Boulevard M 1800R B.O.S.S., toda família precisa de um chefe
Assim como outras fabricantes de motocicletas, a Suzuki tem em sua linha de produtos uma família especial e exclusiva de motos custom, chamada de B.O.S.S. As siglas significam “Blacked Out Suzuki Special”, ou ao pé da letra, Suzuki especial totalmente preta. Sua máquina mais poderosa da categoria, a Boulevard M 1800R ganhou uma versão B.O.S.S. no ano passado e agora, em 2014, a J.Toledo/Suzuki, representante da marca no Brasil, decidiu trazer o modelo ao país. De acordo com as informações disponibilizadas pela companhia, a Boulevard M 1800R B.O.S.S. já está no Brasil e sua comercialização será iniciada em agosto. O preço público sugerido, no entanto, ainda não foi definido pela empresa. De acordo com as concessionárias, a previsão é de algo em torno dos R$ 50.000 e R$ 55.000, já que o modelo de 1.500cc tem preço de R$ 49.900.
As diferenças entre o modelo da família B.O.S.S. e o convencional ficam apenas na estética da moto. Cores e grafismos diferentes, retrovisores e pedaleiras novos, além, é claro, de muitas peças em preto e preto fosco como, por exemplo, a tampa do motor e do farol dianteiro, escapamento, rodas e outros itens. Tudo pensado para dar um ar mais agressivo, esportivo e sofisticado à custom da Suzuki, características da linha B.O.S.S.
Potente e imponente
A Suzuki Boulevard M 1800R B.O.S.S não é apenas a custom mais potente da casa da Hamamatsu. Ela é também a “chefe” da família B.O.S.S, composta por outros dois modelos de menor capacidade cúbica – que não vem para o Brasil. Com visual agressivo e imponente, a M 1800R B.O.S.S ganhou, no total, 17 peças em preto que a difere da versão comum. Espelhos retrovisores, pedaleiras, garfo, guidão, manetes de embreagem e freio, tampa dos cilindros do motor, escapamento e até as pinças de freio. Além disso, o modelo também ganhou uma faixa amarela, ao melhor estilo “racing”, que vai desde o farol dianteiro até a rabeta da moto.
Sobre o tanque de gasolina, há um painel de instrumentos contendo velocímetro analógico e uma tela de LCD com hodômetro digital, relógio e marcador de combustível. Integrado com o conjunto óptico dianteiro, que também recebeu uma carcaça em preto, há ainda outro painel digital com informações como indicador de marcha engatada, conta giros e todas as luzes espias. A Suzuki ainda afirma que o pneu traseiro com medidas de 240/40R aro 18 é o mais largo calçado que já equipou uma motocicleta da marca. Tudo isso para reforçar a imponência do modelo.
Robustez e muita força
Ancorado em seu chassi do tipo berço duplo construído em aço de alta resistência, fica o coração dessa motocicleta. Seu motor DOHC (duplo comando de válvulas) de dois cilindros em “V” a 54° e 1.783 cm³, de oito válvulas e arrefecimento líquido, foi projetado para ter enorme torque logo nos primeiros giros, mas com uma resposta de aceleração controlável. Dessa forma, a Suzuki equipou a 1800 B.O.S.S. com o sistema de injeção eletrônica SDTV com dupla válvula de borboleta para deixar a resposta do acelerador ainda mais suave, mesmo em baixas rotações. O propulsor é capaz de produzir 125 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque máximo de 16,31 kgf.m logo cedo, aos 3.200 rpm. Toda essa força é transmitida do motor para a roda via eixo-cardã e câmbio de cinco marchas.
Outro item que se destaca no propulsor da Boulevard, além do torque, são os pistões de 112 mm de diâmetro forjados em alumínio. De acordo com a Suzuki, trata-se de um dos maiores pistões de motores à gasolina usados em uma motocicleta de produção, cuja tecnologia foi testada nos campeonatos mundiais e ajuda a reduzir a fricção e massa inercial.
Para baixar o centro de gravidade da motocicleta, os engenheiros da fabricante adotaram o sistema de lubrificação de cárter seco. De acordo com a companhia, tal sistema foi projetado para reduzir a altura do motor, deixando assim o virabrequim mais baixo e, consequentemente, o centro de gravidade.
No quesito suspensões, a Suzuki manteve-se no convencional, adotando garfo dianteiro invertido e balança em alumínio com monoamortecedor, ambos com ajuste de pré-carga da mola e 130 mm de curso. Para frear essa máquina de 347 kg em ordem de marcha, a companhia japonesa equipou a Boulevard M 1800R B.O.S.S. com dois discos dianteiros e disco simples na traseira.
Mercado
Com a chegada da Boulevard M 1800R B.O.S.S ao país, a Suzuki espera se colocar entre as dez primeiras da categoria custom em números de emplacamentos no ranking da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Atualmente a fabricante nipônica tem 1,09% do share do mercado de duas rodas, menos que a Dafra. Entre as dez mais vendidas, a Suzuki está apenas em três das oito categorias consideradas pela federação – city, scooter e naked.
Boulevard M1800R *BOSS* é a moto mais torcuda que já pilotei, ficando atrás apenas da Triumph Rocket III 2020, tenho que ter muito controle no punho na hora de arrancar, caso contrário saio de lado ou fico dando zerinho no asfalto. É uma uma máquina SUPERLATIVA em todos os quesitos!