Automec bate todos os recordes e recebe 75 mil visitantes na edição 2019, um sucesso.
A 14ª edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços (Automec) foi encerrada no sábado, 27, com recordes. O público registrado ultrapassou 75 mil visitantes, as rodadas de negócios nacionais e internacionais somaram R$ 77 milhões, cerca de 62 mil pessoas passaram pelas as áreas de experiências que somaram mais de 4 mil horas de conteúdo. Com o saldo, os organizadores ratificam que esta é a maior Automec já realizada e o maior evento B2B da América Latina.
Foram cinco dias ocupando todos os espaços dos 8 pavilhões e, ainda, boa parte da área externa do São Paulo Expo. Dentro do complexo, mais de 1.500 marcas nacionais e internacionais aproveitaram o contato direto com um público qualificado, formado por distribuidores, varejistas, reparadores, proprietários de oficinas, montadoras, concessionários e transportadoras. Um encontro de novas tecnologias e soluções com diferentes necessidades de mercado que resultou no ambiente perfeito para o desenvolvimento de projetos, parcerias e relações comerciais efetivas.
Para Elias Mufarej, diretor do Sindipeças e responsável por Reposição e Fomento à Exportação, a importância da feira para o setor é clara. “Considerando-se que a Automec é a maior feira de autopeças na América Latina e a quarta no mundo, ela expressa muito bem a magnitude do setor no Brasil, nos seus diversos segmentos”, afirma.
Além do Brasil, o pool de expositores reuniu empresas de países como Alemanha, Estados Unidos, França, China, México, Peru, Romênia, Paquistão, Coréia do Sul e Turquia. “Nosso pavilhão internacional representou 38% da área de exposição. É possível afirmar que temos representantes de todos os cantos do planeta”, diz Leandro Lara – diretor da Automec. O público também foi composto por diversas nacionalidades. Houveaumento de 50% na visitação de outros países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. “Além disso, acrescendo no público brasileiro, recebemos 10 caravanas oficiais dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais”, completa o executivo.
Antonio Fiola, presidente da Associação de Entidades Oficiais da Reparação de Veículos do Brasil (Sindirepa Nacional), comenta que esta edição foi muito produtiva para a instituição. “Esta edição foi muito produtiva para o Sindirepa Nacional. Reunimos entidades de vários estados e também da América do Sul. Fizemos o segundo encontro da aliança da América do Sul para criarmos uma agenda comum e assim podermos trabalhar juntos em temas importantes para o setor de reparação de veículos. Entre as pautas, vamos defender o direito de reparação para obtermos acesso a dados dos veículos e também queremos estabelecer uma nova forma de comercializar peças de veículos de seguradoras, que, atualmente, só pode ser feita diretamente pelas companhias de seguro.
Falando da feira em si, mais uma vez, foi um sucesso de público e mostrou a força do mercado de reposição no Brasil. Foi excelente.”
Rodrigo Carneiro, presidente da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (ANDAP), concorda, destacando o como evento mais importante do aftermarket brasileiro. “A Automec, mais uma vez, foi um sucesso. A ANDAP, juntamente com o SICAP, realizou o evento para os distribuidores que destacou novas tendências e inteligência de mercado. A feira ofereceu muitas atrações e teve grande número de expositores, o que mostra a força do mercado de reposição, responsável por 80% da manutenção da frota circulante de veículos. “
Alcides Acerbi Neto, presidente do SICAP, complementa: A AUTOMEC está se consolidando cada vez mais como uma das maiores feiras B2B do mundo. Durante o evento pudemos observar que o nosso mercado de reposição de autopeças é um dos mais expressivos e que existe muito otimismo em relação ao crescimento deste setor em 2019. E poderá ser ainda melhor nos próximos anos, desde que, o governo consiga implementar as reformas necessárias, principalmente simplificando a mais complexa legislação tributária do mundo!
Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios do Estado de São Paulo (Sincopeças – SP), Francisco Wagner de La Tôrre é categórico sobre a qualidade desta edição. “Posso afirmar com muita segurança que efetivamente temos uma feira comparada às melhores feiras do setor no mundo. Ficou muito claro que não só os expositores como os profissionais que foram à feira estavam ávidos pela retomada dos investimentos nos seus negócios, fato que indica uma retomada do setor.
Recorde em negócios
Com apoio da ANDAP, SICAP e do Sincopeças – SP, foram 03 rodadas de negócios, sendo 02 nacionais e01 internacional. Um total de 130 reuniões que geraram R$ 77 milhões. No Clube dos Compradores, área com benefícios exclusivos, foi registrada a passagem de 700 executivos. “É um volume incrível e mostra que as empresas escolhem fazer negócios na Automec. Somos reconhecidos pela alta capacidade de atrair compradores qualificados e conectá-los com as soluções mais inovadoras do mercado”, explica Leandro Lara.
Esta conexão foi potencializada pela nova ferramenta de inteligência de dados, que levou recomendaçõespersonalizadas para mais de 85% dos visitantes a partir de seus interesses sinalizados no credenciamento. Sistema que fez ainda mais sentido considerando que, na comparação com 2017, esta edição teve umaumento de 36% no número de participantes com poder de decisão para compras e de 24% no público com verba acima de R$ 100 mil para investimentos. Mais de 65% dos distribuidores declararam verba acima de R$ 1 milhão para investir e mais de 50% dos visitantes varejistas eram responsáveis pelo fechamento de novos negócios.
O diretor administrativo-financeiro da Segvel, Guilherme França, distribuidora autorizada da 3M, conta que já participa da Automec há alguns anos para fechar negócios, encontrar novos fornecedores e fazer relacionamento com clientes. “Nosso grande objetivo é bater a meta de crescimento para 2019. Nos últimos três anos, a empresa vem crescendo 60% ao ano em faturamento. Então, para acompanhar essa expectativa alta, procuramos na Automec produtos que tenham potencial extremo e que contribuam com nossa estratégia”, explica.
Conteúdo e Capacitação
A Automec é uma referência não só no mundo dos negócios, mas também para um público ávido por informações de qualidade e seguras sobre o setor de reparação e reposição automotiva. Tendo em vista esse cenário, a organização da feira e expositores se empenharam em atender essa demanda dos visitantes. E conseguiram: ao todo, as atividades voltadas para conteúdo e capacitação, como palestras, debates, cursos e workshops somaram mais de 4 mil horas, quadriplicando o que havia sido alcança da última edição.
O evento deste ano começou com o Encontro da Indústria de Autopeças, promovido no dia 22 pelo Sindipeças e que debateu temas como inserção competitiva, o universo de pequenas e médias empresas, painéis sobre o mercado de reposição e visão de futuro, além exemplos e experiências de outros países, como México e Argentina. No fim do encontro foi realizado o desenlace da fita inaugural da Automec 2019.
No dia 23, o primeiro de feira, teve início o Fórum Automec, organizado, em conjunto, por Sincopeças, Sicap, Andap e Sindirepa. O intuito foi o de disseminar tendências de mercado, boas práticas e importantes dicas para varejistas, distribuidores e mecânicos. Em três manhãs de atividades, foram abordadas as temáticas “Gestão Inteligente e Recuperação Tributária”, “Inteligência de Mercado e Transformação Digital” e “Eletrificação Veicular”.
Na ocasião, o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octavio Pereira de Almeida, destacou os esforços empregados pela organizadora para tornar a Automec um evento ainda mais atrativo e relevante para a realização de negócios no mercado de reparação automotiva. “Neste ano, rompemos paradigmas para uma Automec ainda mais grandiosa e isso nos enche de orgulho. Nossa maior preocupação é o cuidado com o público final, para levarmos a melhor experiência possível”, afirmou.
E o Fórum foi só o começo. Em razão da relevância da Automec no cenário nacional e internacional, diversos encontros, palestras e seminários foram realizados por empresas e entidades do setor, em paralelo com a feira, nas salas do São Paulo Expo, entre eles, a Manhã de Tecnologia com a SAE Brasil, o Nexus Connecting Days Latin America e o Seminário Internacional de Retífica de Motores, do Conarem (Conselho Nacional de Retífica de Motores).
A parceria entre o Conarem e a Automec ocorre desde a primeira edição da feira. “Conseguimos motivar pessoas a virem para a feira por conta do seminário, como eu trouxe dos EUA, da África, do Chile, Guatemala, Paraguai, Uruguai, Argentina, e do mesmo jeito o pessoal aqui do Brasil que tem interesse na feira acaba vindo para o seminário”, salientou o presidente do Conarem, José Arnaldo Motta Laguna.
Um evento, muitas experiências
O conteúdo de alto valor agregado se estendeu a uma das grandes novidades desta edição, a Automec Experience. O espaço apresentou diversas palestras e workshops em uma Área de Conteúdo e Capacitação, conduzidos por especialistas ligados às empresas Delphi, AkzoNobel, Sigma, Chiptronic, KYB, Scania, Walter, Robert Half, AWL, Work Group, Motul, Wimpel, AndCap/Sicap, Hengst, Cabines Orange, Euro Repar, Febrava, Tecfil, IQA, Henkel, Abrafiltros. Com apoio do Senai, foram conferidos certificados dos cursos aos participantes, contribuindo para a qualificação dos profissionais.
Outro ponto de destaque na Automec Experience foi a Arena de Influenciadores, liderada pelo Dr. Carro, onde 18 personalidades ligadas à indústria automotiva contaram suas histórias e compartilharam suas experiências de carreira com os visitantes. Estiveram presentes nomes como Cacá Bueno (piloto da Stock Car), César Urnhani (piloto de teste do programa Auto Esporte), Batistinha (customizador de carros), Cristiano Rei dos Carros (reparador automotivo e influenciador digital), entre outros.
Esta parte teórica, ilustrada com grandes histórias, estava perfeitamente integrada com as atividades práticas:Oficina de Leves; Oficina de Pesados; Oficina de Personalização; Oficina de Colisão; Oficina de Motos e Oficina do Futuro. Uma Batalha de Envelopamento trouxe diversão e conhecimento para os visitantes que, além de participarem das disputas, receberam orientações sobre os materiais utilizados para a personalização dos carros e indicações de cursos para começar a trabalhar na área e ampliar, por exemplo, o leque de atendimento em uma oficina.
Na parte externa do pavilhão, a adrenalina da Área Racing e da Drive Experience, onde visitantes habilitados puderam sentir a emoção das pistas. O proprietário de oficina mecânica Tiago Lima Menezes foi um dos que participou da Drive Experience e considerou uma experiência única, pela oportunidade de saber mais sobre o carro e colocá-lo na pista efetivamente. Thiago veio de Salvador (BA) somente para conhecer a Automec. “Viemos para ver as novidades, lançamentos, coisas como novos scanners e sistemas. É a primeira vez que venho à feira e pretendo participar das próximas”, ressaltou.
Juntos, palestras, workshops e oficinas chamaram a atenção de 62 mil das 75 mil pessoas presentes.
Inovação: o drive da indústria
Inédita na Automec, a Área Inovação foi um dos espaços em que os expositores reuniram atividades diversificadas para os visitantes, criando uma convergência entre palestras, apresentações de produtos inovadores, experiências e a possibilidade de realização de negócios. A área contou com palestras sobre inovação por parte de empresas como Oficina Brasil, Petrobras, QueridoCred e também do Sebrae/SP.
Uma das expositoras que apresentou uma solução inovadora para o mercado foi a SIDe5, um Simulador Integrado de Demanda capaz de fornecer previsões de demanda anual de 32 categorias de produtos por marca, modelo e ano do veículo para 5 anos, possibilitando aos tomadores de decisão da indústria uma avaliação mais eficiente das oportunidades. Os visitantes puderam experimentar a tecnologia fazendo simulações no sistema durante a feira. “É uma inovação criada pela Fraga Inteligência Automotiva e pelo Grupo Oficina Brasil. Os visitantes que utilizaram o sistema gostaram bastante. Acreditamos que a participação na feira vá gerar negócios”, ressaltou a representante da SIDe5, Cristiane Martins.
Outro produto apresentado na área de inovações foi o Aplicativo Car10, que possibilita às oficinas a reunião de diversos serviços em um só sistema, como o registro de orçamentos, checklists de entrada e processamento de pagamentos. “O aplicativo é muito bom para as oficinas, pois deixa tudo mais rápido, desde a parte administrativa até a entrega do carro ao cliente. E a participação aqui na feira está sendo muito boa. Já veio muita gente ofertar parceria, pessoal de outros estandes, então vai ser algo muito bom para a empresa”, afirmou Caroliny Treffe, consultora Comercial da Car10.
O melhor retorno de investimento
A Automec 2019 teve um aumento de 3 mil m² na área de exposição. Todos os espaços foram comercializados meses antes da feira, o que ratifica a aposta das marcas no retorno em visibilidade, negócios e networking que a feira traz.
Fernanda Giacon, Gerente de Marketing de Aftermarket da ZF América do Sul, patrocinadora oficial da Automec 2019, afirma que esta foi a melhor edição. Ela lembra que já participou de algumas edições e consegue ver a evolução. “Esse ano foi extraordinário, o número e qualificação dos visitantes, o que o evento está proporcionando, você é a motivação. É uma oportunidade para mostrar o crescimento do nosso portfólio e de comunicação direta com mecânicos, varejistas, frotistas. Um impacto não só nas vendas, mas também no relacionamento com todo o canal”, diz.
Já Danilo Sad, Gestor da Texaco – Divisão de Marketing da Iconic Lubrificantes, conta como foi para a empresa participar da Automec pela primeira vez. “Tínhamos uma expectativa pré-feira que foi não só atingida como superada e muito. Não à toa entramos como lubrificante oficial, o que queremos manter para as próximas edições. Com o evento tivemos um conceito mais firme de exposição da marca, com um retorno que deve ser ainda maior no médio e longo prazo”.
Renata Campos, Chefe de Comunicações e Branding da Schaeffler América do Sul, declara que “a feira proporciona uma oportunidade de contato, principalmente, com os clientes da América do Sul, e a Automec consegue reunir a todos para conversas sobre novos negócios. Nosso estande ficou cheio a semana inteira e estamos muito felizes com o resultado”.
Para Giovanna Vitta, Chefe de Comunicação de Reposição Automotiva na Bosch, o volume de visitantes também surpreendeu. “Além do público da feira, nós trouxemos 10 caravanas que vieram ao nosso estande em um tour guiado. Atendemos de forma diferenciada, mostrando a jornada do cliente dentro da oficina com um passo a passo do que acontece lá dentro, lançamentos de produtos e de dois programas. Foi bem positivo”, explica.
Marco de Luca, diretor geral da Valeo Service América do Sul, compartilha esta visão positiva e fala sobre a mensuração de resultados. “É difícil quantificar o impacto, mas foi extremamente positivo para a influência da marca em todos os níveis da cadeia. O ganho que temos em representatividade e a oportunidade que temos de comunicação com nossos clientes é única. Temos a certeza de que nos próximos dois anos vamos colher muitos frutos desse trabalho”, explica.
Para a Dana, ” A Automec é a grande plataforma de lançamento e relacionamento com o mercado de reposição. Para nós é peça chave no projeto de comunicação comercial. É o lugar para interagir com as pessoas, mostrar o que estamos fazendo, coletar informação e aprimorar o relacionamento. Então é o grande evento do ano para nós”, detalha Luís Pedro Ferreira, Diretor de Marketing e Comunicação Corporativa da empresa.
Além do público qualificado e da essência de negócios, Amaury Oliveira, Diretor Executivo de Aftermarket América do Sul da Delphi Technologies, ressalta o espaço aberto para qualificação na feira. Oferecemos treinamentos diariamente que, somados às ações interativas no estande, levaram o visitante ao mundo Delphi de tecnologia e inovação. A Automec superou nossas expectativas desde o primeiro dia”.
Maria Maurício da Silva, Assistente de Marketing da Cummins Filtration, revela como a Automec faz parte dos planos de negócio da empresa. “Esperamos um retorno e ele sempre vem. Não com vendas diretas, mas com a divulgação da marca e a prospecção de negócios. Seja pelos clientes que nos visitam ou por pessoas de fora do país que estiveram aqui interessadas em nossos produtos. É uma feira realmente importante para o mercado”, diz.
Para a MTE-THOMSON participar da Automec 2019 foi motivo de orgulho. “A feira confirmou, mais uma vez, a sua importância para o setor. Estamos muito satisfeitos com a expressividade do evento no mercado brasileiro de reparação e com muito orgulho de participar e conviver nesse ambiente tão favorável aos negócios”, relataAlfredo Bastos Jr. – Diretor de Marketing da marca.
Nelson Bastos, Head de Aftermarket América Latina para Turbos e Termal Systems da BorgWarner, fala da presença da empresa no evento. “A participação na Automec foi um sucesso, com estande sempre cheio. Tivemos a oportunidade de apresentar nossos produtos, estreitar o relacionamento com clientes e gerar novos negócios para a empresa. A Automec fez jus à posição de principal feira do setor de autopeças da América Latina”.
Confiança renovada
Esta assertividade em negócios para empresas nacionais e estrangeiras é tamanha que algumas marcas jáfecharam a participação para a próxima edição, em 2021, caso da Nakata, Arteb e KSPG.
“Este ano trouxemos para a feira as equipes de várias áreas e também proporcionamos a experiência de visitação virtual em outra dimensão à oficina. Unimos tecnologia, serviços digitais ao atendimento único e muito personalizado a cada cliente, ” explica Sérgio Montagnoli, diretor de vendas e marketing da Nakata.
Para Talita Peres, Gerente de Marketing e Comunicação Corporativa da Motorservice Brazil, fala do saldo positivo desta Automec. “Nesta edição da Automec, a Motorservice, divisão responsável pela comercialização das marcas KS Kolbenschmidt, Pierburg e BF para o mercado de reposição, apresentou novidades do grupo, destacando tecnologias voltadas à mobilidade, portfólio de produtos e novas embalagens para o aftermarket. Recebemos no nosso stand clientes de todo o Brasil e registramos forte presença de visitantes de vários países da América Latina. Participamos do evento internacional do CONAREM – Mobilatina – com apresentação Rodrigo Bitencourt, nosso gerente de desenvolvimento de novos produtos que falou da evolução dos carros elétricos no Brasil e no mundo. Apoiamos o programa de caravanas do Sindirepa que trouxe profissionais de várias cidades para conhecer a feira. O estande teve uma excelen te visitação e tivemos a oportunidade de nos mantermos muito próximos ao mercado.”
Edson Brasil, CEO do Grupo ARTEB, explica que a empresa tem bons motivos para comemorar na Automec. “Esta edição está muito movimentada, público qualificado. Oportunidade para apresentar as novidades e lançamentos que oferecemos para montadoras, bem como para o mercado de reposição. Estamos recebendo muitos clientes do Brasil e também de outros países interessados em nossos produtos, o que é muito bom para expandir a área de exportação. Aproveitamos a feira também para iniciar a celebração de 85 anos de história da ARTEB que vem inovando e desenvolvendo novas tecnologias em sistema de iluminação em led.”