AudiCateg. InternacionaisWEC

Audi determinada a vencer em Spa.

  • Três carros R18 e-tron quattro na segunda corrida do WEC
  • Duas versões aerodinâmicas do esportivo híbrido na largada
  • Estreia de Filipe Albuquerque no WEC

 

 

Ingolstadt, 25 de abril de 2014 – Pela primeira vez no ano, a Audi entrará com três carros R18 e-tron quattro na corrida do WEC em Spa, na Bélgica, no dia 3 de maio – no segundo round do FIA World Endurance Championship. A fase de preparação para esse evento foi particularmente intensa. Os danos por acidentes sofridos pelos dois carros na abertura da temporada resultou em muito trabalho.

 

Dois acidentes em Silverstone (Grã-Bretanha) foram um infortúnio para a Audi em dois aspectos. Pela primeira vez na história, o time do Diretor da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich e Chris Reinke, Diretor do LMP, precisaram assistir a  retirada de todos os carros e a perda total de pontos válidos do campeonato. Os incidentes causaram danos consideráveis nos veículos. Ambos os monocoques dos esportivos híbridos foram afetados. Consequentemente, os carros número ‘1’ e ‘2’ tiveram que ser preparados novamente do zero. Como resultado, os Campeões Mundiais do WEC da Audi estão com uma enorme carga de trabalho entre a Páscoa e 1º de maio.

 

Em comparação, a preparação do terceiro carro de corrida parece quase uma tarefa de rotina. A Audi tradicionalmente usa a corrida de 6 horas em Spa para prepararseu time de Le Mans para a corrida de endurance mais importante do ano. Enquanto Lucas di Grassi/Loïc Duval/Tom Kristensen (Brasil/França/Dinamarca) e Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (Suíça/Alemanha/França) competem em todos os oito rounds do Campeonato Mundial, o R18 e-tron quattro número 3 correrá exclusivamente em Spa e nas 24 Horas de Le Mans. A Bélgica verá Marco Bonanomi (Itália) voltando para o cockpit do carro de corrida. Junto com Bonanomi, Filipe Albuquerque (Portugal) estará celebrando sua estreia no WEC com a Audi, após trocar carros de turismo por modelos esportivos no final do ano passado. Oliver Jarvis (Grã-Bretanha) foi liberado da corrida de Spa e do dia de testes em Le Mans – ele batalhará por pontos no campeonato na série de corridas Super GT do Japão ao mesmo tempo. Para as 24 Horas de Le Mans, ele voltará para o cockpit do R18 e-tron como companheiro de time de Albuquerque e Bonanomi.

 

Em Spa, o carro número 3 é a continuação de uma ideia que a Audi testou pela primeira vez no ano passado. O carro adicional tem um corpo diferente, que pode ser reconhecido a primeira vista devida a saliência traseira mais longa. Seu uso na Bélgica é muito valioso para os engenheiros da Audi, pois os dados gerados pelo carro número 3 ajudam a validar as simulações feitas anteriormente pela Audi. Da mesma maneira, o time pode testar como lidar com a versão especial de corpo e outras modificações técnicas em condições de corrida.

 

Todas as três equipes Audi estão unidas em buscar um único objetivo no circuito de 7,004 km nas Ardennes com sua combinação única de voltas. Seguindo as vitórias de 2012  e 2013, a Audi está determinada em batalhar pelas melhores posições em Spa novamente em 2014. A volta mais rápida alcançada por Tom Kristensen na qualificação para Silverstone e  a melhor volta da corrida alcançada por André Lotterer mostra que o esportivo híbrido a diesel de Ingolstadt e Neckarsulm é mais rápido em volta única na batalha com a Porsche e a Toyota. Na Bélgica, a Audi poderá ver pela primeira vez se isso também se aplica estrategicamente em toda a corrida quando os efeitos das regulações de energia e das diferentes taxas dos três carros híbridos se manifestarem no campo.

 

 

 

Citações dos oficiais

 

Dr. Wolfgang Ullrich (Diretor da Audi Motorsport): “Nós temos que preparar dois novos carros entre agora e Spa, o que aumenta a carga de trabalho da equipe. Depois de um começo de temporada um pouco difícil em Silverstone, agora é particularmente importante que nós nos concentremos nas próximas tarefas até Le Mans. A equipe tem que se acostumar com os processos. Mas Spa é mais do que só um teste para Le Mans. Nós queremos vencer na Bélgica e conseguir pontos no WEC.”

 

Ralf Jüttner (Diretor de Equipes da Audi Sport Team Joest): “Todos temos o objetivo de mostrar que Silverstone foi uma exceção absoluta. Nós agora estamos na estranha posição de precisar marcar pontos. O time dará tudo. Nós estaremos na largada com três carros recém-preparados. Nós definitivamente não estamos sem motivação, e vamos revidar.”

 

 

 

Fatos e citações dos motoristas Audi

 

Lucas di Grassi (29 anos, Brasil), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)

  • Esteve no pódio com a Audi em Spa no ano passado

“Eu estou muito ansioso para Spa, porque a pista é incrível e nosso Audi R18 e-tron quattro é muito bem desenvolvido. Para nós, o segundo round será focado em marcar o máximo de pontos possível para as classificações de fabricantes e motoristas na WEC.”

 

Loïc Duval (31 anos, França), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)

  • Venceu em Spa na sua estreia com a Audi em 2012
  • Terminou em segundo lugar no ano passado

“A configuração dessa pista é única. E eu tenho boa lembranças da minha vitória na Bélgica na minha estreia com a Audi dois anos atrás. Em Ardennes, há sempre uma possibilidade de chuva e baixas temperaturas. Estou ansioso para ver o que alcançaremos lá. Nós vamos lutar pela vitória, e nossa motivação está muito alta.”

 

Tom Kristensen (46 anos, Dinamarca), Audi R18 e-tron quattro #1 (Audi Sport Team Joest)

  • Fez a volta única mais rápida na abertura da temporada do WEC nas qualificações
  • Junto com Loïc Duval, vai para Spa como Campeão Mundial

“Todo corredor fica ansioso para o desafio de encarar uma pista como Spa. Nós temos que terminar e marcar muitos pontos. Isso é particularmente importante porque nossa tabela de pontos ainda está em branco depois de Silverstone.”

 

Marcel Fässler (37 anos, Suíça), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)

  • Já venceu seis rounds no WEC com seus companheiros de time
  • Já celebrou uma vitória em uma corrida de 24 Horas de GT em Spa

“Eu sempre fico ansioso para Spa. É minha pista favorita, não importa o carro que eu esteja dirigindo nela. No Audi R18 e-tron quattro, será um prazer especial. No ano passado, vencemos lá. Em Silverstone, também mantivemos um ritmo bom. É por isso que estou confiante de que dessa vez tudo correrá bem em Spa novamente.”

 

André Lotterer (32, Dinamarca), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)

  • Está dirigindo com Marcel Fässler e Benoît Tréluyer pelo quinto ano
  • Fez a volta mais rápida da corrida em Silverstone

“Em 2013, nós tivemos uma corrida fantástica em Spa. Espero que sejamos capazes de manter isso neste ano. É uma das minhas pistas favoritas. Eu cresci na Bélgica e ainda me sinto em casa aqui. Estou muito motivado a dirigir aqui. Temos muito a compensar.”

 

Benoît Tréluyer (37 anos, França), Audi R18 e-tron quattro #2 (Audi Sport Team Joest)

  • Venceu em Spa no ano passado com Marcel Fässler e André Lotterer
  • Está dirigindo com seus companheiros de time pelo quinto ano

“Em Spa, estamos continuando nossa competição com outros quatro carros esportivos híbridos e os outros competidores. Em Silverstone, tivemos um bom começo de corrida. Isso fez com que o fato de não termos terminado ainda mais triste. Estou muito ansioso para ver nosso potencial em uma corrida inteira.”

 

Filipe Albuquerque (28 anos, Portugal), Audi R18 e-tron quattro #3 (Audi Sport Team Joest)

  • Está celebrando sua estreia no WEC em Spa
  • Está ansioso para adquirir muitos treinos na direção com seu companheiro de time Marco Bonanomi

“Depois de todos os testes, agora estou muito ansioso para minha primeira corrida no Audi R18 e-tron quattro. Nos preparamos passo a passo e estamos esperando uma boa corrida. O carro é muito divertido, mal posso esperar pela minha vez.”

 

Marco Bonanomi (29 anos, Itália), Audi R18 e-tron quattro #3 (Audi Sport Team Joest)

  • Esteve no pódio em Spa em 2012 na sua estreia no WEC com a Audi
  • Nas Ardennes, será sua primeira corrida da temporada 2014

“Estou muito feliz de poder correr pela Audi novamente. Vamos dirigir um carro com aerodinâmicas diferentes dos outros dois carros irmãos. Fazemos isso para nos preparar para Le Mans. Depois dos testes com essa versão, estou confiante. E dentro da equipe do Audi Sport, Audi Sport Team Joest e entre os motoristas, a atmosfera é ótima também.”

 

 

Os motoristas Audi em Spa

 

Filipe Albuquerque (Portugal): Nascido em 13 de junho de 1985 em Coimbra, Portugal; mora em: Coimbra, Portugal; solteiro (companheira: Joana); 1,74 m de altura; 65 kg; piloto Audi desde 2011; vitórias em Le Mans: 0; corridas no WEC: 0; vitórias no WEC: 0; pole-positions no WEC: 0; voltas mais rápidas no WEC: 0; melhor resultado no WEC Spa: –

 

Marco Bonanomi (Itália): Nascido em 12 de dezembro de 1985 em Lecco (Itália); mora em Colle Brianza (Itália); solteiro; 1,76 m de altura; 69 kg; motorista Audi desde 2011; vitórias em Le Mans: 0; corridas no WEC: 2; vitórias no WEC: 0; pole-positions no WEC: 0; voltas mais rápidas no WEC: 0; melhor resultado no WEC Spa: 3

 

Lucas di Grassi (Brasil): Nascido em 11 de agosto de 1984 em São Paulo, Brasil; mora em: Mônaco, Mônaco; casado com Anna; 1,79m de altura, 75 kg; piloto Audi desde 2012; vitórias em Le Mans: 0; corridas no WEC: 3; vitórias no WEC: 0; pole-positions no WEC: 0; voltas mais rápidas no WEC: 1; melhor resultado no WEC Spa: 3

 

Loïc Duval (França): Nascido em 12 de junho de 1982 em Chartres, França; mora em: Genebra, Suíça; casado com Gaëlle, um filho (Hugo); 1,78m de altura; 70 kg; motorista Audi desde 2012; vitórias em Le Mans: 1; corridas no WEC: 11; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 2; voltas mais rápidas no WEC: 1; melhor resultado no WEC Spa: 1

 

Marcel Fässler (Suíça): Nascido em 27 de maio em Einsiedeln, Suíça; mora em: Gross, Suíça; casado com Isabel, quatro filhas (Shana, Elin, Yael e Delia); 1,78m de altura; 78 kg; motorista Audi desde 2008; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 16; vitórias no WEC: 6; pole positions no WEC:2; voltas mais rápidas no WEC: 1; melhor resultado no WEC Spa: 1

 

Tom Kristensen (Dinamarca): Nascido em 7 de julho de 1967 em Hobro, Dinamarca; mora em: Mônaco, Mônaco; solteiro (companheira: Hanne), dois filhos (Oliver e Oswald) e uma filha (Carla Marlou); 1,74m de altura, 72 kg, motorista Audi desde 2000; vitórias em Le Mans: 9; corridas no WEC: 16; vitórias no WEC: 4; pole positions no WEC: 0; voltas mais rápidas no WEC: 2; melhor resultado no WEC Spa: 2

 

André Lotterer (Alemanha): Nascido em 19 de novembro de 1981 em Duisburg, Alemanha; mora em: Tóquio, Japão; solteiro; 1,84m de altura; 74 kg; motorista Audi desde 2010; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 16; vitórias no WEC: 6; pole positions no WEC: 4; voltas mais rápidas no WEC: 4; melhor resultado no WEC Spa: 1

 

Benoît Tréluyer (França): Nascido em 7 de dezembro de 1976 em Alençon, França; mora em: Gordes, França; casado com Melanie, um filho (Jules); 1,78m de altura; 68 kg; motorista Audi desde 2010; vitórias em Le Mans: 2; corridas no WEC: 16; vitórias no WEC: 6; pole positions no WEC: 3; voltas mais rápidas no WEC: 2; melhor resultado no WEC Spa: 1

 

 

Todos os vencedores em Spa (desde 2003)

 

2003 Seiji Ara/Tom Kristensen (Audi)

2004 Jamie Davies/Johnny Herbert (Audi)

2005 Casper Elgaard/John Nielsen/Hayanari Shimoda (Zytek)

2006 Jean-Christophe Boullion/Emmanuel Collard (Pescarolo)

2007 Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin (Peugeot)

2008 Marc Gené/Nicolas Minassian/Jacques Villeneuve (Peugeot)

2009 Christian Klien/Nicolas Minassian/Simon Pagenaud (Peugeot)

2010 Sébastien Bourdais/Pedro Lamy/Simon Pagenaud (Peugeot)

2011 Anthony Davidson/Marc Gené/Alexander Wurz (Peugeot)

2012 Romain Dumas/Loïc Duval/Marc Gené (Audi)

2013 Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (Audi)

 

 

 

Informações da pista

 

Comprimento da pista: 7,004 km

Duração da corrida: 6 horas

Recorde qualificatório nessa pista: Sébastien Bourdais (Peugeot), 1m 57,884 s (213,892 km/h), em 8 de maio de 2010

Recorde de corrida nessa pista: Franck Montagny (Peugeot), 1m 59,797s (210,476 km/h), em 9 de maio de 2010

Pole position em 2013: Marcel Fässler/André Lotterer (Audi), 1m 59,961s (210,188 km/h), em 3 de maio de 2013

Volta mais rápida 2013: André Lotterer (Audi), 2m 00,435s (209,361 km/h), em 4 de maio de 2013

 

Títulos Campeões Mundiais WEC

2012 Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (Audi)

2013 Loïc Duval/Tom Kristensen/Allan McNish (Audi)

 

 

Filipe Albuquerque sobre a pista de Spa

 

“A pista tem tudo, com suas voltas lentas, médias e rápidas. Como resultado, nós temos que fazer renúncias no set-up. Porém, somos recompensados com um dos mais incríveis circuitos do calendário. Eau Rouge é uma experiência maravilhosa para qualquer piloto de corrida. Pouhon será muito animadora, já que a esquerda dupla será muito divertida com o bem balanceado novo Audi R18 e-tron quattro. Em geral, as zebras são tão retas em Spa que se tornam uma parte da pista de corrida – exceto dentro de Blanchimont. Ao todo, você pode encontrar um bom ritmo em Spa. As oportunidades de ultrapassagens também são muito boas: La Source, depois de Eau Rouge, em Campus Chicane, e obviamente tudo é possível ao entrar na trama final.”

 

 

Agenda:

Sexta-feira, 2 de maio

09:00 – 11:00        Treino livre 1

14:15 – 16:15        Treino livre 2

20:00 – 20:30        Qualificatórias LMP1 e LMP2

 

 

Sábado, 3 de maio

14:30 – 20:30        Corrida de 6 horas

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *