sem fazer a carroceria balançar ou jogar de um lado para o outro, como é típico entre os SUVs.

 

A iluminação em LED no interior também deixa o ambiente mais agradável, assim como o cluster com mostradores estilosos e um cockpit com volante pequeno e de boa pegada.

O interior do Peugeot 3008 GT Pack 2022 vem com o acabamento do padrão GT europeu, que não existia aqui, trazendo um revestimento especial de toque macio no painel e portas. Os bancos em couro Alcantara ampliam o refinamento, assim como os massageadores dos assentos dianteiros, cujo posto do motorista também possui ajustes elétricos e duas memórias.

 

Com volante hexagonal em couro, tendo logotipo GT, o 3008 topo de linha apresenta ainda pedais de alumínio. Na instrumentação do i-Cockpit 2.0, o cluster tem 12,3 polegadas e três visuais.

 

Na traseira, existem duas portas USB para carregamento de smartphone, mas na frente o carregamento é indutivo. A alavanca elétrica estilosa foi preservada; além disso, existem saídas de ar-condicionado no banco traseiro, enquanto a climatização continua sendo dual zone. Os bancos são aquecidos, mas para o nosso mercado eles deveriam ser mesmo ventilados. O mesmo em relação ao apoio de braço bipartido, que oculta um porta-objetos refrigerado. O Peugeot 3008 GT Pack tem ainda teto solar panorâmico.

Os bancos também recebem o revestimento aveludado em preto, que é complementado por couro também em preto. Toda parte superior do painel é revestida em material macio e o Peugeot ainda traz partes em metal para complementar o visual.

 

Como um carro que flerta com o segmento premium, o Peugeot 3008 precisa de alguns mimos para agradar aos passageiros. E ele os tem. Começa pela presença de massageadores nos bancos dianteiros, com direito a regulagem elétrica para o motorista. Luzes ambiente no entorno da cabine ajudam a deixar o clima mais refinado.

 

O SUV médio ainda tem carregador de celular por indução e um enorme console central refrigerado que mais serve como uma geladeira para até seis garrafas de 600 ml. A central multimídia é nova, com tela maior e fácil de mexer. Android Auto e Apple CarPlay ainda exige fio para conexão, ainda assim, é um sistema moderno.

 

Consumo

Nosso consumo urbano foi de 9,9 km/l , chegando a 14,3 km/l na estrada; rodamos por 750 quilômetros; sendo uma maior parte em estrada, e uma menor parte dentro da cidade de São Paulo e seu trânsito caótico.

 

Dirigibilidade

Estável, tem direção elétrica bem responsiva, freios adequados e suspensão com um compromisso de conforto ótimo, mesmo que tenha aro 19 polegadas nas rodas.

                                   

O SUV se mantém confortável e com poucas vibrações em terrenos irregulares, como estradas de paralelepípedo. O bom isolamento do conjunto de suspensão faz com que ele pareça andar em um carpete boa parte do tempo, continua agradando muito com dinâmica de condução atraente, mesmo que pudesse ser ampliada com suspensão multi-link.

 

Com alerta de faixa, o 3008 corrige o carro na faixa, mas ainda não identifica ambas para mantê-lo na posição correta, entre as faixas. No entanto, reduz a velocidade em curva. No ponto cego, não só alerta, mas corrige e reduz se houver um carro ao lado. Já o identificador de placas é bem prático, pois, com um toque, a velocidade é reduzida para a indicada na placa. Na câmera de 180 graus, há também alerta de tráfego traseiro, assim como câmera frontal para ter 360 graus de visualização. Tudo isso com cinco estilos de massagem nos bancos.

Preço

A versão que andamos, “Peugeot 3008 GT Pack” esta avaliada em R$ 249.99.

 

Nossa conclusão

Ele é um SUV com belíssimo design, gostoso de dirigir, mimos dignos de carros de marcas de luxo e um inigualável refinamento interno. Um veículo perfeito para quem esta a procura de segurança, tecnologia, design, conforto e esportividade.

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