Apresentamos a primeira roda de “titânio” com impressão 3D.
A HRE foi a primeira empresa dedicada a fabricar rodas e a apostar na impressão 3D, num protótipo feito em colaboração com a GE Additive.
As fotos não fazem justiça ao trabalho feito neste protótipo chamado “HRE3D+” que revela novas tecnologias e formas de construir uma roda de elevada performance. Nesta roda se funde um desenho assaz complicado com um material nobre, o titânio.
A tecnologia de impressão 3D é um enorme avanço para os fabricantes de rodas, já que utilizando as mais modernas máquinas de corte, tudo tinha de começar num bloco de alumínio que é esculpido, desperdiçando 80 por cento do material. Uma impressão 3D desperdiça apenas 5% de material e este pode ser reciclado para nova utilização.
Além desta enorme vantagem em termos de custos, a impressão 3D com titânio permite criar rodas mais rígidas, melhor resistência aos elementos e peso reduzido, não necessitando de polimento como sucede com o alumínio.
A roda “HRE 3D” é produzida em cinco partes diferentes que depois são combinadas num centro da roda feito em carbono sendo fixa com parafusos de titânio.
“Este é um incrivelmente importante e excitante projeto para nós pois temos aqui um vislumbre do futuro da produção de rodas. Trabalhar com a GE Additive nos deu acesso á mais recente tecnologia e a um espetacular grupo de engenheiros, permitindo-nos ir aos limites no desenho das rodas. Esta parceria com a GE Additive é, para a HRE, um passo rumo ao futuro!” palavras de Alan Peltier, presidente da HRE.
Imagens: