Categ. NacionaisKart

Muitas ultrapassagens marcam o início da segunda etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras

A bateria classificatória desta quinta-feira ficou marcada pelo alto nível de disputa e velocidade na Arena Brasil Kirin, em Itu(SP)

Começou a disputa por mais três vagas na final da Seletiva de Kart Petrobras 2014. O que se viu na bateria classificatória da categoria Graduados da 2ª fase do Brasileiro de Kart na manhã desta quinta-feira (31), na Arena Brasil Kirin, em Itu (SP), foi uma disputa intensa e em alto nível que deve durar até a bateria final, prevista para a manhã de sábado (2 de agosto). A primeira bateria terminou com uma dobradinha carioca, com Andre Nicastro em primeiro e o atual campeão da Seletiva Olin Galli em segundo. Em terceiro, e andando junto aos líderes, ficou o mineiro Giuliano Raucci.

Embora tenha ficado em terceiro, Raucci sai na frente na disputa por uma das vagas na final da Seletiva, já que Andre Nicastro e Olin Galli não concorrem à vaga. Nicastro pela faixa etária e Galli por ser o atual campeão. Engana-se quem acha que o hepta campeão brasileiro de kart teve vida fácil na pista. Largando na pole, Olin Gali viu Nicastro sair melhor e assumir a ponta na primeira volta. Durante a corrida os dois trocaram de posição diversas vezes, mas Nicastro assumiu a liderança na penúltima volta e recebeu a bandeira quadriculada em primeiro lugar.

Raucci esteve junto aos líderes durante boa parte da prova, até resolver poupar equipamento para as próximas baterias e pensar no campeonato de uma forma geral. Largando da sétima posição no grid, o mineiro chegou até a ser o segundo colocado, andando sempre colado nos líderes. “A corrida foi boa, estava com o kart rápido, mas no final resolvi poupar os equipamentos para as próximas baterias que são mais importantes”, analisou o mineiro Raucci.

Outros destaques da prova foram os paulistas Artur Fortunato e Pietro Rimbano, que fizeram grandes ultrapassagens e seguem em busca da vaga. Com problemas mecânicos na tomada de tempo, Rimbano largou em 27º, de 32 karts no grid, e terminou em 9º, com 18 posições ganhas. Fortunato largou em 15º e ganhou dez posições, terminando a corrida em 5º. “Estou achando o meu caminho dentro da competição, muitos pilotos estiveram aqui na semana passada disputando a categoria Sudam e estão mais acostumados com a pista. Eu como estava disputando a Fórmula 3 não pude competir, mas penso que ao longo das baterias crescerei na competição”, disse Fortunato.

O caminho até a decisão das vagas continua amanhã, com a disputa da segunda bateria classificatória e da pré final. A classificatória está prevista para começar às 9h, com a mesma ordem de largada de hoje. A pré final está prevista para 10h15 e terá o grid ordenado pela pontuação acumulada nas duas baterias classificatórias.

Após a etapa de Itu, restarão mais duas para a definição dos 12 finalistas da Seletiva de Kart Petrobras: em São Luís, no Maranhão, no dia 20 de setembro, e Itumbiara, em Goiás, que acontece junto com a Copa Brasil de Kart no dia 11 de outubro. Três pilotos já conquistaram vaga para a final na primeira etapa classificatória, em Aldeia da Serra (SP), no mês de maio: os paulistas Vitor Baptista e Vinicius Papareli e o gaúcho, Victor Matzenbacker. A final irá acontecer nos dias 27, 28 e 29 de outubro no Kartódromo de Guaratinguetá, interior de São Paulo.

Resultado da bateria eliminatória desta quinta-feira (Top 10):
1 #1 Andre Nicastro, 20 voltas em 16min20s011
2 #4 Olin Vieira Galli , a 0s734
3 #25 Giuliano Yazbek Raucci, a 1s533
4 #21 Rafael F. Martins, a 2s467
5 #104 Jose Artur D. Fortunato, a 7s518
6 #70 Sergio Camara, 7s987
7 #11 Bruno B. dos Santos, a 8s696
8 #112 Pedro Piquet, a 9s462
9 #17 Pietro V. Rimbano, a 16s804
10 #19 Renato S. da S Junior, a 16s869

Confira a programação da categoria Graduados na segunda fase do Brasileiro de Kart:
Sexta (Dia 1º de agosto)
)
9h00 – Bateria classificatória
10h15 – Pré Final

Sábado (dia 2 de agosto)
8h10 às 8h17 – Warm up
10h30 – Final

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva será composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos são selecionados para a grande final, onde competem em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano vai contemplar os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – deve chegar a 250 mil reais. O campeão receberá 60 mil reais em dinheiro.

Para saber mais detalhes e conhecer o regulamento do evento, acesse: www.seletivadekartpetrobras.com.br

229650_423250_img_0188net 229650_423252_img_0217net

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *