Lexus CT200H é híbrido de vanguarda
A Lexus está na vanguarda da tecnologia híbrida, cada vez mais aperfeiçoada na redução das emissões e do baixo consumo de combustível.
O Lexus CT 200h, o primeiro modelo compacto de luxo de cinco portas dotado desta tecnologia, que permite alimentação apenas pelo motor elétrico, pelo motor de combustão ou por ambos, espelha o nível alcançado pela marca neste domínio.
No capítulo estético, combina elegância e sobriedade, com uma frente mais apelativa. O interior faz jus ao estatuto premium, dada a qualidade dos materiais empregues e o nível do equipamento. A ergonomia merece nota elevada, tão à mão do condutor — boa posição ao volante e excelente apoio lateral do banco — estão todos os comandos.
Conforto é outro predicado de grau acima da média, num habitáculo em que sobressai o bom gosto e até mesmo certo requinte. Na consola central, o seletor do modo de condução permite escolher um de três modos – Eco, Normal ou Sports – e o ecrã multimédia fixo e a cores, de sete polegadas, é controlado por botão rotativo.
Dotado do sistema Lexus Hybrid Drive, o CT 200h ensaiado por TSF Motores, revelou-se muito fácil de conduzir e mostrou-se, particularmente, à vontade no trânsito citadino – a direção assistida elétrica dá preciosa ajuda – revela-se silencioso e poupadinho, graças à maior utilização nos percursos urbanos do motor elétrico, que atua até aos 45 km/hora.
O comportamento em estrada, em especial nos traçados sinuosos, é irrepreensível; o chassis rígido, concebido com recurso a uma inovadora tecnologia de colas e aos componentes leves em alumínio, garante máxima eficácia.
Quando o arranque se faz em piso irregular, o controlo de tração dá ajuda preciosa, sendo significativo o grau de conforto proporcionado pelo duplo braço triangular da suspensão traseira.
A caixa de velocidades automática de variação contínua não se revela tão brilhante quanto seria desejável, mas não desilude. Mas, é nos consumos e nas emissões – 82 g/km (ciclo combinado), segundo a marca – que este Lexus CT200h, disponível a partir dos 28 900 euros, brilha como poucos.