NissanRenaultVeículos

Aceleração das sinergias na Renault e Nissan: criação de quatro diretorias comuns.

• A Aliança Renault-Nissan está implementando planos ambiciosos de convergência em quatro áreas-chave: engenharia, manufatura e logística, compras e recursos humanos, com o objetivo de realizar pelo menos 4,3 bilhões de euros anuais em sinergias.
• Quatro novas diretorias comuns serão oficialmente criadas em 1º de abril de 2014, com um efeito positivo imediato em termos de eficácia e competitividade.
• Elas serão comandadas por quatro diretores da Aliança, que terão a missão de fortalecer o processo de integração de cada função.

A Aliança Renault-Nissan anuncia hoje a implementação de planos ambiciosos de convergência em quatro áreas-chave a contar de 1º de abril, com o objetivo de realizar pelo menos 4,3 bilhões de euros anuais em sinergias até 2016.
Ao final de janeiro, a Aliança Renault-Nissan já havia dado início a projetos de convergência para quatro funções-chave da estrutura: engenharia, manufatura e logística, compras e recursos humanos. Estes projetos foram apresentados aos representantes dos funcionários e depois finalizados pelas equipes de diretoria e conselhos de administração da Renault e da Nissan.
Estas quatro funções serão dirigidas conjuntamente pela Renault e a Nissan sob a responsabilidade de um diretor da Aliança. Também será criado um comitê de direção para cada diretoria.

“Uma maior integração destas quatro funções-chave se traduzirá imediatamente por uma melhoria da eficácia e da competitividade da estrutura com um tamanho crítico, que possibilitará que nos beneficiemos de economias de escala ainda maiores”, declarou Carlos Ghosn, Presidente da Renault e da Nissan. “As sinergias resultantes beneficiarão nossos clientes, que terão veículos com mais qualidade e tecnologia de ponta”.

As quatro diretorias implementadas em 1º de abril são:

• Engenharia
Na engenharia, as duas empresas realizarão sinergias graças às arquiteturas modulares (CMF, Common Module Family, ou família de módulos comuns), assim como na engenharia de sistemas e componentes elétricos, simulação digital e ensaios, engenharia mecânica e pesquisa e pré-projetos.
Tsuyoshi Yamaguchi é o novo diretor de desenvolvimento de tecnologias da Aliança.

• Manufatura e logística
A nova diretoria de manufatura e logística da Aliança cobrirá a estratégia global industrial (inclusive aprovisionamento), processos de manufatura e supervisão das atividades de produção e logística.
Shohei Kimura é o novo diretor de manufatura e logística da Aliança.

• Compras – RNPO
A Renault e a Nissan já contam com uma estrutura de compras integrada há mais de dez anos. Muitas sinergias já podem ser geradas em compras, graças à integração das atividades de engenharia e produção.
Christian Vandenhende é o novo diretor de compras da Aliança.

• Recursos Humanos
As equipes da Renault e da Nissan criarão processos comuns de RH na Aliança, principalmente com a criação de uma política comum de gestão de talentos.
Marie-Françoise Damesin é a nova diretora de recursos humanos da Aliança.
Greg Kelly é o novo diretor de desenvolvimento de altos executivos da Aliança.

Para facilitar a implementação e coordenação desta nova estrutura, um novo comitê de direção Aliança será criado e presidido por Carlos Ghosn.
Christian Mardrus é o novo diretor da Renault-Nissan BV e Vice-Presidente Executivo da Aliança.

Juntas e mais fortes há 15 anos
Esta iniciativa marca uma nova etapa na história da Aliança, criada em 27 de março de 1999.
A Aliança Renault-Nissan é a parceria estratégica multicultural mais longa e de melhor resultado da indústria automobilística.
Desde a criação da Aliança, em 1999, várias sinergias foram realizadas nas áreas das compras, comércio exterior, logística e informática.
Desde então, a Aliança cresceu de forma significativa, tornando-se o quarto grupo automotivo mundial em volume de vendas (8,3 milhões em 2013). Ela também tem cooperações com os grupos Daimler e Mitsubishi, bem como parcerias regionais com as montadoras AVTOVAZ (Lada), Ashok Leyland e Dongfeng.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *