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Automobilismo Internacional – Nasce mais uma categoria base na Austrália a Fórmula S5000.

Organizado pela Australian Racing Group (ARG), este novo campeonato de monolugares tem a chancela de aprovação da FIA (Federação Internacional do Automóvel) e será uma realidade já em 2019. A Confederação Automobilismo da Austrália também já aprovou esta nova disciplina, que ficará conhecida como S5000, depois da ideia ter sido apresentado como Super5000.

 

 

A S5000 é o resultado da associação de duas ideias, a de Chris Lambden (que lançou a Formula Thunder 5000) e dos organizadores do campeonato Supercars (a Super5000). Nasceram rivais, mas acabaram por se juntar e dar origem a este novo campeonato. A ARG que tem planos, também, para levar a regulamentação TCR para a Austrália, ficou com a organização do campeonato.

 

O pacote técnico ficou definido há semanas, depois de meses de trabalho para criar um monolugar de qualidade que pudesse albergar um potente V8 que seja uma resposta australiana à IndyCar norte americana. O tempo gasto nesta definição esteve ligado aos problemas de homologação que os chassis disponíveis experimentaram. Tanto o chassis feito pela Swift para a Thunder 5000, como o Oscar Fiorinotto da Super5000 (um chassis com aspeto retro…), não passaram nos exigentes testes da FIA.

 

Ainda não há nenhum carro construído, mas nos próximos dias a Onroak irá enviar um chassis para a Austrália para os primeiros testes. O carro custará 300 mil dólares.Assim, a ARG teve de deitar mão a uma monocoque em carbono feita pela Onroak-Ligier, colocando-lhe um motor Ford Coyote V8 com cinco litros de cilindrada e 560 CV. A caixa é uma unidade sequencial de seis velocidades e utilizará jantes de 17 polegadas. Terá um Halo como a F1 e F2, sendo o primeiro monoposto fora destas competições a exibir este sistema de segurança.

 

Sobre a nova competição, Matt Braid, responsável pela ARG, referiu que “estamos muito orgulhosos do que fizemos até agora, oferecendo um chassis novo e o mais recente equipamento de segurança. O fato de termos retido o coração e a alma da categoria, é muito importante, pois será um carro puro e barulhento, quase um anti-Fórmula 1. Como tudo no carro foi intensamente testado, não vamos precisar de um programa significativo de testes. Para a semana chega o primeiro chassis, vamos montar tudo e colocar em pista o carro.”

 

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