BMW Group amplia sua liderança no segmento Premium na América Latina em 2022.
O BMW Group América Latina manteve a sua liderança de vendas no segmento premium na região em 2022, demonstrando que apesar dos desafios de produção enfrentados pela indústria automotiva global, as marcas do BMW Group são as de maior aceitação na América Latina. O Grupo na região demonstrou uma estratégia eficaz para entregar um total de 44.463 automóveis: dos quais a marca BMW entregou 37.726 unidades aos clientes; enquanto a marca MINI entregou 6.737 unidades; mantendo assim uma participação de mercado na América Latina de 35,1% para a marca BMW e 6,3% para a MINI, de um total de mais de 107 mil unidades. Em termos de unidades eletrificadas, o BMW Group conseguiu posicionar na região 9.129 unidades já serem totalmente elétricas ou híbridas plug-in, representando pouco mais de 20% das vendas do Grupo, enquanto os veículos da família M fecharam o seu ano de aniversário com um crescimento de 5% na região, entregando 4.777 unidades a entusiastas de alto desempenho, representando pouco mais de 12% das vendas do Grupo. Por sua vez, a marca BMW Motorrad demonstrou mais uma vez a sua força ao entregar 25.480 motocicletas, superando um recorde de vendas histórico e mantendo três dos 15 mais importantes mercados mundiais para a marca: Brasil, México e os mercados de importação.
“Desde minha chegada à América Latina em fevereiro de 2022, tenho certeza de que estamos em uma das regiões mais promissoras para o BMW Group no mundo, e agora com os resultados anuais de vendas eu confirmo. A equipe do BMW Group na região está empenhada em satisfazer as necessidades dos clientes com os mais elevados padrões de serviço. O resultado total de vendas das nossas marcas BMW, MINI e BMW Motorrad confirma que somos a marca premium favorita na região. Durante 2022, fornecemos uma grande variedade de carros e motos para satisfazer as diferentes necessidades dos nossos consumidores. Vamos manter o nosso objetivo de trazer as últimas inovações do BMW Group para a região, com o propósito de permear o futuro elétrico, circular e digital da empresa para a América Latina”, disse Reiner Braun, Presidente e CEO da BMW Group América Latina.
O posicionamento contundente de vendas do BMW Group na América Latina foi complementado pela estratégia do BMW Group Serviços Financeiros (FS), que tem presença nos maiores mercados da região: México, Brasil, Colômbia, Chile e Peru; oferecendo opções de financiamento para concessionários, importadores e clientes. No México o FS financiou 4 em cada 10 carros e motos vendidos pela BMW, MINI e BMW Motorrad em 2022 na região, alcançando uma carteira de aproximadamente 30.000 unidades financiadas até ao final do ano. No caso da marca MINI, 1 em cada 2 versões elétricas vendidas em 2022 foram financiadas pela FS. As ferramentas digitais implementadas geraram oportunidades de vendas: o sistema de cotação online da FS consolidou as vendas até 3 vezes mais eficazes do que outros canais digitais durante 2022. É importante notar que no final de 2022: 90% dos clientes classificaram o processo de vendas como satisfatório e 85% também classificaram o processo de atendimento ao cliente como satisfatório .
O BMW Série 3 e o BMW X1 são novamente os modelos favoritos da marca BMW na América Latina
Mais uma vez, o BMW Série 3 e o BMW X1 permaneceram como os modelos favoritos da marca bávara na região da América Latina, representando 21% e 19% das vendas em 2022, respectivamente. A renovação do BMW Série 3 para incluir o BMW Operating System 8, juntamente com mudanças que reforçam seu dinamismo, tornou o sedã esportivo por excelência ainda mais atraente para os entusiastas. Por sua vez, o BMW X1, como modelo de entrada no segmento dos Sports Activity Vehicles (SAV), lançou a sua terceira geração em 2022, com uma aparência robusta, típica dos modelos BMW X, maiores dimensões e maior digitalização. Em 2023, o BMW iX1, a versão totalmente elétrica deste SAV, chegará à região para dar continuidade à estratégia de eletromobilidade do Grupo.
BMW Group na Argentina: eletrificação e liderança já são uma realidade no Cone Sul
Com mais de duas décadas de presença ininterrupta, a Argentina é um dos mercados mais importantes para o BMW Group. 2022 foi um marco na história automotiva do país, graças à introdução da eletromobilidade do Grupo, com o início das vendas do BMW X3 xDrive30e.
No final de 2022, a Argentina comunicou um total de 815 unidades registradas para a marca BMW, a marca premium número um do país, 101 unidades registradas para a marca MINI e 653 unidades para a BMW Motorrad .
BMW Group Brasil
Pelo quarto ano consecutivo, a marca BMW é a líder de mercado no segmento premium no Brasil. No total foram vendidas 13.761 unidades, representando 44,1% do mercado premium do país. Este número é também uma das maiores participações da BMW no mercado premium a nível mundial. Os modelos Série 3 e X1, produzidos em Araquari (SC), mantiveram a sua liderança no segmento premium total. Os modelos 100% elétricos também se destacaram, com 539 unidades vendidas em 2022, um crescimento de mais de 300% em relação a 2021, com grande relevância para lançamentos elétricos como o BMW iX, o BMW iX3 e o BMW i4 no Brasil.
Com 50% do portfólio de produtos já eletrificado, a MINI vendeu 1.200 unidades em 2022 e continua com um ritmo acelerado para atingir o objetivo da marca de ser 100% elétrica até 2030. O ponto alto das vendas foi o totalmente elétrico MINI Cooper S E.
A marca BMW Motorrad celebrou um recorde histórico de vendas em 2022 no Brasil. Foram vendidas 13.051 unidades, mais 1.901 do que em 2021 (11.150), um aumento de 17%. A BMW R 1250 GS, produzida em Manaus (AM), está no topo do ranking, com 5.334 unidades vendidas, entre as versões convencional e Adventure.
BMW Group nos mercados importadores da América Latina: uma região cada vez mais eletrificada, digital e circular
No final do ano de 2022, os mercados de importação relataram 10.866 unidades da marca BMW vendidas na região. O segmento premium registou um ano recorde ao entregar 348 unidades aos clientes, representando um aumento de 91% em relação ao ano anterior, fazendo do BMW Série 7, BMW Série 8 e BMW X7 os modelos preferidos para os entusiastas da região. Este ano também marcou um novo recorde histórico para a MINI em termos de vendas, com 1.581 unidades vendidas em 12 mercados. Além disso, no ano passado, 30,5% dos modelos MINI vendidos nesses mercados foram eletrificados, um dos maiores da marca no mundo. Da mesma forma, a submarca John Cooper Works atingiu o maior recorde de vendas de todos os tempos com 2.023 unidades entregues. A BMW Motorrad gerou um aumento de 32% com 5.140 unidades vendidas.
Até 2023, os serviços BMW ConnectedDrive chegarão a alguns dos mercados importadores da América Latina: começando no terceiro trimestre com Chile, Colômbia e Peru. Posteriormente, no último trimestre estarão disponíveis na Costa Rica, Jamaica, Panamá, Guatemala, Paraguai e República Dominicana.
BMW Group México: número um em vendas de veículos eletrificados no segmento premium e continua a investir em infraestrutura
Durante 2022, o BMW Group México vendeu 12.284 unidades da marca BMW e 3.855 da MINI, atingindo uma participação de mercado de 27,9% e de 8,8%, respectivamente. A BMW Motorrad vendeu um total de 6.636 unidades, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Isto significou que o BMW Group no México superou qualquer um dos seus concorrentes no segmento premium. Entre os lançamentos do BMW Group no México que se destacaram durante 2022 estão: da marca BMW, o BMW X1 e o BMW Série 7; da marca MINI, as edições especiais Resolute Untold, Untamed e Pat Moss, assim como a Multitone; e da BMW Motorrad, a renovação da gama K 1600.
O BMW Group no México foi a primeira empresa premium a introduzir veículos eletrificados no país desde 2013. Em 2022, provou ser o número um nas vendas de veículos eletrificados no segmento premium ao colocar 3.557 unidades eletrificadas no mercado, representando cerca de 30% das vendas. Os veículos eletrificados do BMW Group que se destacaram no México em 2022 foram: o BMW i4, o renovado BMW iX3 e o MINI Cooper S E, bem como o lançamento da scooter elétrica da BMW Motorrad, a BMW CE 04.
Além disso, o investimento em infraestrutura de estações de carregamento continuou em 2022, com mais de 900 estações de carregamento já em funcionamento no México. E em 2023, as alianças estratégicas serão reforçadas para oferecer serviços inovadores aos clientes BMW, MINI e BMW Motorrad.
Finalmente, cabe destacar que, na região, foram entregues mais de 40 mil carregadores pessoais ou corporativos: 20 mil no México, 10 mil no Brasil e 10 mil nos Mercados Importadores.
As cifras reportadas neste press release são provisórias e podem mudar até a publicação do Informe de Resultados 2022 do BMW Group.