Mercado Europeu – Grupo Renault passa a ocupar o 3º lugar entre os construtores na Europa.
O Grupo Renault registou um forte aumento das suas vendas mundiais: crescimento de 9% em relação a 2022, com um total de 2.235.345 unidades vendidas em 2023. Três das suas principais marcas cresceram significativamente.
Renault: crescimento de 9,4%, com 1.548.748 automóveis vendidos à escala global em 2023. A Renault é a marca francesa mais vendida no mundo. Na Europa, a Renault registou um bom crescimento e superou o desempenho médio do mercado: +19,3% em relação a 2022.
Dacia: 14,7% de crescimento, com 658.321 unidades vendidas em 2023. Este desempenho é o resultado da nova e forte identidade da marca Dacia, estruturada em torno dos seus 4 modelos-pilar, todos em crescimento face a 2022.
Alpine: crescimento de 22.1%, com 4.328 automóveis vendidos. Na Europa, o Grupo beneficiou da sua ofensiva de produtos, ganhando quota de mercado: volumes de vendas aumentaram 18,6% num mercado que cresceu 13,9%
Desta forma o Grupo Renault passa a ocupar o 3º lugar entre os construtores automóveis na Europa, graças a três marcas fortes, complementares e criadoras de valor.
As vendas a retalho do Grupo representam 65% das suas vendas totais nos cinco principais países da Europa, em conformidade com a política comercial centrada na criação de valor.
O Grupo Renault prossegue a sua ofensiva na eletrificação. Em sintonia com as necessidades dos clientes, o Grupo fez escolhas tecnológicas que estão a dar frutos e acelera os seus esforços em matéria de transição energética.
No seio da marca Renault, a procura da eletrificação – híbrida e totalmente elétrica – é crescente. Na Europa, a marca intensifica a sua ofensiva, ocupando o 3.º lugar nos automóveis eletrificados graças ao Megane E-Tech 100% elétrico, que detém uma quota de mercado de 2,2 % nos automóveis totalmente elétricos, e ao sucesso das suas motorizações híbridas, cuja procura está em forte crescimento (Austral, Clio e Captur no top 10 dos automóveis híbridos na Europa).
Dacia Jogger Híbrido 140, à venda desde janeiro de 2023, representa mais de 25% das encomendas dos clientes Jogger. O Dacia Spring, 100% elétrico, mantém o seu lugar no top 3 das vendas europeias de automóveis elétricos a retalho.
A carteira de encomendas do Grupo na Europa representa 2,5 meses de vendas previstas no final de dezembro de 2023. 2024 será um ano muito forte em lançamentos comerciais, com 104 novos modelos, fundamentais para o desempenho do Grupo.