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Avaliação da Semana – Andamos com hatch mais atraente do território nacional, o Peugeot 208 Griffe automático.

Caros amigos da Veloxtv, o ano de 2023 promete e já estamos com muitas novidades que serão apresentadas e iniciadas á partir de fevereiro deste ano.  Neste início de ano o Peugeot 208 vem sendo um dos veículos mais procurados pelos consumidores brasileiros; e nada melhor que iniciarmos este ano de testes com a marca francesa com o “Peugeot 208 Griffe” Automático.

 

O Peugeot 208 Griffe 2023 é a versão topo de linha do hatch e aposta em itens de tecnologia e segurança. A versão de topo do Peugeot 208 2023 conta com extensa lista de equipamentos disponíveis.

 

O hatch traz ar-condicionado automático, banco do motorista com regulagem de altura, volante com ajuste de altura e profundidade, bancos revestidos em couro, teto panorâmico e chave presencial. O 208 Griffe 2023 possui também central multimídia com tela de 10” e espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional em couro, faróis full LED e carregador de celular por indução.

Em relação à segurança, o modelo traz airbags frontais, laterais e de cortina, câmera com visão de 360º, controles de estabilidade e tração, luzes de condição diurna (DRL), Isofix, sensor de estacionamento traseiro, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência.

 

Motor

O 208 Griffe 2023 traz motor 1.6 EC5 flex, de quatro cilindros, e câmbio automático de seis marchas.

 

A potência do motor é de 120 cv com etanol e 113 cv com gasolina, enquanto o torque é de 15,7 kgfm com etanol e 15,4 kgfm com gasolina.

 

Com o propulsor 1.6, a versão de topo do Peugeot 208 2023 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atingir velocidade máxima de 190 km/h.

 

  • Cidade – 8,4 km/l com etanol e 12,7 km/l com gasolina;
  • Estrada – 9,1 km/l com etanol e 15,9 km/l com gasolina.

Nosso teste semanal

O Peugeot 208 melhorou e ficou mais barato, ganhando espaço até então inimaginável no mercado brasileiro, com menos versões e preços mais controlados. Contornada a questão de preços, logo ele começou a surgir nas listas de carros mais vendidos e a Peugeot voltou a seduzir clientes. O carro atrai pelo desenho, muito bem aplicado, e na versão que avaliamos, 1.6 Griffe, chamou atenção por onde passou, graças à sua cor Azul Quasar, realmente perfeita para o modelo, e suas luzes dianteiras verticais daylight com justiça batizadas de “dentes de sabre”, em alusão ao extinto carnívoro. A marca do leão com os dentes do extinto tigre.

 

Aliás, o motor 1.6 está dando adeus, e será substituído na linha 2023 pelos Firefly Fiat,1.0 Turbo GE Flex e 1.3. Com isso, o hatch vai dar um outro passo adiante para se tornar mais econômico e ter melhor desempenho. Com o 1.6, o 208 roda sempre suave e silencioso, com seus 118 cv de potência máxima a 5.750 rpm e 15,4 mkgf de torque máxima a 4.000 rpm, no etanol. É um velho conhecido, de manutenção muito simples. Não decepciona, mas começa a perder para os concorrentes turbo.  O consumo marcamos 8,4 km/litro na cidade e 12,7 km/litro na estrada, que hoje em dia não é exatamente o ideal, um pouco pior do que a concorrência. O câmbio é automático de seis marchas da Aisin, de funcionamento irrepreensível.

Se por fora ele agrada, por dentro não foge à regra, transpirando modernidade. Tudo é bem desenhado e pensado, com materiais de qualidade e quase isento daquele apanhado de botões que mais atrapalham do que ajudam. Há uma fileira de botões ao centro do painel, abaixo das saídas de ar.

 

São usadas duas telas no painel. Uma central de 7 polegadas para a central multimídia, “flutuante” e já aplicada em outros carros da marca, mas sem interface para Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A outra tela, ainda mais interessante, é usada para o painel de instrumentos, com efeito 3D alcançado pelo uso duas telas sobrepostas, que criam a projeção de imagens entre elas. É o melhor conjunto de instrumentos do segmento.

 

Os instrumentos são posicionados acima do volante, numa solução interessante, mas que demora para encontrar os ajustes corretos de banco e volante. Mas depois que se consegue, tudo fica tranquilo. Os bancos, aliás, são realmente bonitos e com desenho esportivo. O volante é pequeno, multi-funções e de excelente “pegada”.

Outro exemplo de requinte são os faróis são full-led, com sistema de nivelamento automático do facho, útil para não ofuscar outros motoristas ao passar por lombadas ou valetas, por exemplo. Tem ainda frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão e assistente de permanência na faixa. E mais: acendimento automático de faróis, câmera de ré, sensor de chuva, carregador sem fio para celular, partida no botão, teto solar panorâmico, rodas aro 16 com pneus 195/55, direção com assistência elétrica e discos ventilados na frente (com tambores atras). Em termos de dimensões, tem 4,05 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,45 m de altura e entre-eixos de 2,53 m.

 

Como todos os carros ficaram muito caros no Brasil, o Peugeot 208 Griffe é uma boa escolha entre as versões top de linha dos hatches pequenos. Seu preço de R$ 113 mil está agora na mesma faixa dos demais carros deste segmento. Pode ser até interessante aguardar alguns dias para poder comprar o hatch francês feito na Argentina com motores Fiat, mas o preço poderá ser uma surpresa não muito agradável.

 

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